fbpx

Métricas nas Mídias Sociais: O que Medir e o que Fazer

Todos sabemos que em Social Media tudo pode ser medido.

OK, mas então, quais métricas nas mídias sociais devem ser mensuradas?

Definir essas métricas não é tão simples quanto pode parecer para se destacar nas mídias sociais.

As métricas nas mídias sociais podem indicar, por exemplo, quantas pessoas associam sua marca a segmento A ou C, por exemplo.

As aplicações mais comuns de métricas são para mensurar ROI (retorno sobre o investimento) e impacto nas vendas.

Não há como dizer quais são as métricas mais importantes a serem medidas, isso depende sempre do negócio da empresa.

Também é preciso entender o quanto as mídias sociais interferem nele e se são usadas de fato como uma mídia, apenas para relacionamento, ou ainda, como um lugar de insight para os negócios/produtos, onde podem surgir melhorias.

Apesar disso, dispomos de muitos dados de pesquisa que permitem definir as métricas mais usadas pelo mercado.

De moro geral é preciso saber informações sobre seus seguidores e o quanto suas mensagens impactam neles.

O ideal é mesclar essas métricas com os dados de negócios da empresa, como dados de venda, custo etc.

Dessa forma, é possível trabalhar em cima disso para que as métricas ajudem a alcançar o objetivo de negócio da empresa.

Esses dados podem ser divididos em:

  • Dados de audiência: quantas pessoas serão impactadas;
  • Dados de participação: quantas pessoas interagem, dão RT ou curtem;
  • Dados de engajamento: relacionamento de pessoas que sempre interagem com a marca;
  • Dados de comunidade: quantas pessoas estão na página da marca.

Existem inúmeras ferramentas de mensuração.

Acredito que as melhores pagas sejam mesmo o Scup e o Radian6, mas se o seu negócio é pequeno, tente as gratuitas como o HootSuite (tem uma versão paga mais completa) ou mesmo os dados do Google Analytics.

O importante é saber analisar e fazer o melhor uso desses números na sua estratégia de comunicação.

Para fechar, deixo vocês com a palestra do Social Media Week do ano passado sobre o tema:

Mitos & Verdades das Métricas e do ROI em Mídias Sociais.

Avatar de Poka