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MNM 4: Como Criar a Sua Lista, Produto e Lançamentos na Internet

Nos episódios anteriores você passou por 3 lições fundamentais.

Elas foram a base para você entender que o seu negócio é para a vida inteira.

Você vai publicar conteúdo sobre o que você gosta na internet. Podem ser artigos de blog, vídeos, podcasts, eBooks, relatórios, infográficos, imagens e por aí vai.

Nesta lição de 29 minutos, você vai descobrir:

  • Como usar a internet para construir um negócio na prática.
  • Como construir a sua lista de e-mails.
  • Mais sobre produto mínimo viável.
  • Como fazer um lançamento de sucesso na internet.
  • Como construir uma experiência excepcional.

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Transcrição

E como você realmente gosta e entende do assunto do seu negócio, as suas chances de ser bem sucedido são muito maiores do que negócios que focam apenas no lucro.

Você tem afinidade com a sua audiência e faz parte da comunidade.

Você sabe o que as pessoas que estão no seu mercado gostam. Mesmo que você ainda não saiba o que vender, a base está formada.

Na próxima lição vamos ensinar quais ferramentas você pode usar para construir o seu Website para que você possa adicionar o seu conteúdo.

Agora a gente vai falar sobre a segunda fundação do seu negócio na internet: a sua lista.

Construa a Sua Lista

Construir a sua lista de e-mails é um processo que leva tempo, mas deve ser realizado desde o início do seu negócio, ou o quanto antes.

É uma máxima comum dos profissionais de marketing digital dizerem que o dinheiro está na lista.

Significa que as vendas são realizadas através do e-mail das pessoas, e não de outras formas como as redes sociais, por exemplo.

A maior causa de acesso a internet é o e-mail, e isso não vai mudar tão cedo.

A comunicação por e-mail parte do pressuposto que a pessoa deu permissão para você entrar em contato com ela. Por isso ela é tão íntima, e traz os maiores resultados do marketing on-line.

Não compre mailings. Não faça spam. Não queima a sua lista.

Queimar a sua lista é enviar uma quantidade de e-mails para a sua audiência que não está de acordo com o que eles desejam receber.

O curto prazo não compensa. Se você enviar mais e-mails do que as pessoas esperam ou querem receber de você, elas simplesmente vão sair do seu mailing, inclusive as que poderiam comprar mais para frente.

Ninguém quer ser vendido, mas todo mundo adora comprar. Traga o cliente para mais próximo do seu negócio.

Não aumente a quantidade, aumente a qualidade.

Para construir a sua lista, basta ter um sistema de e-mail marketing. A maioria dos sistemas, como o MailChimp, AWeber e até os nacionais, disponibilizam um código que você pode adicionar ao final dos seus artigos para que as pessoas se inscrevam na sua lista.

Você também pode adicionar um link que leva para a página de inscrição, onde as pessoas podem colocar seu e-mail para começarem a receber as suas próximas comunicações via e-mail, ou disponibilizar o registro no seu website.

Quando as pessoas se registrarem, terão acesso a conteúdos para membros e automaticamente você terá o e-mail desse cliente em potencial.

Agora que a sua lista começou a crescer, é necessário alimentar a sua lista.

Usamos este termo alimentar, com o sentido de construir um relacionamento com as pessoas.

Envie emails com os novos artigos publicados no seu site. Envie dicas.

Faça a curação de conteúdo, ou seja, receba, filtre e distribua informações do seu mercado para as pessoas da sua lista de e-mails.

Esse trabalho de curação de conteúdo funciona muito bem, porque as pessoas não tem tempo de acessar diversos sites por dia ou ler diversos e-mails.

Você pode se tornar a referência na sua área enviando informações que não são de sua autoria, mas agregam valor para a sua audiência.

Construa o Seu Produto ou Serviço

Chegou a hora de criar o seu produto ou serviço de sucesso.

Quando você compreende de verdade as pessoas que quer ajudar, através dos planejamentos das lições anteriores, e publica conteúdo, criar um produto ou serviço sob medida fica muito mais fácil.

Você já sabe o que dizer, como dizer, criou o relacionamento necessário, e as pessoas conhecem, gostam e confiam no seu negócio porque você é uma fonte de informação e conhecimento.

Ao publicar conteúdo na internet, você se torna uma autoridade.

O próximo passo é criar o seu produto mínimo viável.

Produto Mínimo Viável

Depois de ter uma audiência que conhece, gosta e confia em você, crie o seu produto mínimo viável.

Ele é um produto com as funcionalidades mínimas para agradar o seu cliente, criado com o mínimo de esforço, tempo e serve como comprovador de que você está no caminho certo para melhora-lo.

Ele usa do feedback dos seus próprios clientes para adicionar os benefícios e vantagens que eles querem, não que você supõe que são os ideais.

De startups a grandes negócios, essa é a forma mais estratégica para construir um produto de sucesso no século XXI.

Um produto mínimo viável é a versão do seu produto que permite você e o seu time coletem o máximo de aprendizado e informações validadas sobre os seus clientes com o menor esforço.

Ele serve para você validar o seu produto, verificar se as pessoas realmente tem interesse na essência do produto, para melhora-lo depois.

Como um produto mínimo viável deve ser? Provavelmente muito menor do que você imagina.

Na lição anterior falamos sobre entender o que está implícito. Os comentários no seu site, as respostas dos seus e-mails e as redes sociais são excelentes fontes de informações para você compreender melhor a sua audiência e o seu cliente potencial.

Entenda o que eles querem comprar. Entenda quais são os problemas. É melhor ser um produto que acaba com uma dor do que uma vitamina.

Parece contraditório vindo do Vitamina Publicitária, mas o conceito é que as pessoas esquecem de tomar as suas vitaminas, mas se você está com uma dor, você quer acabar com aquela dor o quanto antes.

É melhor que o seu negócio acabe com as dores das pessoas. Entenda essas dores, entenda o que as pessoas desejam e você vai criar um produto ou serviço de sucesso.

A qualidade do seu produto ou serviço é essencial. Não adianta ter o melhor website do mundo, um atendimento excelente e um produto ou serviço de baixa qualidade.

A criação do seu produto ou serviço é peculiar. Vai depender do seu mercado, da sua linha de produto, da sua solução.

Se você está criando um produto físico e quer vender pela internet, o que não falta é material que vai focar em como ter um e-commerce de alta qualidade.

No início da minha vida profissional, trabalhei dois anos em um e-commerce que tinha mais de 1 milhão de produtos.

Organização é essencial. Atendimento, prazo e qualidade final podem ser os diferenciais da sua loja.

Mas se você quer usar o melhor que a internet pode proporcionar para ajudar a sua audiência a vender, use conteúdo.

Eduque o seu cliente em direção aos seus produtos. A Westwing é um exemplo de e-commerce que usa conteúdo para vendas.

Toda semana, a equipe da empresa escolhe peças e coleções exclusivas para vender no site. Eles contam a história de cada peça, e agregam valor com conteúdo.

Se você quer construir um negócio com a internet para vender infoprodutos, como cursos, treinamentos, eBooks, software e afins, você tem uma vantagem significativa.

Sem a necessidade de um espaço físico para estoque, ou até sem a necessidade de um escritório, negócios digitais podem ser criados do conforto da sua casa ou de um espaço de coworking.

Não encare o seu negócio como um esquema para ganhar dinheiro rápido.

Muita gente que começa a trabalhar com blogs e infoprodutos acha que é fácil ganhar dinheiro on-line.

Não existe mais o empreendedor de cueca em casa que faz dinheiro pela internet sem esforço, com tudo no automático.

Mas é sim possível construir grandes negócios com e pela internet.

O segredo está em publicar conteúdo de qualidade, servir a sua audiência, ter um relacionamento verdadeiro com a sua comunidade e fornecedor produtos e serviços de alta qualidade para os seus clientes.

A base essencial que você precisa para construir um produto ou serviço na internet é o seu Website e a sua lista de e-mail marketing. Na próxima lição você vai aprender quais são as ferramentas para ter essas peças no lugar.

Minimum Viable Badass

Badass em inglês significa “fortão”, em um português educado.

Transforme o seu cliente em uma pessoa forte, que resolve o problema dela.

Ajudar o seu cliente a resolver o problema dele é a melhor estratégia de marketing possível, porque está mais próxima ao retorno que o próprio cliente deseja. Agradar o cliente e fazê-lo comprar é a base de uma estratégia de marketing.

Quando você transforma o seu cliente em uma pessoa capaz de resolver o problema dela, o máximo possível, por sí só, você leva ele para um estado de confiança com a sua marca. O seu produto deve ser o próximo passo para que o seu cliente se transforme em uma versão ainda melhor dele mesmo.

E como você já ajudou ele a ser uma pessoa ou um profissional melhor, ninguém melhor do que o seu negócio para ajuda-lo a dar continuidade.

É por isso que um negócio que tem a mídia em primeiro lugar é bem sucedido.

Como Fazer um Lançamento de Sucesso

O lançamento de um produto é uma parte fundamental das estratégias de negócio na internet.

Os lançamentos criam expectativa, e ajudam a construir o caminho para a sua audiência comprar os seus produtos.

Eles foram criados por um guru do marketing digital chamado Jeff Walker.

Os alunos do Jeff já faturaram mais de $400 milhões de dólares com a fórmula dos lançamentos digitais.

Eu tive a oportunidade de fazer o curso original Product Launch Formula com o próprio Jeff, e aprendi como fazer acontecer com a estratégia de lançamentos de produtos na internet.

O conceito básico de um lançamento na internet é muito similar ao lançamento de qualquer produto.

O lançamento cria expectativa, constrói confiança, credibilidade, e pavimenta o caminho para a compra.

Isso é feito através da criação de conteúdos de lançamento como vídeos, áudios ou textos estrategicamente desenvolvidos.

Eu aprendi que não é possível depender apenas dos lançamentos. É necessário fazer todos os passos anteriores: ter um negócio que você gosta e entende, publicar conteúdo, compreender seu cliente, criar um produto sob medida, e depois realizar o lançamento.

Não pule etapas. Não vá direto ao lançamento.

Os lançamentos foram criados porque as páginas de vendas de produtos na internet, também conhecidas como sales pages, não estavam funcionando mais.

Aquelas páginas com longos textos que apresentavam todas as informações de um produto simplesmente não eram mais lidas, e o cliente em potencial ia direto para o rodapé da página a fim de conferir o preço do produto.

Como ele não tinha passado pela experiência completa e entendido o produto e a oferta a fundo, a venda não era realizada.

O Jeff teve a brilhante ideia de transformar uma página de vendas em 3 vídeos distribuídos ao longo do tempo e de uma forma estratégia que constrói afinidade com as pessoas.

Cada vídeo, também conhecido como conteúdo de lançamento, que pode ser também um texto ou áudio, tem a sua tática, que vamos explorar a seguir e que pode ser adaptado de acordo com o seu negócio.

Sequência

O lançamento de um produto usa uma sequência composta por:

* Pré pré-lançamento
* Pré-lançamento
* Lançamento (também conhecido como abertura do carrinho)

O Pré Pré-Lançamento

O pré pré-lançamento inicia o processo de lançamento.

Ele é usado para começar a criar a expectativa do seu produto e usa o poder da co-criação para o desenvolvimento do seu produto.

Desta forma, o cliente se sente parte do processo de construção do produto e está um passo mais perto da compra, além de realmente ajudar no desenvolvimento de um produto feito sob-medida.

Ele também é usado para construir um negócio mesmo que você não tenha lista ou até produto.

Através do relacionamento via e-mail ou redes socais com as pessoas que você já tem na sua audiência, uma simples pergunta pode iniciar um negócio.

Peça a ajuda das pessoas que já conhecem você para construir o seu produto.

O que é que você gostaria de saber? O que você precisa?

Essa simples pergunta pode levar a respostas que vão ajudar a construir o seu produto ou serviço.

O ponto chave é não depender apenas do lançamento do seu produto. É aqui que muitos negócios falham.

Como o próprio nome já diz, esta estratégia serve para o lançamento, e não constrói um negócio completo do zero da melhor forma possível na internet.

Um grande problema que estamos passando no Brasil é uma enxurrada de pessoas que estão criando lançamentos sem construírem primeiro uma audiência e um relacionamento com a sua comunidade.

Dessa forma as pessoas vão muito rápido da atração para a permissão e conversão de venda.

As pessoas precisam de tempo. Ninguém compra uma casa ou um carro do dia para a noite.

Ninguém decida entre uma faculdade ou outra do dia para a noite. Quanto mais caro o seu produto, mais tempo as pessoas necessitam para decidir se a compra vale ou não a pena.

Não é possível, apenas com 3 vídeos e um produto qualquer, criar um negócio de alta qualidade.

O lançamento faz parte do negócio, mas não é a estratégia fundamental.

Você não pode depender apenas de uma pergunta para construir um produto ou serviço. Você precisa de uma audiência e da confiança dessas pessoas, entender o que está implícito, e criar o seu produto mínimo viável.

Pesquisa

Mas a pesquisa pode ajudar significativamente a construção do seu produto.

Por exemplo, para o pré pré-lançamento do Curso Segredo das Mídias, pedimos a ajuda da nossa audiência para construir o curso conosco:

Enviamos o seguinte mensagem para nosso mailing e redes sociais:

“Caros leitores,

Nós estamos bem perto de lançar o aguardado curso do Vitamina Publicitária.

Temos trabalhado nele nos últimos 4 anos, e chegou a hora do lançamento.

Este curso será focado totalmente em negócios, internet e redes sociais. Ele vai incluir vídeos, ebooks e surpresas especiais. Ele vai cobrir tudo que aprendemos ao longo de mais de 10 anos sobre atrair tráfego, vender e encantar clientes pela internet.

Porém, precisamos da sua ajuda. Antes de finalizar e lançar o curso, precisamos ter certeza que cobrimos tudo.

É aqui que você entra. Por favor, use 1 minuto pra responder essa pergunta:

Quais são as suas duas maiores dúvidas sobre internet e redes sociais que PRECISAMOS ensinar?

————-

Resultado: Tivemos centenas de respostas. Centenas de pessoas ajudaram a construir o produto e o curso cobriu exatamente o que a maioria das pessoas queria saber porque foram elas que ajudaram a construir o curso.

Mas você precisa de uma audiência para perguntar. Se você comprar um mailing para fazer essa pesquisa, você está começando da forma errada.

Além de ser caracterizado como SPAM, e ilegal, nunca se esqueça que as pessoas precisam primeiro conhecer, para depois gostar, e depois confiar em você.

Poucas pessoas vão responder a uma pesquisa se não conhecem você. É o que falamos sobre a técnica AIDA: atenção, interesse, desejo e ação. Da mesma forma, o novo funil, conhecimento, atração, permissão e conversão, deve ser respeitado.

Publique conteúdo, crie a audiência, construa relacionamento, entenda o que as pessoas querem comprar, e aí sim lance o seu produto.

Pré-lançamento

O pré-lançamento é composto pela comunicação do conteúdo para o lançamento de um produto.

Vamos aprender agora a fazer esse planejamento.

Chamamos de conteúdo para lançamento as peças como áudio, vídeo ou texto, que constroem o caminho para a compra.

O seu lançamento precisa contar uma história. É exatamente a história da jornada do cliente que estudamos nas lições anteriores.

Normalmente usamos 3 peças de conteúdo para contar a história em um lançamento.

Sequência de Pré-lançamento

A sequência de conteúdo enviado para o cliente potencial durante o pré-lançamento consiste em educar o cliente em direção aos seus produtos e serviços passo a passo.

Normalmente são 3 peças de conteúdo, cada uma com uma função específica, que ensinam ao cliente porque comprar o seu produto é a melhor solução.

Conteúdo de Lançamento do Produto #1

Todo conteúdo de lançamento deve ter um problema e uma solução.

Dessa forma você agrega valor para o cliente e prova que você entende do assunto.

Ao agregar valor de graça para o cliente, você gera confiança e credibilidade de que o seu produto é de qualidade.

Vamos usar o exemplo do lançamento do curso Segredo das Mídias Sociais, lançado no início de 2015 no Vitamina Publicitária.

* Problema 1: Qual é o problema que este conteúdo vai resolver? No curso, o problema número 1 era “Como atrair, vender e fidelizar com a internet e as redes sociais?”
* Solução 1: Qual é a solução? No nosso curso, a solução apresentada era “Marketing de Conteúdo.”

Todo conteúdo de lançamento deve atiçar a curiosidade para o próximo conteúdo de lançamento.

* Problema 2: Qual é o problema que será resolvido no próximo conteúdo de lançamento? No caso do curso Segredo das Mídias Sociais, o problema número 2 era “Como criar conteúdo?”.

Você deve mencionar o problema número 2 no final do primeiro conteúdo para gerar interesse da pessoa em assistir o seu próximo conteúdo, e mante-la interessada no lançamento.

O primeiro conteúdo do seu lançamento deve mostrar a oportunidade. Conte porque a vida deles vai mudar com o seu produto.

No nosso caso, nós contamos como o Vitamina Publicitária usou marketing de conteúdo para construir negócios.

Não deixe isso apenas com este conteúdo, faça isso no dia-a-dia.

Depois de mostrar a oportunidade, posicione você e o seu negócio. Conte porque eles deveriam te escutar.

No nosso caso, mostramos alguns vídeos com os comentários de nossos seguidores nas redes sociais, que provavam que sabíamos usar as redes para gerar engajamento e construir negócios.

Ensine e entregue valor. Este é o segredo do lançamento dos produtos na internet.

No nosso lançamento, ensinamos as pessoas, através do primeiro vídeo, a criar uma buyer persona e um planejamento de conteúdo para o ciclo de vida do cliente.

Quanto mais valor você agregar, mais pode cobrar pelo seu produto.

Não se preocupe em entregar o ouro. Sempre haverá mais conhecimento que as pessoas irão precisar. Se 5% das pessoas comprarem o seu produto, as contas do seu negócio já devem fechar.

Levante as objeções e as responda ou prometa responder no próximo conteúdo. Conte sobre o segundo conteúdo de lançamento e deixe eles sabendo que o vídeo, áudio ou e-mail #2 está chegando.

Atice o desejo deles saberem mais revelando um pouco do que eles aprenderão no próximo conteúdo. No nosso caso, informarmos que o conteúdo nº 2 ia ensinar a criar conteúdo.

Call to Action: Peça por um comentário no blog ou social media.

Conteúdo de Lançamento do Produto #2

* Problema 2: Qual é o problema que este conteúdo vai resolver?
* Solução 2: Qual é a solução que este conteúdo provê?
* Problema 3: Qual é o problema que será resolvido no próximo conteúdo de lançamento?

No nosso caso, o problema 2 era “Como criar conteúdo.” A solução foi apresentada ao longo do vídeo, ensinando como usar neuromarketing para construir um texto de alta qualidade.

Comece o segundo conteúdo agradecendo às pessoas pelos comentários no primeiro conteúdo de lançamento e recapitule o que foi abordado ate o momento.

Recapitule a oportunidade. Nunca assuma que as pessoas assistiram, prestaram atenção ou se recordam do seu primeiro conteúdo.

Recapitule o posicionamento. Eles realmente precisam conhecer e confiar em você, e saber porque eles tem que te ouvir. Por isto que não é inteligente deixar todos esse trabalho para o lançamento.

Faça isso no dia-a-dia, ao longo do tempo, e as pessoas já saberão quem você é e porque devem gostar e confiar em você.

Apresente um estudo de caso ou ensine mais. Você precisa entregar um valor real para as pessoas. Ensine uma ou mais coisas que elas pode colocar em prática instantaneamente.

Acabe com as objeções. Fale sobre as duas ou três principais objeções e acabe com elas.

Conte sobre o conteúdo de lançamento 3. Você precisa explicar que tem outro texto, áudio ou vídeo chegando em breve. Crie uma antecipação e atice o desejo deles revelando um pouco do que eles aprenderão no próximo conteúdo de lançamento.

Call to Action: Peça por um comentário no blog ou social media.

Conteúdo de Lançamento do Produto #3

* Problema 3: Qual é o problema que este conteúdo vai resolver?
* Solução 3: Qual é a solução que este conteúdo provê?
* Problema 4: Qual é o problema que será resolvido no próximo conteúdo de lançamento?

No nosso lançamento, o problema 3 era “Como usar as redes sociais para promover o seu conteúdo?”
A solução apresentada foi a técnica PAS, acrônimo para problem, agitate and solution, que eu vou explicar também ainda neste treinamento.
O problema 4 era como ir além, que seria respondido no próximo vídeo com a venda do curso.

Agradeça às pessoas pelos comentários e perguntas no conteúdo de lançamento anterior e diga o quanto animado você e a sua audiência estão.

Recapitule a oportunidade. Nunca assuma que as pessoas assistiram, prestaram atenção ou se recordam dos conteúdos anteriores.

Descreva novamente a oportunidade, rapidamente quem você é e porque eles devem te ouvir.

Apresente um estudo de caso ou ensine mais. Você precisa entregar um valor real para as pessoas. Ensine uma ou mais coisas que elas pode colocar em prática instantaneamente.

Acabe com as objeções. Responda às principais objeções e acabe com elas, mesmo que sejam as mesmas perguntas feitas de formas diferentes. Peça para as pessoas comentarem com mais perguntas.

Explique a visão-geral e como fazer o que você está prometendo acontecer.

Dê um passo para trás de mostre o que é realmente possível. Qual é a última transformação que os seus clientes terão ao comprar o seu produto? Olhe de todos os ângulos e projete isso no futuro deles.

Articule a sua oferta.

Neste ponto os clientes já confiam mais em você por tudo que você ensinou. Agora é a hora pra você iniciar a preparação para a oferta.

Não force a venda. Diga que no próximo vídeo você terá uma oferta para eles, e eles precisam assistir se eles estão prontos para levar a transformação para o próximo nível.

Semeie a escasez do lançamento da sua oferta: Você tem que informar que há algum tipo de escassez no lançamento da sua oferta e no final do conteúdo de lançamento #3 é o momento para informar essa escassez.

Diga para eles prestarem atenção no seu próximo e-mail porque vai ser uma oferta limitada.

Call to Action: Peça por um comentário no blog ou social media.

Vídeo de Venda: A Transformação

* Qual é o principal problema que será resolvido depois que o cliente comprar o seu produto?
* Qual é a transformação final que o seu cliente terá ao comprar o seu produto ou serviço?

Mostre a oportunidade e crie autoridade apresentando resultados, visualizações e os comentários das pessoas durante o seu lançamento.

Prove como for possível que o seu produto é bom. Os depoimentos são importantes.

Mostre urgência e escassez (por exemplo, vamos começar as aulas jajá). Crie a sua oferta.

Fale sobre os detalhes e benefícios (qual é a transformação?).

Bônus podem ajudar. Quais são os bônus, brindes e adicionais que o seu cliente ganha junto com o seu produto?

Revele o preço e justifique porque seu produto custa quanto custa.

Informe que não há risco para o cliente e apresente a sua garantia.

O próximo passo: Explique para seu cliente o que fazer agora. Por exemplo, clique no botão abaixo, coloque seus detalhes, você vai receber um e-mail com mais informações.

Crie urgência e explique porque a pessoa tem que agir agora. Por exemplo, informe que as vendas ficarão disponíveis por x dias, que há um limite.

Não crie falsa escassez. Não há porque limitar os downloads de um eBook por exemplo, mas há porque limitar as vagas de uma consultoria.

Crie um bônus surpresa e finalize lembrando da escassez e urgência.

Cuidado com escassez e urgência.

Eu tenho aprendido na minha experiência que quanto menos um produto fala sobre escassez e urgência, melhor ele é. Lembre-se disso.

Te vejo do outro lado.

Lançamento

O lançamento, também conhecido como abertura do carrinho, é quando o produto está disponível para venda.

A diferença entre deixar um produto sempre disponível para venda e fazer um lançamento com data para início e término das vendas é a escassez.

A economia já usa os benefícios da escassez com bens escassos desde os primórdios da humanidade. Quanto menos de algo, mais valioso é. Como o ouro é escasso, vale mais. Quanto menos petróleo no mundo, mais caro ele fica.

Se as pessoas querem o seu produto e existe motivo para ele ser escasso, uma estratégia é ter um período de tempo em que o seu produto é vendido.

Chamamos isso de abertura e fechamento do carrinho. Normalmente este período leva de 7 a 10 dias. A maioria das vendas ocorrem na abertura do carrinho, o primeiro dia das vendas, e no fechamento, o último dia.

Envie e-mails para avisar os seus clientes de que o seu produto está disponível para compra. Informe também que a compra só pode ser realizada naquele período, e que há vagas limitadas ou qualquer que seja a escassez.

Lembre-se: não crie escassez injustificada. Não faz sentido, as pessoas não são bobas e você só vai queimar a sua marca.

E feche o carrinho, ou seja, interrompa a possibilidade de compra depois de 7 ou 10 dias por exemplo.

Essa é a estratégia básica de um lançamento pela internet.

Dicas para Lançamentos

Crie antecipação: O quanto antes você começar a falar sobre o seu produto, melhor.

Você tem a opção de construir conteúdo, investir seu tempo e esforços em construir uma comunidade e ter um resultado bom ou investir grandes valores em anúncios. A escolha é sua.

Faça ofertas casadas: Upsell, downsell, área de membros, acompanhamento individualizado, coaching individual.

Use Webinares. Você pode disponibilizar bônus apenas para quem comprar após o Webinar.

Contratar profissionais para otimizar seus conteúdos como textos, áudios e vídeos é uma boa alternativa. A qualidade é importante, mas o mais importante é lançar e testar. Não se prenda aos detalhes, lance.

Utilize depoimentos e prova social, ou seja, mostre que as pessoas gostam do seu conteúdo nas redes sociais.

Use parceiros para compartilhar seus conteúdos e o lançamento do seu produto. Motive seus parceiros e comissione pelas vendas.

Use todos os ativos que você puder para criar o seu negócio.

Construa uma Experiência Excepcional

No final das contas, o que as pessoas querem é ser bem tratadas e atendidas, comprar um produto de qualidade que resolva um problema de acordo com o prometido.

Pense na experiência do seu cliente. Veja de fora para dentro.

Você compraria o seu produto? Por que? Como é possível melhorar a experiência do cliente?

Onde o seu cliente pode ter dificuldades?

Pense na experiência como um todo, de uma forma holística, que os resultados virão.

Um bom exemplo de lançamento é o filme Minions. Desde um ano antes do lançamento, os produtores lançaram vídeos que atiçaram a curiosidade e criaram uma comunidade e legião de fãs em torno do filme.

Cada lançamento tem a sua particularidade. Um filme é bem diferente de um produto digital, mas os conceitos são similares.

E é bom lembrar que prometer menos e entregar mais, é sempre uma excelente estratégia.

Vejo você na próxima lição, onde vamos aprender quais são as novas ferramentas dos empreendedores.

Músicas Remember In RioCool Alley JazzDramatic Cinematic Piano SoloHeartbeat TensionCinematic 09 e Suspense / Tension Buildup via Pond5.

Por Daniel Zollinger Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.

Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.

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