Na última pesquisa realizada no mês de julho deste ano, pelo Experian Hitwise sobre o consumo das redes sociais no Brasil, o Facebook aparece na preferência de 55% dos brasileiros. No mesmo período de 2011, a rede participava com apenas 18,2% do total, crescendo rapidamente em 12 meses.
Já o Orkut, como já era de se esperar, obteve uma queda drástica no mesmo comparativo, passando de 46% em 2011, para 12,42% este ano. Ou seja, fez o movimento inverso ao Facebook na preferência dos usuários das redes sociais no Brasil.
Outras redes que também foram analisadas na pesquisa: O Youtube em segundo lugar, com 17,9%, Windows Live Home com 2,4%, Twitter com surpreendentes 2,3%, Yahoo Respostas 1,7% e o Google + com 1,17% da preferência dos usuários.
Além da queda do Orkut, a pouca preferência ao Twitter divulgada nesta pesquisa é notória, visto que a rede também se popularizou em grande escala no gosto dos brasileiros.
Para nós estrategistas e marqueteiros da web, analisar estes dados friamente é fundamental para não concentrar todos os esforços e investimentos da comunicação web em uma só plataforma, visto que existem gostos e audiências em todas elas.
Apesar destes resultados satisfatórios, o Facebook já começa a perder o fôlego obtido há meses atrás, pois a orkutização desta rede é inevitável num futuro não tão distante, devido ao aumento da própria publicidade e compartilhamentos exagerados, entre outros aspectos.
Autora: Ana Paula Letino
Meu blog:http://socialmedianowadays.blogspot.com/