Categorias
Blog Variedades

Máscaras Online

Você já deve ter ouvido essa conversa: alguém criticando a forma como as pessoas se portam nas redes socais. Que online todos somos mais amigáveis, engajados, conscientes, críticos, engraçados… Fakes, que não agem dessa forma no mundo offline.

Ora, mas não é assim também em nossas vidas? Todos criamos diferentes personas para cada situação. Você é um no trabalho, outro com a família, outro com os amigos… E isso é absolutamente normal.

A palavra persona, no latim, equivale à máscara, e se refere às máscaras usadas pelos atores no teatro grego clássico para dar significado aos papéis que estavam representando. Talvez por isso essa conotação negativa, como se assumir múltiplas personalidades, em diferentes situações, fosse algo errado.

As redes sociais acabam sendo mais um ambiente social, como sua casa, faculdade ou trabalho. Assim, é mais um lugar para mais uma personalidade. Especificamente, as redes sociais são uma vitrine onde todos querem mostrar o melhor, de forma ainda mais acentuada que nos outros ambientes sociais; e o exagero, ou até certo fingimento, faz parte desse jogo social.

Ao contrário de ser prejudicial, esse exercícios de ser alguém diferente online pode ser uma ponte para, quem sabe, uma mudança positiva na vida real. Se engajar de fato em uma causa, assistir de os filmes que todos criticam, ler os livros que são citados… Ao invés de só fingir que está por dentro dos assuntos.
É bom lembrar que todo o excesso faz mal, viver ao máximo suas personas, sem um referencial, pode fazer você se esquecer de quem realmente é, on ou offline.

Autora: Poka Nascimento ( Tatiana )

Comente: