Sinceramente, Visual Media é um conceito que existe há muito tempo – não vou arriscar quanto tempo. Existe, pelo menos, desde quando inventaram a famosa frase “uma imagem vale mais que mil palavras”. E vale mesmo. E eu poderia argumentar aqui durante umas 60 ou 70 linhas sobre sua funcionalidade, mas, justamente por ela, Visual Media, funcionar mais do que textos, você não leria tudo.

O mundo conduzido pela geração Y é hiperativo e tem pressa. Quem trabalha com escrita, principalmente para blogs, mídias sociais e portais de notícias sabe que não adianta abusar do tamanho do texto, pois corre-se o risco do leitor não chegar ao fim. Quem nunca abriu um link e, antes de começar a ler, rolou a página até o final para analisar o tamanho do texto? Por isso, além de parágrafos curtos, os sites e blogs costumam abusar do uso de imagens e vídeos.

Nas redes sociais a quantidade de imagens e vídeos é ainda maior, inclusive das empresas que redescobriram o conceito do valor imagético e estão fazendo uso constante disso para chamar a atenção, engajar e conseguir mais likes e followers.

O infográfico “Storytelling – One frame at a time” (que não tem muito a ver com storytelling), criado pela agência gringa M Booth, ilustra, com dados da Simply Measured, o quanto o uso de imagens, principalmente para engajamento, está em alta.