Categorias
Blog Digital Social Media

Consumo de mídias esportivas aponta novas tendências

Anualmente é realizado um estudo sobre o consumo de mídia esportiva nos principais mercados do setor ao redor do mundo (para ter acesso ao relatório, você precisa se cadastrar aqui).

O resultado deste ano aponta um tempo médio de 12 horas semanais de consumo neste tipo de mídia aqui no Brasil. O país com o maior número de horas semanais dedicadas às mídias esportivas (surpreendentemente), é a Índia com média de 19 horas semanais.

A TV ainda se mantém forte e é a principal mídia utilizada para este fim, mas aqui no Brasil ela vem perdendo espaço ano a ano, hoje a estimativa é que 55% dos brasileiros que acompanham os esportes o fazem também através de outros dispositivos, como tablets ou smartphones.

O estudo também procurou entender o uso das redes sociais no consumo de informação esportiva, o resultado mostrou que 50% dos fãs de esportes passam em média 2 horas semanais conectados e as redes mais utilizadas são o Facebook e o Youtube.

Só que o legal vem agora! Nos dias de jogos, principalmente jogos de futebol, cerca de 60% dos torcedores usam o celular (SMS) e as redes sociais (aqui o Twitter e Google+ também são fortes) para provocar interagir com os amigos durante as partidas. Cerca de 13% deles acompanham os jogos pela TV ao mesmo tempo em que interagem nas redes usando outros gadgets.

Foi pensando nessa tendência (que não é somente uma tendência brasileira) que surgiu o Vubooo, um aplicativo que promete fazer você aproveitar o jogo como nunca aproveitou antes.

O objetivo é facilitar as interações em tempo real entre os torcedores em uma espécie de estádio virtual.

Ele permite que o usuário aplique cartões aos jogadores desleais e indisciplinados, comente os melhores lances, arrisque um palpite no placar final e muito mais!!

A grande sacada é que o aplicativo será mais uma forma bastante eficaz de se acompanhar os jogos pela internet com atualizações em tempo real.

Segundo seus criadores, o aplicativo é 3x mais engajador que o Twitter (testes foram realizados nas semifinais da UEFA Champions League) e o grande momento do Vubooo será na Copa do Mundo de 2014.

Uma versão beta ainda está disponível para download na Google Play, mas a versão oficial, pelo menos por enquanto está disponível só para o iOS e, pelo menos por enquanto também, é grátis!

Por Guilherme

Publicitário, pós-graduado em marketing, apaixonado por comunicação, fã de cinema, séries, música, livros, esportes e miojo de tomate com maionese!

Comente: