Categorias
Blog

MNM 5: As Novas Ferramentas do Empreendedor

A tecnologia está a nosso favor.

Nunca foi tão fácil se comunicar e vender como atualmente.

Nesta lição de 13 minutos, você vai aprender:

  • Como começar um negócio na internet.
  • As melhores ferramentas para empreendedores.
  • Porque o WordPress é essencial na criação de Websites.
  • Como o canva.com pode levar sua empresa a outro nível.
  • Quais são as melhores ferramentas de e-mail marketing.
  • Porque o Salesforce.com é o CRM.

[player]

Transcrição

A tecnologia está a nosso favor.

Nunca foi tão fácil se comunicar e vender como atualmente.

Começar um negócio na internet está a poucos cliques de qualquer um. É possível iniciar de graça, e crescer aos poucos, de acordo com a necessidade.

Eu tive um diferencial para entrar de cabeça no universo da tecnologia, da internet e das redes sociais.

Eu comecei em em casa.

Meu pai é engenheiro mas trabalhava com sistemas, e o meu irmão é um gênio da computação e faz jogos e sistemas para celulares e tablets.

Só que totalmente ao contrário deles, eu não sou um programador. Pelo contrário, eu sou um profissional de marketing e comunicação.

Então quando eu comecei a minha empresa de webdesign porque eu gostava muito de vender e internet, eu precisava de bons programadores.

Eu não podia investir muito porque era o começo da empresa, mas não foi difícil de achar.

Como o meu irmão estudava ciência da computação na Universidade Federal de São Carlos, a UFSCAR, eu tinha a disposição os amigos e colegas da classe dele que queriam trabalhar e eu podia pagar um salário dentro do meu orçamento.

Os nossos clientes tinham as melhores tecnologias disponíveis, a gente teve a uma equipe considerável, escritório em São Paulo e projetos de altos valores para agência pequena.

Depois do Vitamina Publicitária, eu entendi que o segredo não estava na tecnologia.

A tecnologia é uma ferramenta para facilitar os objetivos do seu negócios, ou seja, atrair, vender e fidelizar.

E quem diria, a 100 anos atrás, que uma máquina de vendas e comunicação, capaz de interconectar todas as pessoas do mundo em tempo real, estaria disponível para todos os negócios?

A maioria das comunicações tradicionais de mídia, como telefone, música, cinema e televisão estão sendo remodeladas ou redefinidas pela internet.

Desde os jornais tradicionais aos livros e outras publicações impressas estão se adaptando a internet.

Aceleramos a criação de novas formas de interações humanas através de mensagens instantâneas como o Whatsup, fóruns de discussão e redes sociais como Facebook e Instagram.

O comércio on-line permite vender para qualquer um. Um infoproduto, ou produto digital, como um eBook, curso, acesso a site de membros ou software, por exemplo, pode ser comercializado a nível mundial.

A internet mudou e está transformando praticamente todas as indústrias. Ficar de fora não é uma opção.

“Em poucos anos vão existir dois tipos de negócios. As que fazem negócios pela a internet e as que estão fora dos negócios.” – Bill Gates

Vamos começar a falar sobre as ferramentas e fornecedores que indicamos. Antes de começar a usar algum, analise as opções. Não comece a usar algum serviço, mesmo de graça, antes de verificar se outra solução pode ser mais adequada.

Os dois principais focos para qualquer negócio iniciar na internet devem ser o e-mail e website.

A maior causa de acesso a internet é o e-mail. Por isso ter um e-mail profissional, que use o seu domínio @minhaempresa.com.br, por exemplo, deve ser prioridade.

Para ter um e-mail profissional, é possível usar alguns serviços. Os principais que recomendamos são:

Google Apps (Google Suite for Work)

O Google Apps disponibiliza o melhor e-mail profissional que você pode ter atualmente.

É o serviço do Gmail corporativo, e funciona no estado da arte.

Com o Google Apps, além, de e-mail, você recebe no pacote uma série de serviços em conjunto como armazenamento on-line, agendas compartilhadas, reuniões por vídeo e muito mais. Criado para empresas, projetado para equipes, tem suporte 24 horas por dia, sete dias semana, pelo Google.

Basta acessar Google.com/apps e iniciar a partir de $5/mês.

Você também pode contar com dezenas de fornecedores que fornecem suporte para criar o seu e-mail, normalmente a partir de R$10/mês. Basta buscar e-mail profissional no Google e escolher a melhor opção para o seu negócio.

Depois de um e-mail profissional, o próximo passo é o seu website. Este é o principal ponto desta lição, e a minha experiência pode economizar anos e milhares de reais do seu negócio.

O seu negócio vai precisar de estratégia e tecnologia. Se você precisar escolher um dos dois, prefira a estratégia.

Muitos negócios focam na tecnologia porque a estratégia é a parte mais difícil. A tecnologia encanta.

Se você fizer a lição de casa deste treinamento, vai ficar muito mais claro o que colocar no seu website.

É preciso compreender o seu cliente e criar o conteúdo, produtos e serviços que ele deseja.

Com o conteúdo certo, a tecnologia é a roupa que vai vestir o seu negócio. Ela está mais para uma armadura do Homem de Ferro, mas eu acredito que você entendeu o conceito.

A maioria dos negócios foca no design do seu website. Design é igual a conteúdo mais forma. É necessário primeiro o conteúdo para poder dar forma a ele, caso contrário, é apenas arte.

Depois de saber qual é o conteúdo inicial que você vai adicionar ao seu website, chegou a hora de colocar o seu negócio on-line.

Websites

Mesmo não sendo um programador, eu estudo as tecnologias essenciais para o desenvolvimento de websites.

Depois de quebrar a cabeça por anos e entender que a programação realmente não é para mim, fui descobrindo tecnologias que me ajudaram a fornecer soluções com mais tecnologia porém que demandavam menos conhecimento técnico, e traziam mais resultados.

Cada vez mais a parte técnica foi saindo da minha vida e a estratégia tomou lugar.

Para resumir, a melhor solução que você pode usar para criar o seu Website de alta qualidade é o WordPress.

De sites como o Vitamina Publicitária a CNN, 23% da internet usa o WordPress.

É a forma gratuita mais simples, robusta e poderosa de ter o seu website atualmente.

Basta acessar www.wordpress.com e criar o seu. É possível ter o seu domínio .com a partir de $13/ano, o que também fornece até 5 emails @seudomínio.com sem configurações adicionais.

É a forma mais simples, fácil e barata de começar profissionalmente.

A grande vantagem é que você não precisa se preocupar com a tecnologia, e pode focar em construir o seu negócio on-line. Eu tenho certeza que você prefere focar em atrair, vender e fidelizar clientes do que servidores e outros detalhes técnicos.

Na próxima aula eu vou apresentar um dos segredos do Vitamina Publicitária para termos um dos melhores Websites disponíveis atualmente.

Eu vou contar a história por trás e porque você pode usar uma plataforma que pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Por enquanto, o fundamento essencial dessa aula é saber que o WordPress é a melhor tecnologia disponível para ajudar a atrair, vender e fidelizar clientes.

Mas lembre-se, ele sem estratégia, não é nada.

Não vai adiantar você ter o melhor Website do mundo se ele não estiver repleto de conteúdo de alta qualidade, que responder às necessidades e desejos da sua audiência e constrói o relacionamento necessário para você vender.

Lembre-se que queremos construir uma plataforma de ensino e aprendizagem, não um catálogo ou folheto virtual.

E-Commerce

Se o seu negócio trabalha com produtos físicos e você precisa de um e-commerce, a solução que eu indico atualmente é o Shopify, a LikeStore ou outras soluções que fornecem o e-commerce integrado ao seu website.

O ponto principal é que você não deve querer encostar na parte d e tecnologia por trás de um e-commerce. De servidores robustos para aguentar a Black Friday a integrações com os meios de pagamento e correios, vale a pena investir em uma plataforma que toma conta de toda a parte de tecnologia.

Estude quais são as melhores opções para você e lembre-se que o barato pode sair caro. Não adianta ter um e-commerce bonito que não suporta os acessos e cai bem na hora que a sua loja poderia fazer as vendas do ano.

Design

Você pode criar artes incríveis com um Website chamado Canva.com.

O Canva foi criado exatamente para pessoas que não são designers criarem coisas fantásticas.

Designers profissionais usam o Canva em conjunto com aplicações como Photoshop para agilizar o trabalho.

Em conjunto com bancos de imagens, você vai criar as imagens perfeitas para redes sociais, posts de blogs, infográficos, impressos e muito mais.

E-Mail Marketing

Como você já aprendeu, e-mail vai ser fundamental nas suas ações na internet.

As duas plataformas principais de e-mail marketing da atualidade são o Mailchimp e o AWeber.

As duas são excelentes, e cada uma tem alguns detalhes que podem fazer você optar por uma ou outra.

Os preços são bem similares, e atualmente usamos o Mailchimp e o AWeber tanto para o Vitamina Publicitária como para alguns clientes.

A plataforma que eu vou apresentar para você na próxima aula está desenvolvendo uma solução de e-mail marketing integrada. Isso significa que você pode ter, na mesma solução, o seu website completo e o seu sistema de e-mail marketing em um só lugar, que funciona no estado da arte.

Documentos

Documentos são um ponto importante.

Cada negócio tem uma forma de organização, assim como cada pessoa.

Uma das grandes vantagens da internet atualmente é a computação em nuvem. Entre diversas vantagens, significa que você pode acessar os seus arquivos em qualquer dispositivo, seja celular, tablet ou computador, em qualquer lugar.

Agora você pode ter os seus arquivos em qualquer lugar do mundo, não apenas no escritório.

Além do acesso mundial, a segurança fica com as maiores empresas de tecnologia do mundo, e não com você.

É muito mais fácil hackear o seu negócio do que essas soluções de armazenamento e compartilhamento a seguir:

  • iCloud Drive é a solução da Apple para guardar os seus documentos e arquivos.
  • Google Drive é a solução do Google.
  • Microsoft Drive é a solução da Microsoft.
  • Dropbox é uma outra solução de renome no mercado.

CRM

A gestão do relacionamento com seus clientes é fundamental.

Existem diversas soluções de CRM robustas atualmente. Eu indico a Salesforce, a empresa eleita pela Forbes como a mais inovadora do mundo nos últimos 4 anos consecutivamente. Quer mais?

Além da gestão de relacionamento com clientes, o SalesForce tem de sistema de e-mail marketing a aplicativo para iWatch.

Eu tive o prazer de participar do Dreamforce em 2014, a conferência anual da Salesforce em São Francisco que apresenta todas as novidades.

A cidade para. É incrível. A quantidade e a qualidade de parceiros da solução é impressionante.

Vale a pena acessar www.salesforce.com e conferir se é a solução para você.

Pagamentos

O Paypal é a mais confiável solução para pagamentos on-line.

Basta criar a sua conta e começar a vender. Outras soluções nacionais estão disponíveis, e se você precisa enviar boletos, por exemplo, basta buscar no Google por solução para pagamento on-line e escolher a melhor opção para o seu negócio.

Gestão de Projetos

A comunicação com a sua equipe é essencial. O Basecamp é a ferramenta de gestão de projetos mais popular no mundo inteiro e está em 321 das 500 maiores empresas do mundo. Vale a pena conferir www.basecamp.com

Essas são algumas das ferramentas que eu indico. Use a internet para buscar as ferramentas que você precisa para o seu negócio.

O Google é uma das melhores novas ferramentas do empreendedor.

Os negócios que sabem como, e mais importante, usam o Google a seu favor, tem sérias vantagens competitivas.

Além de atrair cliente, o Google é uma ferramenta de aprendizado. Use sem moderação.

Na próxima lição, vamos conhecer a melhor ferramenta para construir o seu negócio com a internet.

“A tecnologia move o mundo” – Steve Jobs

Músicas Remember In RioCool Alley JazzDramatic Cinematic Piano SoloHeartbeat TensionCinematic 09 e Suspense / Tension Buildup via Pond5.

Por Daniel Zollinger Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.

Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.

Uma resposta em “MNM 5: As Novas Ferramentas do Empreendedor”

Sou publicitário, atuo em minha própria agência- pequena- faço criação de roteiros para outras agências.

Comente: