Categorias
Blog Variedades

Panetone, a origem!

A Wikipédia em português diz que o nosso famoso e tão gostoso panettone se deva à contração entre o diminutivo da palavra “pão” (do italiano panetto) com o superlativo da mesma palavra (do italiano panone), isto é, panetto + panone = panettone, o que em português se assemelharia ao neologismo “pãozinhozão”. Porém, na Wikipédia em inglês a história é outra.

A Wikipédia em português diz que o nosso famoso e tão gostoso panettone se deva à contração entre o diminutivo da palavra “pão” (do italiano panetto) com o superlativo da mesma palavra (do italiano panone), isto é, panetto + panone = panettone, o que em português se assemelharia ao neologismo “pãozinhozão”. Porém, na Wikipédia em inglês a história é outra.

Existem três possíveis origens, e a mais interessante diz que seria o Pão do Toni. Esta história está circulando hoje nas redes sociais e vale a pena conferir a história em inglês.

Independente da origem, o Vitamina Publicitária deseja um Feliz Natal para todos, e claro, com muito Panetone!

Feliz Natal!

Por Daniel Zollinger Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.

Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.

Comente: