Na era onde a voz do consumidor se tornou fundamental nas estratégias das empresa, tanto na pesquisa e desenvolvimento como na comunicação, não é de espantar que o conceito de experiência do usuário tenha assumido tamanha importância.
Isso reflete-se, por exemplo, nas transformações que foram sendo gradualmente operadas nos websites, de modo a tornar a experiência do internauta cada vez mais agradável, simples, intuitiva – e integrada numa extensa rede de experiências e percepções que o usuário tem da empresa.
Ao incorporar o e-mail marketing na sua estratégia digital, você deverá alinhá-lo com a imagem coesa e desejável que pretende que o consumidor tenha da sua marca. Existem vários cuidados a ter ao dar este passo, de forma a melhorar a experiência do usuário. Neste artigo, vamos dar algumas dicas simples para colocar em prática, recorrendo a uma excelente ferramenta de e-mail marketing.
1. Uma ferramenta de e-mail marketing para criar a sua newsletter
Tudo vai começar com a criação da sua newsletter. Quais são as principais preocupações que você deve ter em conta nesta fase?
Tenha certeza de que tem à sua disposição uma vasta galeria de modelos, com um design agradável e layout fluído. Ao utilizar um aplicativo sofisticado como Mailify, poderá contar com mais de 80 templates gratuitos de newsletter para escolher, todos eles personalizáveis.
2. Personalizar o assunto e o conteúdo do seu email
Uma das melhores formas de causar uma boa impressão no seu leitor é escrever um bom assunto. Na verdade, é fundamental ter um assunto incrível para as taxas de abertura de um e-mail.
Não só isso como, consequentemente, influencia os seus resultados de entregabilidade, pois um assunto personalizado gera mais confiança. Embora não haja uma fórmula exata para a composição de um bom assunto, podemos deixar-lhe alguns conselhos: evite o uso de spamwords mais comuns como “grátis” e “clique aqui”, não utilize caracteres especiais nem use exclusivamente letras maiúsculas.
O mesmo se aplica ao conteúdo e aos links. Contribua para uma melhor experiência do usuário ao usar o nome do seu destinatário ao longo do texto do seu e-mail. Você pode também usar seu nome próprio para criar uma atmosfera mais pessoal, para que os seus contatos não fiquem com a impressão que estão lidando com uma empresa gigante e indiferente. Em vez de se apresentar como “Empresa xx”, pode simplesmente escrever no texto introdutório: “João da empresa xx”.
3. Produza um conteúdo visualmente rico
Utilize imagens e vídeos à sua disposição para tornar o seu e-mail mais apelativo.
Sobretudo, procure usar um design apelativo às características do seu público-alvo que você levantou na persona. Por exemplo, a utilização de GIFs pode ser mais conveniente quando se pretende enviar um e-mail a um grupo mais jovem. As imagens e vídeos que incluir devem trazer um extra ao seu e-mail, ao invés de servirem simplesmente para encher espaço vazio.
4. Segmentação e envio preditivo
Uma boa ferramenta de e-mail marketing vem com a funcionalidade de segmentação da base de dados incluída. Isso significa que com base nas informações que você levantou na persona dos seus contatos em formulários de inscrição, landing pages e questionários, e também através da análise dos seus comportamentos (histórico de compras e período de inatividade online, por exemplo), terá a possibilidade de lhes enviar o conteúdo mais relevante. E no momento mais adequado, de acordo com os relatórios estatísticos que avaliam qual o momento ideal para o envio de um e-mail a cada destinatário em particular.
Isso será possível graças à funcionalidade de envio preditivo. Tudo isto contribuirá para uma melhor experiência do usuário, bem como para a otimização das suas taxas de conversão e de reatividade.
Porém, há outros instrumentos que lhe permitem otimizar a UX com uma ferramenta de e-mail marketing como Mailify. O mais recente a ser incorporado no aplicativo é o EyeTracking, uma funcionalidade que lhe permite simular a forma como o seu destinatário lê o e-mail. Ela pode ser uma grande ajuda no processo de tornar o e-mail mais eficiente e esteticamente atrativo, graças a relatórios que atribuem um score sobre a combinação de cores, os espaçamentos ou a opacidade.
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