Existe um lado bom de não ter dinheiro para iniciar a sua startup?
Começar a sua Startup sem dinheiro é excelente para focar no que realmente importa, ao invés de acumular ativos que atrapalham a inovação do negócio.
Quando falamos em Empreendedorismo de Alto Impacto, grande parte das pessoas em minhas palestras, entrevistas, artigos, e até em suas mentes pensam em qual será a grana necessária para empreender.
Sim, existe mesmo e ele raramente é percebido.
O natural é pensarmos quantas coisas queremos para o negócio, o que adoraríamos contratar e o que faríamos se estivéssemos com a conta cheia de dinheiro.
É fácil pensar o que fazer com muito capital, mas parece horrível pensar em não ter grana.
Antes de ir a fundo, entenda uma diferença importante na hora de pensar fazer algo de alto impacto neste podcast – O Que É De Fato Empreendedorismo E Inovação De Alto Impacto (Startups)?
O lado desconhecido de não ter grana
Bom, deixe-me contar um pouco deste lado para começar a sua Startup.
Por ter sido um cara que sempre teve de começar a maioria das coisas com muito pouco ou quase nada, a criatividade passou a ser uma arma de competitividade.
Uma coisa que tende muito a acontecer com quem não tem grana, mas realmente quer fazer acontecer, é ter de usar a criatividade e criar coisas para poder suprir isso. Resolvi escrever este artigo quando percebi que o Blake, criador da Toms, aquela empresa que quando você compra uma alpargata eles doam outra para uma criança carente, também declarou perceber a mesma situação.
Ele falava que as maiores inovações foram por ele não ter condições e assim a criatividade era necessária. Vários comentários em seu ótimo livro detalham a importância de saber criar coisas sem recursos.
Muitas vezes, seu melhor recurso é a criatividade, e não o dinheiro.”
Lembre que várias Startups começaram em garagens, quase sem grana, e o que elas fizeram precisaram inovar totalmente, desafiar modelos e realmente fazer acontecer. Quanto mais tiveram que enfrentar dificuldades e restrições financeiras, mais criativas foram…
O resultado? Vantagem competitiva.
O que acontece quando não tem grana
Exatamente, quando as empresas têm grana elas tendem a comprar soluções que já estão dando certo e amontoam um monte de coisa na empresa. E isso acaba inibindo a verdadeira inovação. Acaba apenas sendo um combinando de soluções que supostamente funcionam…
Você deve pensar “Ok Bruno, quer dizer agora que devo ser anti dinheiro e largar tudo para poder ser criativo?”
Óbvio que não.
É ótimo poder escolher ser criativo e ter recursos para começar, mas a ideia aqui é mostrar um estimulo, uma parte bacana de não ter grana para iniciar a sua startup. Você precisar ser criativo é uma motivação que só quem não tem o capital, realmente possui…
É o único jeito de fazer. Essa pode ser uma arma se você perceber a motivação disso e quantos usaram essa dificuldade como seu fator impulsionador para desafiar o mercado.
Portanto, lembre-se que essa limitação potencializa a criatividade e a vantagem competitiva… Anime-se e vá adiante.
Limite é o nome dado a combinação da falta de criatividade e ousadia”
Nessa linha de sem dinheiro, o vídeo abaixo pode lhe ajudar um pouco mais na hora de precisar buscar uma pessoa para ajudar a desenvolver o negócio…
[tag_member tag=”interessado_em_empreendedorismo” value=”sim”]
Bruno Perin
Empreendedor, palestrante e escritor. Entre em contato via Linkedin, Slideshare, Youtube ou acesse www.brunoperin.com.