Categorias
Blog Digital

Como iniciar uma empresa na internet?

Esta página apresenta algumas informações importantes para você iniciar o seu negócio:

Gerencie as suas tarefas

Utilize softwares como o Wunderlist. Este é um dos sistemas mais legais que você vai encontrar atualmente e pode ajudar você em praticamente tudo. Enquanto outros softwares são mais complicados, ele preza pela simplicidade e realmente consegue tornar a sua vida mais simples. Quer outras alternativas? Se você utiliza o Mac, o próprio Lembretes é excelente e integrado com o seu iPhone e iPad. Tente também o Rememberthemilk ou ose já quer ir para um sistema profissional voltado a negócios, utilize o CRM Highrise.

Gerencie os seus Projetos

Nada melhor do que estar bem organizado. Enquanto as suas tarefas são mais abrangentes, uma empresa normalmente precisa de projetos. Eles podem ser projetos desde “Iniciar a minha empresa”, que contenha as tarefas como “Registrar nome da empresa no INPI”, “Contratar colaboradores”, “Registrar domínio do site”, “Criar identidade visual” e “Definir modelo de negócios” até um projeto como o desenvolvimento de um website.

O sistema de gestão de projetos mais reconhecido entre os profissionais de internet é o Basecamp. Segundo o site, na semana passada, 5.896 empresas se inscreveram para gerenciar seus projetos com o Basecamp. Entenda porque hoje pode ser a sua vez. Se você busca uma alternativa grátis, o ClockingIT é muito bacana. Não gostou? Tem um site novo que pode te ajudar. Outras alternativas que recomendo são o OrganizeCRM e o Apollo.

Utilize “a nuvem”

Google Docs é uma evolução impressionante na informática. Se você me perguntar hoje se deve utilizar o Word ou o Pages, eu com certeza vou recomendar o Google Docs. O sistema é on-line, de graça, e permite a colaboração de uma forma nunca vista antes. A qualidade do software é a mesma que os outros sistemas? Não. A escolha está entre trabalhar melhor sozinho ou contar com as outras pessoas para ajudarem você a trabalhar.

Google Drive permite que você tenha todos os seus arquivos na nuvem. Isso significa que você não precisa se preocupar com backup e acessa todos os seus arquivos do computador, celular, tablet ou tv.

Defina um Modelo de Negócios

Business Model Generation é uma forma de você criar um modelo de negócios que sustente a sua empresa. A partir de uma folha chamada de canvas do modelo de negócio, você consegue ter a visão geral do seu modelo de negócios. O Blog do Nei é um excelente blog para você conhecer mais sobre o BMG e outras formas de metodologias de negócios como o Lean Startup.

Crie uma identidade

São tantas empresas que se você não se destacar, fica difícil. Uma das primeiras impressões que o seu cliente vai ter é o nome da sua empresa. Saiba mais sobre o processo de naming neste slides.

Você pode utilizar bases já prontas para ajudar a criar uma identidade visual. O GraphicRiver.net faz parte da Envato e disponibiliza uma quantidade impressionante de bases para logos, e muitas outras artes excelentes. A WedoLogos já entregou mais de 1 milhão de identidades visuais e por menos de R$300,00 você recebe até 100 propostas diferentes criadas por designers para o seu projeto. Adquira uma base próxima ao que você deseja no GraphicRiver, solicite as alterações que para os designers da WedoLogos e tenha uma identidade visual de alta qualidade.

Controle Financeiro

É uma das partes chatas para quem não gosta de administração e tem o sonho de ter o seu próprio negócio, mas a gestão financeira é essencial. Não vou entrar em detalhes como contabilidade, bancos e afins, porém um simples controle financeiro pode ser realizar como o Granatum.

Tenha um site

Mais de 25% de todos os sites da internet do mundo inteiro utilizam o WordPress. Estamos falando de empresas como o The New York Times, CNN, Forbes, Sony, UPS e muitas outras. A forma mais simples de ter um site de alta qualidade é com o WordPress.com, e se você já tem já quer ir para um nível mais avançado, o WordPress.org. Para isto, ou você manja, ou contrata uma empresa especializada. Uma dica essencial é utilizar um bom modelo de site, os famosos templates. O ThemeForest (www.themeforest.net) é uma das referências e na minha opinião um dos melhores clubes de tecnologia do mundo.  Linkei acima o endereço diretamente para os templates de WordPress. Outra dica bacana é utilizar a busca. Por exemplo, se você quer fazer um site voltado a música, busque por “music “. Se você deseja criar uma rede social para profissionais de música, uma boa alternativa seria pesquisar por “social music”. Fiz a busca e obtive este resultado, com alguns templates excelentes como o JSNNeon e o Live!.  Outra dica é conferir a página de descrição do template que apresenta se o tema é otimizado para mecanismos de busca, responsivo e já apresenta uma série de visualizações e imagens pra que você possa avançar os seus estudos. Esta é uma bem completa.

Conteúdo é rei

Os seus clientes precisam de informação. E você precisa fornecer informação para os seus clientes. É uma das formas mais simples de agregar valor ao seu serviço ou produto. Mostre que você conhece o que está vendendo, o mercado, os concorrentes e tudo que está em volta do que você comercializa. Conteúdo é rei é uma das máximas da internet que ainda reina, mas que tem uma complementaridade que é…

Pessoas são reis

A ascensão das redes sociais fez com que a voz das pessoas influenciassem totalmente a compra dos clientes em potencial. Vale muito mais a crítica, positiva ou negativa de alguém que já utilizou o produto ou serviço que você está prestes a comprar do que a descrição comercial do mesmo. Desta forma é importante ter depoimentos de clientes satisfeitos, ficar atento com sites como o ReclameAqui e responder caso você seja apontado como um prestador de serviços que deixou a desejar e o mais importante de tudo, deixar o seu cliente satisfeito. Torne o seu cliente fiel. É raro ver alguém que gritava “Vai Corinthians” torcendo “Pooorco”.

Relacionamento

É a regra de ouro dos vendedores. Mantenha os seus clientes através de um bom relacionamento. Entrar em contato em datas especiais como aniversário do cliente, do filho e enviar um cartão postal no natal é coisa do século passado mas ainda funciona. Nada substitui uma ligação ou um cartão, porque dá trabalho fazer isto, e o seu cliente sabe que dá trabalho. E-Mail ainda é a maior causa de acesso à internet, então e-mail marketing, quando bem feito, pode trazer muitos resultados. São imprescindíveis ações de Feliz Ano Novo, datas comemorativas e assuntos que estejam ligados ao seu mercado. Apresenta que você não apenas está dentro do mundo, do mercado, mas que pode e tem tempo, verba e condições de fazer marketing. E a propaganda ainda pode ser a alma do seu negócio. Existem centenas de plataforma de e-mail marketing na atualidade. O MailChimp disponibiliza o disparo de até 12.000 e-mails por mês para até 2.000 contatos de graças, modelos de e-mail marketing otimizados para celular, uma interface amigável e muito mais.

Atendimento On-Line é uma funcionalidade que pode auxiliar muito o seu cliente. O SnapEngage é um software excelente e o Olark é o padrão da indústria. Responda em menos de 30 segundos qualquer solicitação, não deixe o seu cliente/usuário esperando, utilize caixas de som para auxiliar os seus atendentes a ouvir as mensagens que chegam através do chat, inicie todas as frases com letra maiúscula e finalize com ponto final. NUNCA ESCREVA ASSIM, caso não queira deixar uma impressão rude com o seu cliente, e treine, treine e treine ainda mais quem vai atender. Estes softwares disponibilizam até atalhos para que você possa encaminhar o seu cliente para uma página como em um passe de mágica. É realmente uma experiência inovadora para o seu cliente “ser navegado” e ter um suporte on-line desta forma.

Contactually é a próxima geração de CRM. Ele te lembra a entrar em contato com as pessoas que você deve fazer follow-ups, disponibiliza templates de mensagens que facilitam a sua vida de uma forma fenomenal e a app para iPhone foi lançada na semana passada. Você não vai acreditar que não tinha pensado nisso antes.

Redes sociais

Para gerenciar as suas redes sociais, utilize o SproutSocial. É a referência, funciona muito bem e vai facilitar muito a sua vida se você tem uma presença significativa nas redes sociais.

Utilize bancos de Imagens

DepositPhotos tem o melhor custo x benefício em minha humilde opinião, enquanto ninguém chega a qualidade do IstockPhotos e o SXC.hu é grátis e vale a pena conferir antes de comprar alguma imagem mais simples.

Ouça o seu cliente

ZenDesk é um software excelente para você disponibilizar a criação de tickets de suporte, realizar consultoria on-line e muito mais. Outras alternativas como o UserVoice também são muito boas.

Peça ajuda

Se você não sabe fazer, conte com freelancers ao redor do mundo inteiro que podem ajudar a sua empresa e o seu projeto. O Freelancer.com e o Freela.com.br são dois pontos de contato com profissionais (e amadores) ao redor do mundo. Avalie os portfólios e só contrate profissionais que você acredite que possam te ajudar de verdade, não os mais baratos (que costumam dar mais dor de cabeça do que tudo).

Outras alternativas pra você que busca contratar o desenvolvimento de software fora do país é a IndiaNIC. Na He:Labs você investe R$12.000 e a sua startup vai para o ar em dois dias. A QW3 conta com profissionais mestrados em engenharia de software pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), uma das melhores do mundo e eu confio plenamente no trabalho deles.

Este é apenas o início desta página. A ideia é que contenha um conjunto de informações para a criação de novas empresas. E você, como orientaria quem quer iniciar um novo negócio?

Por Daniel Zollinger Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.

Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.

Comente: