Os Reis da Rede

Na web, há pessoas que cumprem naturalmente o papel de divulgadores e formadores de opinião. Mas quem são essas pessoas e o que determina a influência delas?

Nós podemos notar dois perfis: as celebridades que migraram para web e as que nasceram nela. O fato é, eles têm milhares de seguidores no Twitter, amigos no Facebook, e a opinião deles importa para muita gente.

Os artistas, músicos e celebridades de TV são sempre os mais populares na rede, as pessoas querem saber o que eles escrevem, se sentirem mais próximos. Um bom exemplo do poder de um famoso na web é o comediante Rafinha Bastos que foi considerado a pessoa mais influente do Twitter no mundo todo, segundo uma pesquisa do jornal The New York Times. Mas o que isso quer dizer? De que forma um famoso como Rafinha Bastos influência as pessoas?

Essa pesquisa foi feita levando em consideração, além da quantidade de seguidores, o número de vezes em que o perfil é mencionado no serviço de microblog, incluindo retweets. Isso é ser influente? Por outro lado temos as pessoas que se tornaram famosas na internet por produzirem conteúdo interessante (sem entrar no mérito sobre se esse conteúdo é bom ou não). A internet e as redes sociais promoveram uma espécie de varejização da fama, qualquer um pode se tornar uma web celebridade da noite pro dia. E a força é tanta que essas pessoas podem até fazer o caminho contrário, como PC Siqueira, que fez fama na internet e acabou virando VJ da MTV.

A verdade é que as mídias criaram um cenário onde qualquer pessoa pode ser tão popular na web quanto alguém que é famoso nos meios de massa. Mas a questão é que há uma enorme diferença entre ser popular e ser influente. Uma pessoa pode ter poucos seguidores no Twitter mas exercer uma enorme influência sobre eles. A popularidade é passageira, a influência é duradoura 😉

Veja o top 5 do NY Times das pessoas mais influentes do Twitter:
1. Rafinha Bastos – comediante brasileiro (nota 90)
2. Chad Ochocinco – jogador de futebol americano (89)
3. Conan O’Brien – comediante e apresentador americano (88)
4. Stephen Fry – ator e diretor britânico (87)
5. Ryan Seacrest – apresentador americano (86)

Post de Tatiana Nascimento (Poka)

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!