Categorias
Blog Publicidade

Desenhos Animados – Além da nossa infância

Post de Dayse Oliveira

Já faz alguns dias que o Facebook foi tomado por desenhos animados. Tudo começou como uma forma de protestar contra a violência infantil. Muitos aderiram rapidamente à campanha e o mais interessante foi perceber a nostalgia que contagiou a maioria dos usuários. Mas, como tudo na rede, o fato gerou uma grande polêmica. E por falar em polêmica…

Aposto como muitos de vocês já viram, por aí, os desenhos animados que tanto nos divertiram quando éramos criança, digamos, com uma nova cara.

Imagem via @gosteidisso

Sem querer manchar as lembranças da infância de ninguém, mas até desenhos inofensivos se tornam Propagandas Ideológicas. Propagandas que tendem a manipular, a criar a impressão de que atendem aos nossos interesses.

Pesquisando aqui e ali, acabei encontrando um curta-metragem de animação produzido pelos Estúdios Disney em 1942 e protagonizado pelo Pato Donald. É um curta de orientação antinazista e que ganhou o Oscar de melhor curta de animação em 1943.

Agora eu pergunto… Que interesses seriam esses? De um lado está a sangrenta Alemanha de Hitler e de outro está o fanático “Sonho Americano”. Quem são os heróis, quem são os bons, quem matou mais gente, quem causou mais medo? Enfim, a intenção aqui é levantar uma bandeira. A bandeira contra o Preconceito, o Exagero, o Fanatismo e a Transgressão. Sejam eles de que tipo for.

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!

Comente: