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A gente tá cansado de saber que fazer publicidade do “jeito antigo e tradicional” – como diz meu amigo Daniel, aqui do Vitamina – não é mais suficiente.

Não estou, aqui, desprezando o poder o alcance de mídias de massa como a TV e o rádio.

A questão é que o consumidor mudou. E mudou muito.

Hoje, nosso consumidor não é mais passivo, ele está em contato direto com as marcas e, muitas vezes, determina ações e demandas das empresas.

Esse consumidor tem tanta voz ativa que ele tem a capacidade de influenciar diretamente na escolha de outros consumidores, emitindo opiniões positivas e negativas acerca de sua experiência de marca.

Em específico, no Facebook, as fan pages estreitaram esse relacionamento com os consumidores para que a presença de marca atuasse de forma mais consistente.

Nas fan pages, a marca pode ter um termômetro de como seu público está recebendo o que você emite. Mas, de tudo isso, você já sabe.

E, dentre as muitas ferramentas que essa famosa rede social oferece, os grupos no Facebook podem ser valiosos para a sua empresa e a sua marca.

A linearidade no processo de comunicação com o consumidor está estabelecida, já sabemos. Então, se você não pode com eles, junte-se a eles.

Através dos grupos do Facebook, você constrói ainda mais consistência no relacionamento com o seu cliente.

E, nessa empreitada, algumas dicas podem ser úteis:

Agregue Conteúdo, Não Venda

Seu cliente quer comprar, mas não quer que você faça uma venda atrevida.

Você precisa oferecer muito mais do que um produto para ele. O seu conteúdo através de dicas, fóruns, compartilhamento de links, podcastas e imagens – o famoso marketing de conteúdo – é a sua real isca.

É através dele que você ganhará a admiração e a credibilidade do seu cliente (e, nada melhor, do que os grupos para promover isso).

Interaja com Conteúdo de Qualidade

Então: você montou seu grupo no Facebook, as pessoas foram entrando e agora você vai deixar parado? JAMAIS!

O grupo e o interesse são seus, é você quem deve ser o principal motivador dessa equipe. Compartilhe conteúdos, faça perguntas, peça opiniões, responda o que for pedido.

Afinal, seu consumidor só vai lembrar de você se você estiver ao lado dele.

Interações Negativas: E agora?

As reclamações, xingamentos e afins não são exclusividade das fan pages.

Não importa se você está na rede: os consumidores estão falando de você. Pode ser que no grupo que você criou, alguém aproveite a oportunidade para “lavar a roupa suja” e aí, o que você faz?

Não há uma receita pronta pra lidar com a crise. Cada interação é única, no entanto, um conselho é bem importante: não fuja da crise, você precisa gerenciá-la!

De resto, o fluxo de interações dos integrantes é que vai determinar o ritmo do seu trabalho no seu grupo.

Planeje a inserção de conteúdo, escolha, com cuidado, o que será compartilhado com esse grupo, ao mesmo tempo, esteja certo que seu planejamento é flexível para que demandas pontuais sejam inseridas nele.

Use o que o avanço tecnológico oferece, não resista a mudanças e esteja sempre pronto a atualizar seus canais de comunicação.

Seus clientes, com certeza, irão agradecer!

Foto da notificação via Shutterstock & dolphfyn.


Michele

Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.

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