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O poder subliminar nas propagandas

A primeira aparição de efeitos subliminares foi em 1956, em Nova Jersey. Foi implantado em um cinema da cidade um projetor com capacidade de transmitir imagens com a velocidade de 1/3000 de segundos, imperceptível para o nosso consciente, mas nosso inconsciente consegue captar informações e sensações que nossa plena consciência não consegue concretizar. Neste cinema foi implantada na tela do filme, a seguinte frase. “Drink Coke”. Comprovou consideravelmente um aumento na venda dessa bebida em 57,7%.

Podemos afirmar que o poder subliminar é usado para transmitir mais informação com menos tempo de exposição. Agências de publicidades usam esses recursos para que o receptor seja totalmente passivo as marcas estimadas pela mídia. Algumas teorias da comunicação comprovam este fato. E podemos ver como algumas marcas já são consideradas o nome do produto, como o exemplo da COCA-COLA, que dificilmente chamamos um refrigerante de cola. Será que o poder subliminar tem alguma coisa a ver? Bom como eu citei a “Drink Coke” foi um sucesso.

Em uma forma de persuadir e quebrar qualquer tipo de barreiras às propagandas subliminares multimídia vem para estimular isso ou aquilo em sua compra. No mundo da propaganda é mágico. Mas cuidado com as sensações que ela pode proporcionar.

As cores podem transmitir sensações subliminares, cada cor passa algum tipo de estimulo. Como o caso de umas das maiores multinacionais do mundo, a Rede Mc Donald’s. Que usa duas cores para estimular os clientes no seu objetivo. A cor amarela passa uma sensação subliminar de fome chamando a atenção dos clientes ao local. Já a cor vermelha tem outro propósito, ela passa uma sensação subliminar de cansaço, uma sensação pesada. Nos fast- food o objetivo é comer e sair para dar lugar a outros clientes, por isso o motivo da cor vermelha, para evitar que o cliente fique muito tempo no mesmo local.

No filme Homem Aranha de uma forma subliminar aparece na cena a palavra “EAT”, traduzindo significa (comer).

Na cena seguinte mostra o logo do Mc Donald.

Merchandising é hoje uma das formas mais usadas para propagar marcas, produtos e serviços e normalmente vemos esse tipo de ação em filmes, novelas entre outros…O uso dessas técnicas juntamente com mensagens subliminares, desde que bem feitas ganham força com os estimulos causados por esses canais.

A palavra chave quando se trata de ações envolvendo essas características é a “contextualização”!

E você, já conseguiu identificar se foi fisgado por alguma dessas mensagens?

Por Daniel Zollinger Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.

Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.

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