Crowdsourcing interno

Autora do post – Tatiana Nascimento (Poka)

O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias – Significado do termo Crowdsourcing Wikipedia.

O crowdsourcing tem se mostrado como uma alternativa muito interessante para as empresas. O modelo é simples: a empresa lança o briefing na web, vários colaboradores enviam suas propostas e as melhores são selecionadas. Mas essa terceirização não é a única maneira que as empresas têm para aproveitar o crowdsourcing.

Porque não usar esse formato de trabalho dentro da empresa? A realização de determinadas tarefas em grupo pode evidenciar talentos que a empresa não conhecia. E isso não só entre os funcionários, mas também entre parceiros, fornecedores, e até mesmo amigos/seguidores das redes sociais. Segundo Matt H. Evans em seu artigo “O poder do Crowdsourcing” (Power of Crowdsourcing) esse formato “aproveita as ideias do mundo ajudando assim as empresas a trabalhar mediante um processo de projeto rápido”.

As contribuições de muitos indivíduos podem gerar confusão ou excesso de informação, mas canalizando e organizando bem essas participações, o crowdsourcing em suas diferentes manifestações pode resultar em uma prática muito enriquecedora para o resultado final. Assim, se unirmos a riqueza que geram as múltiplas contribuições com o ganho de tempo no projeto pela agilidade da participação de muitos indivíduos, nos encontramos diante de uma excelente técnica para aplicar em nossas empresas, em aspectos como:

  • Gestão da inovação
  • Desenvolvimento de produtos
  • Melhora dos processos
  • Otimização dos fluxos comerciais e de marketing/comunicação
  • Ensaio de estratégias corporativas
  • Gestão de talentos

Definitivamente, o crowldsurcing é uma tendência. Mas será que esse modelo de trabalho mataria as agência de publicidade, internet, etc? Com o mundo cada vez mais conectado, deveríamos celebrar, e não temer, o fato de que ideias estão vindo de todos os lugares. As agências só têm que se adaptar a essa nova realidade, mas isso já é papo para outro post 🙂

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!