Para Você é Só Mais um Job; Para Seu Cliente, é “O” Job

Não importa se você é freelancer ou trabalha em agência, as datas comemorativas (provavelmente) são um dos grandes terrores da sua vida.

Dia das mães, dos pais, das crianças, do cachorro, do papagaio: não há criatividade que resista a tanta data.

Pesquisa, reúne ideias, cria texto, procura imagem, adapta, mexe aqui e ali e, quando você se dá por conta, lá se vão horas de trabalho.

É, muitas vezes, um trabalho entediante e massivo. Tenho amigos publicitários que não podem nem mais pensar em uma data comemorativa sem que ela venha acompanhada do sentimento de desespero em ter que criar algo relacionado a ela.

Porque, cá entre nós, não é todo cliente (e toda agência) que dispõe de verba boa pra fazer ação e surpreender o cliente do seu cliente. Às vezes, a “ação” não passa de uma peça no facebook, ou um e-mail, ou, ainda, um cartão impresso de última hora. Pra nós, publicitários, torna-se uma atividade automática.

Mas, você já pensou na data comemorativa do ponto de vista do seu cliente? O que cada uma delas significa pro negócio dele? Pra ele, determinada data comemorativa pode ser o ponto alto de divulgação de sua marca.

Ainda pode ser o principal meio de contato com o público dele. Sabe aquele cartão de natal que você não aguentava mais ver na frente e despachou logo?

Pois é, ele pode ter sido a comunicação do ano do seu cliente.

O que quero dizer é que, por mais que estejamos enjoados de criar alguns tipos de peças, para o cliente, elas são únicas e merecem toda a atenção do mundo. Sua agência pode ter 10 clientes e você provavelmente precisará 10 peças/e-mails/cartões de Natal; todavia, para cada cliente, ele será único.

Então, é importante que estejamos dispostos a pesquisar, a pensar, a trocar ideias, a criar. A buscar incessantemente – até mesmo numa peça de Facebook para o Dia das Crianças – a melhor opção. É necessário que igualemos as tarefas, sem discriminá-las por nos parecerem banais. É imprescindível que fiquemos atentos para não cair na mesmice porque, pra você, pode ser só mais um job; pro seu cliente, com certeza, é “o” job!

Foto da mulher grávida via Shutterstock.

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!