Métricas nas Mídias Sociais: O que Medir e o que Fazer

Todos sabemos que em Social Media tudo pode ser medido.

OK, mas então, quais métricas nas mídias sociais devem ser mensuradas?

Definir essas métricas não é tão simples quanto pode parecer para se destacar nas mídias sociais.

As métricas nas mídias sociais podem indicar, por exemplo, quantas pessoas associam sua marca a segmento A ou C, por exemplo.

As aplicações mais comuns de métricas são para mensurar ROI (retorno sobre o investimento) e impacto nas vendas.

Não há como dizer quais são as métricas mais importantes a serem medidas, isso depende sempre do negócio da empresa.

Também é preciso entender o quanto as mídias sociais interferem nele e se são usadas de fato como uma mídia, apenas para relacionamento, ou ainda, como um lugar de insight para os negócios/produtos, onde podem surgir melhorias.

Apesar disso, dispomos de muitos dados de pesquisa que permitem definir as métricas mais usadas pelo mercado.

De moro geral é preciso saber informações sobre seus seguidores e o quanto suas mensagens impactam neles.

O ideal é mesclar essas métricas com os dados de negócios da empresa, como dados de venda, custo etc.

Dessa forma, é possível trabalhar em cima disso para que as métricas ajudem a alcançar o objetivo de negócio da empresa.

Esses dados podem ser divididos em:

  • Dados de audiência: quantas pessoas serão impactadas;
  • Dados de participação: quantas pessoas interagem, dão RT ou curtem;
  • Dados de engajamento: relacionamento de pessoas que sempre interagem com a marca;
  • Dados de comunidade: quantas pessoas estão na página da marca.

Existem inúmeras ferramentas de mensuração.

Acredito que as melhores pagas sejam mesmo o Scup e o Radian6, mas se o seu negócio é pequeno, tente as gratuitas como o HootSuite (tem uma versão paga mais completa) ou mesmo os dados do Google Analytics.

O importante é saber analisar e fazer o melhor uso desses números na sua estratégia de comunicação.

Para fechar, deixo vocês com a palestra do Social Media Week do ano passado sobre o tema:

Mitos & Verdades das Métricas e do ROI em Mídias Sociais.

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!