Elas apavoram os criativos mais do que a contabilidade.
São ignoradas e maltratadas como vilãs. Arte não tem nada haver com números, né? A criatividade precisa ser livre.
Mas nos negócios, é diferente. E se você quer viver bem como criativo empreendedor, precisa de retorno financeiro.
Não é raro um detalhe fazer toda a diferença. E quando você tem muita criatividade e pouca análise do “micro”, dar atenção onde falta pode levar seu negócio para o próximo nível.
Se criar não é preciso (ou exato), medir é. Chegou a hora usar na prática as métricas que vão ajudar a sua marca ou agência a entender o que deve melhorar.
Você que acompanha o Vitamina sabe que vemos a criatividade e a coragem como bases para empreender. Mas os benefícios de analisar as principais métricas e indicadores de vez em quando já são incríveis.
Por isso, em parceria com a Rock Content, iClips e Reportei, o Vitamina Publicitária criou o eBook Métricas e Indicadores para Agência Digitais. Nele você vai aprender:
- quais são as principais métricas do Marketing Digital
- os KPIs da publicidade
- ferramentas simples e fáceis de usar
- os indicadores-chave para o funcionamento da sua agência
- e muito mais
O Flavio Augusto do Geração de Valor comentou nesse vídeo no Youtube que qualquer negócio que se preze faz o balanço anual. E enquanto seus clientes podem cuidar da contabilidade direitinho, se você está começando às vezes é demais pra cabeça só entender os termos básicos dos grandes negócios.
Mesmo assim, é sempre bom se espelhar nos empreendedores referências, e todos lembram que analisar suas métricas é indispensável para as empresas que atingem o sucesso.
Trinta e seis por cento das empresas com uma estratégia de conteúdo documentada indicam que seu marketing de conteúdo é “muito eficaz” ou “extremamente eficaz”. – Content Marketing Institute
Apenas documentar uma estratégia de marketing de conteúdo já transforma os resultados. Estamos aprendendo mais a cada dia, e pra chegar na maestria na vida e dos negócios, o próximo passo pra você, criativo, pode ser documentar e analisar.
Não olhe pra trás até seus 30 anos. – Gary V
Se você é como eu e já passou dos 30, chegou a hora de profissionalizar o seu negócio, nem que seja com o mínimo das métricas. Eu garanto que vai ficar bem mais fácil entender o que está faltando, e o que fazer pra resolver.
E você vai ver que vale a pena analisar, porque uma transformação com os resultados em mente é necessária até para os negócios mais criativos. Vamos lá?
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.
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4 Comments
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Cara, coloca data no seu blog. Odeio quando não há data. Como posso saber se é um site que está atualizado ou não?
Oi John, obrigado pelo comentário, vamos considerar sua sugestão.
Adorei o artigo e belo blog viu, continue assim.
Obrigado Roberta!