Hoje o futebol é o centro para diversas marcas, então diversos jogadores estão começando a investir nas suas próprias marcas pessoais que surgem em produtos, campanhas e serviços vinculados às suas imagens.
Acima está a marca do atacante galês Gareth Bale, que está em processo de registro Intellectual Property Office (Departamento de Propriedade Intelectual), pode gerar uma receita cerca de 3 milhões de libras por ano.
Normalmente essas marcas são feitas junto com os fornecedores de uniformes que criam as mesmas para criar ligação entre os fãs do atleta com a marca, como a do inglês David Beckham acima.
Outros atletas que usam dessa artimanha são Messi e Ozil, que além de estamparem suas chuteiras, tem produtos com suas marcas. O argentino inclusive possui uma linha de uniformes toda em seu nome:
Já pelos atletas Nike, Cristiano Ronaldo tem sua marca dentro da coleção anual da empresa, outro craque que tem diversos produtos com seu nome é Ronaldinho Gaúcho, que mesmo não jogando mais em um clube patrocinado pela empresa, assina bolas, caneleiras, chuteiras e outros produtos da Nike com sua logo.
O maior jogador brasileiro da atualidade não estaria fora dessa, Neymar também possui sua própria marca, que com o tempo será sem sombra de dúvidas a maior marca da Nike, já que Cristiano Ronaldo é sete anos mais velho que o jogador do Barcelona.
Felipe
Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e Técnico em Administração de Empresas pela ETEc Lauro Gomes, atua desde 2010 no mercado digital.