Persuasão no mundo 2.0

Persuadir: v.t. Levar a crer ou a aceitar; aconselhar, induzir. v.pr. Convencer-se; decidir-se.

Manipulação? Não, a manipulação tem segundas intenções e a persuasão não. Podemos dizer que a persuasão é um guerra de percepções e não de motivações obscuras.

E a Persuasão 2.0? Que elemento devemos ter em mente para que nossa estratégia online seja suficientemente persuasiva?

  • Canal: A presença física do offline é substituída por um canal determinado no mundo digital, no caso são as redes sociais. A escolha de um canal adequado de comunicação é 90% do êxito da persuasão 2.0.
  • Excelência do produto/marca: A qualidade e a transparência das marcas e produtos são muito importantes no mundo digital.
  • Capacidade de envolver e oferecer atributos/conteúdos de valor: O excesso de informação que ocorre na web nos obriga a dar muito mais valor a cada usuário.
  • Empatia, saber o que procuram e pelo que se interessam nossos usuários: Uma análise cuidadosa para determinar se aquilo que estamos comunicando é interessante ou passa batido.
  • Resposta rápida: O mundo digital é mais rápido e as respostas são esperadas de imediato.
  • Emoção: ser capaz de transmitir sentimento através da comunicação.
  • Lógica e interação: O mundo 2.0 é hiperconectado, devemos ser capazes de entender e trabalhar com essa premissa.
  • Surpreender: oferecer mais do que o esperado ou oferecer de uma maneira diferente, adicionando valor e conteúdo.

Em um ambiente onde as notícias voam, imagine a importância de persuadir ou atrair a atenção do usuário.
A persuasão 2.0 é a melhor e mais eficaz ferramenta para conseguir um propósito comercial ou de marketing, com um bom produto/serviço e uma vez selecionados os canais de comunicação adequados, devemos aprofundar as técnicas de persuasão para atingir nossas metas:

Conduzir
Convencer
Transmitir
Informar
Emocionar

Será que consegui ser persuasiva nesse post?

Tatiana Nascimento (Poka)

Formada em Rádio e TV pela Unesp de Bauru, Tatiana (mais conhecida como Poka) caiu na redação publicitária por acaso, pegou gosto e não saiu mais.  Passou por algumas agências escrevendo para clientes como Brastemp, Deca, Bayer, Cyrela, Visa Vale entre outros. Viciada em Social Media, focou em web e hoje é Analista de Redes Sociais, além de fazer pós-graduação em Mídias Digitais na USP.

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!