Categorias
Blog Social Media

Os Reis da Rede

Na web, há pessoas que cumprem naturalmente o papel de divulgadores e formadores de opinião. Mas quem são essas pessoas e o que determina a influência delas?

Nós podemos notar dois perfis: as celebridades que migraram para web e as que nasceram nela. O fato é, eles têm milhares de seguidores no Twitter, amigos no Facebook, e a opinião deles importa para muita gente.

Os artistas, músicos e celebridades de TV são sempre os mais populares na rede, as pessoas querem saber o que eles escrevem, se sentirem mais próximos. Um bom exemplo do poder de um famoso na web é o comediante Rafinha Bastos que foi considerado a pessoa mais influente do Twitter no mundo todo, segundo uma pesquisa do jornal The New York Times. Mas o que isso quer dizer? De que forma um famoso como Rafinha Bastos influência as pessoas?

Essa pesquisa foi feita levando em consideração, além da quantidade de seguidores, o número de vezes em que o perfil é mencionado no serviço de microblog, incluindo retweets. Isso é ser influente? Por outro lado temos as pessoas que se tornaram famosas na internet por produzirem conteúdo interessante (sem entrar no mérito sobre se esse conteúdo é bom ou não). A internet e as redes sociais promoveram uma espécie de varejização da fama, qualquer um pode se tornar uma web celebridade da noite pro dia. E a força é tanta que essas pessoas podem até fazer o caminho contrário, como PC Siqueira, que fez fama na internet e acabou virando VJ da MTV.

A verdade é que as mídias criaram um cenário onde qualquer pessoa pode ser tão popular na web quanto alguém que é famoso nos meios de massa. Mas a questão é que há uma enorme diferença entre ser popular e ser influente. Uma pessoa pode ter poucos seguidores no Twitter mas exercer uma enorme influência sobre eles. A popularidade é passageira, a influência é duradoura 😉

Veja o top 5 do NY Times das pessoas mais influentes do Twitter:
1. Rafinha Bastos – comediante brasileiro (nota 90)
2. Chad Ochocinco – jogador de futebol americano (89)
3. Conan O’Brien – comediante e apresentador americano (88)
4. Stephen Fry – ator e diretor britânico (87)
5. Ryan Seacrest – apresentador americano (86)

Post de Tatiana Nascimento (Poka)

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!

Comente: