A internet está nos deixando mais burros?

O debate pode parecer antigo, mas está cada vez mais atual e recorrente.

Todos os dias somos atacados por uma avalanche de informações, mas não nos aprofundamos em nada. E isso não é exclusividade da internet: TV, jornais, anúncios, livros e aquela revista que você assinou e ainda nem tirou do plástico.

Mas a web tornou tudo muito mais rápido. Você lê os sites de notícias, blogs, acompanha as atualizações dos seus amigos no Facebook, a timeline no Twitter voa, sua caixa fica lotada de e-mails… É muita informação!

A angústia por não conseguir acompanhar tudo isso já é até diagnosticada, em alguns casos, como o mal dos nossos tempos: a síndrome do excesso de informação. O fluxo contínuo não permite absorver bem esse conteúdo porque não abre espaço para reflexão. Análise demanda tempo para entender e questionar.

Uma tendência que promete resolver esse problema é a curadoria de conteúdo.  Plataformas como o Storify organizam os conteúdos para você. E já existem até profissionais atuando como curadores de conteúdo para grandes empresas.

O sempre questionador Renê de Paula fez um de seus vídeos sobre o assunto. Recomendo dedicar 10 minutos do seu tempo para assistir, e mais alguns para a reflexão.

Eu acredito que a qualidade da internet depende do uso que você faz dela, então, use com moderação ;D

Autora: Poka Nascimento

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!