Desenhos Animados – Além da nossa infância

Post de Dayse Oliveira

Já faz alguns dias que o Facebook foi tomado por desenhos animados. Tudo começou como uma forma de protestar contra a violência infantil. Muitos aderiram rapidamente à campanha e o mais interessante foi perceber a nostalgia que contagiou a maioria dos usuários. Mas, como tudo na rede, o fato gerou uma grande polêmica. E por falar em polêmica…

Aposto como muitos de vocês já viram, por aí, os desenhos animados que tanto nos divertiram quando éramos criança, digamos, com uma nova cara.

Imagem via @gosteidisso

Sem querer manchar as lembranças da infância de ninguém, mas até desenhos inofensivos se tornam Propagandas Ideológicas. Propagandas que tendem a manipular, a criar a impressão de que atendem aos nossos interesses.

Pesquisando aqui e ali, acabei encontrando um curta-metragem de animação produzido pelos Estúdios Disney em 1942 e protagonizado pelo Pato Donald. É um curta de orientação antinazista e que ganhou o Oscar de melhor curta de animação em 1943.

Agora eu pergunto… Que interesses seriam esses? De um lado está a sangrenta Alemanha de Hitler e de outro está o fanático “Sonho Americano”. Quem são os heróis, quem são os bons, quem matou mais gente, quem causou mais medo? Enfim, a intenção aqui é levantar uma bandeira. A bandeira contra o Preconceito, o Exagero, o Fanatismo e a Transgressão. Sejam eles de que tipo for.

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!