No primeiro post do ano, fizemos um seleção de peso no mundo publicitário, as campanha sobre futebol. Selecionamos os 10 melhores comerciais de futebol de todos os tempos. A lista Talvez não surpreendentemente é dominada pela Nike (e Wieden + Kennedy), com algumas participações da gigante Adidas. Elegemos campanhas, classificando do 1º ao 10º lugar. Confira!!!!
10º Nike Shox, “Streaker” (Wieden + Kennedy, 2003)
A campanha foi dirigida por Frank Budgen e filmada no fim de 2002, contando com 300 figurantes. Criada pela agência Wieden + Kennedy o filme foi um viral que superou as expectativas da marca Nike.
9º Nike, “Secret Tournament” (Wieden + Kennedy, 2002)
A campanha foi criado para a Copa de 2002, incluindo um filmes de 3 minutos e diversos jogos em 3-D. O filme conta a história de um campeonato secreto em que os times eliminam os adiversários fazendo o primeiro gol. Com 24 dos melhores jogadores do mundo e com um arbitro de pesa, o ex-Manchester United, Eric Cantona, basta apreciar o show de habilidade.
8º Gatorade, “The Road” (Element 79 Partners, 2006)
A campanha é maravilhosa e muito patrióta da Gatorade para o Mundial de 2006 com imagens da gritty, registrando os momentos da viagem da equipe dos EUA até sua chegada ao torneio.
7º Adidas – Messi (Impossible Is Nothing) (180 Amsterdam, 2007)
Uma grande quantidde de atletas estrelou a campanha “Impossible is nothing” da Adidas. E poucos enfrentaram tantos obstáculos físicos para chegar ao sucesso como Lionel Messi. Foi superando suas lutas que o Messi se tornou o melhor jogador do mundo.
6º Nike, “Ronaldinho R10 Crossbar” (Framfab Denmark, 2005)
“Isso é real ou falso?” foi um dos verdadeiramente grandes comerciais virais do nosso tempo, o filme apresentou Ronaldinho acertando o travessão quatro vezes em uma linha de 20 jardas de distância. A estrela brasileira não pode ser assim tão habilidosos e o comercial, que foi ao ar exibido na tv, sites e em diversos blog’s, acabou ganhando um Leão de Ouro em Cyber e um Leão de Prata no Festival de Cannes em 2006.
5º Carlsberg, “Pub Team” (Saatchi & Saatchi, 2006)
A campanha apresenta um time formado por: “Peter Shilton, Des Walker, Bryan Robson, Stuart Pearce, Chris Waddle, Peter Beardsley, Peter Reid, Terry Butcher, Alan Ball, Jack Charlton, Bobby Charlton e Sir Bobby Robson grandes estrelas que marcaram época no futebol ingês, como uma equipe de um pequeno pub.
4º Nike, “Airport” (Wieden + Kennedy, 1998)
A equipe brasileira passa o tempo em um aeroporto por um jogo pickup exultante nesta campanha, dirigida por John Woo para a Copa de 1998. O filme conta com a presença cômica de Eric Cantona (como o passageiro no avião) e um final brilhante, com Ronaldo aquém da glória. Porém o comercial se tornou algo profético, o Brasil perdeu para a França na final daquele ano.
3º Nike, “Good vs. Evil” (Wieden + Kennedy, 1996)
Criado para o torneio Euro 96, o filme que mostra um jogo entre os melhores jogadores das equipes européias da época contra um time de criaturas demoníacas é ótimo, mas recebeu punição em alguns países e chegou a ser banido dos cinemas dinamarquês e criticado por parte da FIFA e do Comitê Olímpico Internacional.
2º Nike, “Take It to the Next Level” (72andSunny, 2008)
Guy Ritchie dirigiu esta obra-prima para o Euro 2008, uma visão vertiginosa em primeira pessoa de um jovem jogador contratado para jogar no clube londrino Arsenal e em seguida, para atuar na equipe nacional holandesa. O filme inclui sangue, vômito, altógrafo nos seios de um fãn, muitas estrelas e alguns ângulos notáveis que captam o ritmo e a fúria de um jogo ao mais alto nível. E, claro, mostrando tudo isso do ponto de vista do espectador, literalmente, que encarna a fantasia de cada jovem na Europa a conquistar o planeta e se tornar um astro do futebol mundial.
1º Nike, “Write the Future” (Wieden + Kennedy, 2010)
Chegamos ao nosso primeiro lugar, um verdadeiro épico que presencionamos nos intervalos dos jogos da Copa do Mundo de 2010. “Write the Future”, foi uma ótima campanha que apresentu os diversos momentos que um jogador de alto nível está sujeito dentro do futebol, onde cada um literalmente escreve o seu próprio futuro. Com criação do argentino Alberto Ponte, e do ex-DM9DDB, o diretor de arte Maurício Mazzariol brasileiríssimo e dupla de criação atualmente na Wieden + Kennedy de Portland. Os filmes veículados também tiveram cenas gravadas até mesmo durante jogos na Vila Belmiro, em Santos, e durante o carnaval em São Paulo.