Vamos recapitular o que aprendemos até agora.
As duas respostas essenciais que vão fazer a diferença no seu negócio são:
“O que os seus clientes precisam saber primeiro para fazer negócio com você?”
E “Como eles precisam experienciar isso?”
Eduque o cliente em direção a seus produtos. Para fazer isso, primeiro entendermos quem é a sua audiência, ou seja, o seu público, e o que ele quer comprar.
Nesta lição de 12 minutos, você vai descobrir:
- Como dizer o que seu cliente deseja
- Como começar a construir a sua audiência
- Entenda o que está implícito
- Como conhecer a fundo a sua audiência
- Porque testar é fundamental
- Criação de conteúdo
- Tráfego
- Possua a sua plataforma, não alugue
- A experiência do usuário logado
- O próximo passo: Conteúdo adaptativo
- Produto mínimo viável
- Círculos de confiança
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Transcrição
Audiência
Essa estratégia funciona desde a construção de um negócio do zero até para a otimização de performance de um negócio que já está a pleno vapor.
O primeiro passo é entender o seu cliente. Ao saber o que ele deseja, pensa, sente, faz, ouve, vê, quais são seus problemas e objetivos você pode ajudar o seu cliente a atingir as suas metas e ao mesmo tempo adicionar o seu produto e serviço na vida dele.
Você pode fazer isso sozinho ou com a sua equipe.
O que está implícito
Entenda o que está implícito.
Não é trabalho dos clientes saberem o que eles precisam. Esse é o seu trabalho.
Por isso abra a cabeça para entender o que ele não diz, mas está implícito.
Pesquise
As redes sociais são mais do que formas de se expressar: são formas de ouvir.
Com elas é possível entender o que seus clientes, a sua audiência, diz, fala, comenta, escreve, como se comunica e o que gostam de ouvir.
Na aula 2 falamos sobre o Google Adwords: Keywork Planner, uma ferramenta grátis do Google para anunciantes do Google entenderem quais palavras anunciar no Google. Mas além de ajudar os anunciantes a investirem mais, essa ferramenta pode ajudar você a entender quais palavras os seus clientes também buscam e assim ajudam você a estar disponível quando pesquisarem.
Existem diversas outras ferramentas que podem ajudar neste processo. Nenhuma é tão boa quanto perguntar. Basta perguntar, que as pessoas respondem. As pessoas adoram responder a perguntas, ajudar a melhorar produtos e serviços e dar opiniões.
Ferramentas como as planilhas do Google Docs podem ajudar a fazer uma pesquisa detalhada de graça. De qualquer forma, você não está buscando quantidade, mas sim qualidade nas respostas, insights e a entender o que está implícito.
Teste
Teste. Estamos em uma época onde testar é barato.
Na verdade, testar é a melhor forma de entender se o seu produto ou serviço está de acordo com o que a sua audiência quer.
Você só vai saber se testar. Teste.
Crie o Conteúdo
Série de eBooks ou Cursos.
Construa um centro de treinamento na forma de uma propriedade de mídia.
Menos conteúdo, mais formatos, mais significado (impacto).
Crie o seu conteúdo, o seu produto, coloque ele no mundo e teste.
Não espere até tudo estar perfeito. Tenha uma qualidade mínima viável e coloque eles no mundo para testar.
Só assim você saberá se está na direção correta. Aí sim melhore e dê continuidade ao processo.
Não perca tempo. Teste.
Tráfego
O ponto principal deste treinamento é entender que ao invés de fazer marketing e melhorar os conceitos básicos desde o planejamento da pesquisa de mercado, produto, preço, praça, promoção, distribuição, e todos os seus processos e análises, a melhor forma de construir um negócio atualmente é com mídia.
Isso significa compartilhar conteúdo sobre o que você entende, entender o que as pessoas que você pode ajudar querem comprar, e desenvolver um produto feito sob medida para elas.
A diferença principal aqui, no final das contas, é que você vai ter a sua proporia audiência.
Mais do que uma carteira de clientes, você vai ter pessoas que gostam e confiam no que você fala, não apenas no que você vende.
Isso significa que é muito mais fácil vender mais para elas, já que elas sabem que você não está apenas vendendo, mas sim melhorando a vida delas sem cobrar em um primeiro momento.
E ao invés de interromper as pessoas para vender, você agrega valor com mídia, não marketing.
Não anuncie para outras audiências, conquiste a sua própria audiência.
Essa é a diferença entre mídia própria e mídia paga.
Mídia merecida. Mereça poder vender para a sua audiência. Tudo fica mais fácil a partir do momento que você tem permissão das pessoas para poder vender.
Seth Godin ensina porque marketing de permissão é mais inteligente do que marketing de interrupção em sua obra Permission Marketing. Leia.
Possua a Sua Plataforma, Não Alugue
Você deve conhecer alguém que passou por esta situação.
Um restaurante que está indo bem, comida boa e uma clientela fiel.
Tudo para crescer e se tornar um dos melhores do bairro. Mas um belo dia, o aluguel aumenta.
As contas não fecham, o estabelecimento tem que se mudar e fecha as suas portas.
Agora em outro bairro, com um aluguel igual ao anterior, tem que construir toda a confiança e uma nova carteira de clientes na nova área comercial.
Da mesma forma que construir uma clientela em um imóvel alugado é arriscado, criar uma audiência no Facebook também.
Qualquer lugar que você não tenha controle sobre as regras, é arriscado.
Milhões de negócios levaram anos para desenvolver a sua audiência no Facebook. Investiram tempo e dinheiro para conseguir seguidores nas redes sociais porque atingiam essas pessoas com suas publicações.
Com as constantes mudanças do algoritmo do Facebook, o alcance dos posts, que chegavam a 50%, agora não atingem 1%.
Excelente para Mark Zuckerberg, péssimo para os negócios que investiram na rede, e agora tem que pagar, da mesma forma como se pagassem para fazer um anúncio na televisão.
Não alugue. Crie a sua audiência no seu website. Conquiste a confiança para conseguir o e-mail das pessoas.
Crie um relacionamento baseado em confiança e em uma troca saudável e sustentável.
A premissa básica do marketing na internet é de que o dinheiro está na lista.
Significa que você deve possuir o maior número de pessoas na sua lista de e-mail marketing.
Com uma grande lista de e-mails, é mais fácil vender para as pessoas. 40 vezes mais fácil, segundo as pesquisas que comparam a eficiência de e-mails versus as redes sociais para vendas.
Mas existe relativamente nova experiência no mundo dos negócios, que traz ainda mais retorno do que o e-mail.
A Experiência do Usuário Logado
O que é o Facebook?
A maioria diria que é uma rede sociais. E quem enxerga desta forma está coberto de razão.
Mas o que é um site de rede social?
Um site de rede social é basicamente um membership site, que traduzido para o português é um site de membros.
Estes membros podem se comunicar, trocar experiências, publicar fotos, textos, vídeos e muito mais/
Mas se você não estiver logado, não tem acesso a praticamente nada. É essencial estar logado para usar o Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat e afins.
O e-mail também é um site de membros. Se você não estiver logado no seu e-mail, é impossível enviar, receber ou gerenciar as mensagens.
Como empreendedor, ter um site de membros é a meca.
Com seus clientes logados:
- Você obrigatoriamente tem o e-mail da pessoa. Sem um bom e-mail, o usuário / cliente não pode confirmar a ativação de sua conta ou resetar a sua senha.
- Você tem a atenção e o interesse da pessoa. Possivelmente até o desejo e pelo menos uma ação já foi tomada, registrar-se no seu site. Levar o cliente em potencial para comprar da sua marca é um passo mais fácil a partir do momento em que ele se registrou em seu ambiente on-line.
- Você pode oferecer funcionalidades / diferenciais / benefícios específicos. Por exemplo, só é possível acessar uma categoria do seu site, como Ebooks, se o usuário estiver logado.
- Você pode personalizar a comunicação. Uma das próximas grandes tendências que tem sido faladas no universo digital é o conteúdo adaptativo, ou adaptive content.
- Conteúdo Adaptativo
Adaptive content é significa substitui o conteúdo estático de uma página do seu site, ou seja, aquele que está sempre igual, por um conteúdo adaptado a cada usuário, ou a um grupo de usuários.
A partir do momento que o usuário está logado, é possível comunicar-se personalizadamente com ele.
Por exemplo, você pode usar o nome da pessoa no início de um artigo. Veja a diferença da empatia e intimidade que apenas usar o nome da pessoa pode fazer a diferença. No artigo “Seja Claro e Objetivo: Seu Público Agradece!” de Michele Garbin, publicitária e editora do Vitamina Publicitária, o assunto do mesmo artigo para um usuário logado que chama Daniel poderia ser: “Daniel, Seja Claro e Objetivo: Seu Público Agradece!”
Se no registro tivéssemos pego o nome da empresa do Daniel também, vamos supor o próprio Vitamina Publicitária, ele poderia ver no título deste mesmo artigo: “Daniel, Seja Claro e Objetivo: O Público do Vitamina Publicitária Agradece!”.
Vamos mais além: Se o Daniel tivesse selecionado que o objetivo principal dele no momento não é vender mais, mas sim melhorar a lembrança de marca da minha empresa, o título deste mesmo artigo poderia ser: “Daniel, Seja Claro, Objetivo e Melhore a Lembrança de Marca do Vitamina Publicitária!”
Imagine até onde você pode ir com esta personalização.
Personalizar a linha do assunto de um e-mail com o nome do destinatário é uma tática comum nas ações de e-mail marketing.
Mesmo sendo comum, não está ultrapassada. Um estudo da AWeber, uma das empresas líderes de e-mail marketing, provou o aumento de 17.36% dos cliques nas campanhas que tiveram o nome das pessoas nos assuntos dos e-mails. Imagine isto em todos os artigos do seu site.
A Smart Sparrow é uma startup australiana destinada aos ensinos médio e superior que permiti que qualquer pessoa crie seu curso interativo e adaptativo. Em parceria com mais seis universidades australianas, a Smart Sparrow desenvolveu o Adaptive Mechanics, comunidade para praticar mecânica, no curso de engenharia, que já produziu uma redução de 31% para 7% no número de alunos reprovados na disciplina.
A Geekie Games é uma plataforma brasileira de ensino adaptativo que oferece o ensino personalizado por meio de games para ajudar estudantes a se prepararem para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os algoritmos identificam as necessidades e dificuldades, a melhor maneira de ensinar o aluno e apresentar essas informações para que o professor também possa adaptar suas aulas. A plataforma já conta com a adesão das secretarias de educação do Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará e Pernambuco.
Estes são apenas alguns dos exemplos do que podemos e poderemos fazer com o usuário logado.
Este não é apenas o futuro. É o presente.
Para analisar se você realmente aprendeu a lição desta aula, a grande pergunta é:
Você construiu um centro de mídia de aprendizado? Ou você jogou conteúdo em folhetos?
Até a próxima lição, onde vamos começar a colocar na prática tudo que aprendemos até agora.
Músicas Remember In Rio, Cool Alley Jazz, Dramatic Cinematic Piano Solo, Heartbeat Tension, Cinematic 09 e Suspense / Tension Buildup via Pond5.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.