Música e Motion Design

Motion design é a aplicação dos métodos e ferramentas de design nas mídias que utilizam o movimento como forma de expressão. São eles: o cinema, a tv, o celular, o computador, o tablet, entre outros. Tem como áreas de convergências as técnicas audiovisuais, o design da informação e atualmente o design de interação. Como suportes podem citar: filmes, games, vts, aulas digitais, videoclipes, revistas eletrônicas e muitos outros.

Muitos artistas e produtores musicais utilizam-se do Motion Design para incrementar seus videoclipes, para impressionar o espectador com a mistura da música com os efeitos visuais da animação. Os videoclipes, em alguns casos, são a razão do sucesso de várias bandas iniciantes e há casos em que o artista é a própria animação, que é o caso da banda Gorillaz, banda americana que fez tanto sucesso que até premiações musicais como VMA.


(Clipe: Gorillaz – Clint Eastwood | Este foi o clipe que fez a banda estourar em 2005 )

Representando o Brasil, temos Dogão é um rapper, ele adora andar de moto, leva a vida na boa e respeita a velha escola de rappers nacionais, é fã do D2 e dos Racionais, mas quer conquistar seu espaço no mundo da música com estilo próprio.


(Clipe: Dogão – Dogão é mau)

O fanatismo dos japoneses por tecnologia parece não ter limites. A maior estrela da música pop da ilha do Sol Nascente é a adolescente de 16 anos Hatsune Miku. Detalhe importante: a cantora não existe na vida real, tratando-se de um avatar em 3D projetado através de hologramas. (*Nota do autor: Sim, os japoneses me assustam!)


(Clipe: Hatsune Miku – World is Mine)

E tem aqueles artistas (de carne e osso) que usufruem de animações para clipes como:

Mika – Lolipop (Animação 2D)

Barão Vermelho – Procuro um amor (Animação 3D)

Pitty – Só agora (Stop Motion)

Beatles – Yellow Submarine (Animação 2D com um pouco de Live Action)

Existem diversos clipes com diferentes técnicas como 2D, 3D, Stop Motion, Recorte, Rotoscopia entre outros, basta fuçar na internet.

Autor: Rafael Oliveira
Agradecimentos á professora: Turla Alquete

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!