A gente tรก cansado de saber que fazer publicidade do โ€œjeito antigo e tradicionalโ€ โ€“ como diz meu amigo Daniel, aqui do Vitamina โ€“ nรฃo รฉ mais suficiente.

Nรฃo estou, aqui, desprezando o poder o alcance de mรญdias de massa como a TV e o rรกdio.

A questรฃo รฉ que o consumidor mudou. E mudou muito.

Hoje, nosso consumidor nรฃo รฉ mais passivo, ele estรก em contato direto com as marcas e, muitas vezes, determina aรงรตes e demandas das empresas.

Esse consumidor tem tanta voz ativa que ele tem a capacidade de influenciar diretamente na escolha de outros consumidores, emitindo opiniรตes positivas e negativas acerca de sua experiรชncia de marca.

Em especรญfico, no Facebook, as fan pages estreitaram esse relacionamento com os consumidores para que a presenรงa de marca atuasse de forma mais consistente.

Nas fan pages, a marca pode ter um termรดmetro de como seu pรบblico estรก recebendo o que vocรช emite. Mas, de tudo isso, vocรช jรก sabe.

E, dentre as muitas ferramentas que essa famosa rede social oferece, os grupos no Facebook podem ser valiosos para a sua empresa e a sua marca.

A linearidade no processo de comunicaรงรฃo com o consumidor estรก estabelecida, jรก sabemos. Entรฃo, se vocรช nรฃo pode com eles, junte-se a eles.

Atravรฉs dos grupos do Facebook, vocรช constrรณi ainda mais consistรชncia no relacionamento com o seu cliente.

E, nessa empreitada, algumas dicas podem ser รบteis:

Agregue Conteรบdo, Nรฃo Venda

Seu cliente quer comprar, mas nรฃo quer que vocรช faรงa uma venda atrevida.

Vocรช precisa oferecer muito mais do que um produto para ele. O seu conteรบdo atravรฉs de dicas, fรณruns, compartilhamento de links, podcastas e imagens โ€“ o famoso marketing de conteรบdo โ€“ รฉ a sua real isca.

ร‰ atravรฉs dele que vocรช ganharรก a admiraรงรฃo e a credibilidade do seu cliente (e, nada melhor, do que os grupos para promover isso).

Interaja com Conteรบdo de Qualidade

Entรฃo: vocรช montou seu grupo no Facebook, as pessoas foram entrando e agora vocรช vai deixar parado? JAMAIS!

O grupo e o interesse sรฃo seus, รฉ vocรช quem deve ser o principal motivador dessa equipe. Compartilhe conteรบdos, faรงa perguntas, peรงa opiniรตes, responda o que for pedido.

Afinal, seu consumidor sรณ vai lembrar de vocรช se vocรช estiver ao lado dele.

Interaรงรตes Negativas: E agora?

As reclamaรงรตes, xingamentos e afins nรฃo sรฃo exclusividade das fan pages.

Nรฃo importa se vocรช estรก na rede: os consumidores estรฃo falando de vocรช. Pode ser que no grupo que vocรช criou, alguรฉm aproveite a oportunidade para โ€œlavar a roupa sujaโ€ e aรญ, o que vocรช faz?

Nรฃo hรก uma receita pronta pra lidar com a crise. Cada interaรงรฃo รฉ รบnica, no entanto, um conselho รฉ bem importante: nรฃo fuja da crise, vocรช precisa gerenciรก-la!

De resto, o fluxo de interaรงรตes dos integrantes รฉ que vai determinar o ritmo do seu trabalho no seu grupo.

Planeje a inserรงรฃo de conteรบdo, escolha, com cuidado, o que serรก compartilhado com esse grupo, ao mesmo tempo, esteja certo que seu planejamento รฉ flexรญvel para que demandas pontuais sejam inseridas nele.

Use o que o avanรงo tecnolรณgico oferece, nรฃo resista a mudanรงas e esteja sempre pronto a atualizar seus canais de comunicaรงรฃo.

Seus clientes, com certeza, irรฃo agradecer!

Foto da notificaรงรฃo via Shutterstock & dolphfyn.


Michele

Redatora publicitรกria, gerente de pauta e leitora assiduamente assรญdua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteรบdo. Entre em contato no Facebook.

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