Você já ouviu que “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Será mesmo?
Diferente do texto, uma imagem não consegue demonstrar o antes e o depois, elementos fundamentais para compor o contexto em uma argumentação. Se a intenção é passar uma mensagem realmente clara, ela precisa de um texto.
Em redação publicitária, a relação entre texto e imagem deve ser perfeita. Por isso, a parceria entre o redator e o designer também deve ser. O texto precisa ser a representação textual da imagem.
Na pressa do dia-a-dia, no meio de briefings malfeitos e prazos curtos, o redator acaba não parando para analisar seu texto. E analisar não é sinônimo apenas de revisar. Além de corrigir erros gramaticais e de digitação, o redator deve decompor seu texto para dar sentido a ele, identificando a relação entre as palavras e a imagem.
O texto publicitário pode ser comparado com uma pregação religiosa: ambas são direcionadas para fazer o mundo dos sonhos, buscam convencer. Por isso, um recurso muito utilizado na redação publicitária é o discurso deliberativo, aquele que opera na sintonia do futuro, das promessas.
E para fechar, uma frase memorável de:
“Se você não pode transformar-se no consumidor, você provavelmente não
deveria estar no negócio da publicidade, principalmente como redator”.
Autora: Poka Nascimento