Tenho acompanhado (não talvez como deveria ou gostaria), as notícias sobre o atual panorama político e econômico do nosso país e, desde já, deixo claro que meu objetivo neste texto não é expor minha opinião sobre isso; portanto, segurem suas pedras. Em tempos de uma visível e emergente crise econômica, nós, do mundo publicitário, nos perguntamos: é hora das empresas investirem em publicidade ou de tirar o pé?
A situação não é das mais animadoras, temos que admitir; no entanto, há muitas variáveis a serem consideradas ao analisar o investimento (ou não) em publicidade por parte das empresas. O momento, apesar de difícil, pode se apresentar como uma boa oportunidade de se destacar no mercado. Apresentando diferenciais e sabendo exatamente onde e como investir, a empresa, com a “crise” (e não sem ela), pode se estabelecer diante dos consumidores.
Há diversas mídias que podem ser analisadas e consideradas neste momento. É preciso dosar, de forma cuidadosa, o custo de investimento em cada mídia e o seu possível retorno. Ainda, é válido ressaltar que pode ser, sim, um bom momento para se aplicar em publicidade; no entanto, se faz necessário analisar cada passo a ser dado.
Por outro lado, há quem seja mais cauteloso e prefira se resguardar nesse momento. Quem opta por esse lado, precisa estar ciente de que ao mesmo tempo em que está poupando, está correndo o risco de cair no esquecimento na hora da escolha dos consumidores. Estamos cientes de que, na crise, a publicidade, geralmente, é a primeira verba a ser cortada.
É aí que entra o papel de uma agência de publicidade séria e confiável. É essa agência especializada e preparada que, junto com você, analisará quais são as melhores apostas para investir. É a agência que criará a sua comunicação, transmitindo com clareza e de forma objetiva a sua informação. É a agência que apresentará um plano de mídia com orçamentos de bons fornecedores, garantindo a qualidade da sua comunicação. Resumindo: é a agência que poderá, com maior exatidão e excelência, abrir oportunidades de negócio em tempos de crise.
Com a agência de publicidade, ficará mais fácil para a sua empresa ver uma oportunidade mesmo na adversidade. Agora, está nas suas mãos: você pode passar a crise no escuro ou se tornar a marca lembrada pelo seu consumidor… e aí, o que vai ser?
Foto da porta via Shutterstock.
2 respostas para “A Publicidade em Tempos de Crise Econômica”
Parabéns Michele, pelo seu post e obrigada por compartilhar conosco este artigo tão rico e maravilhoso.
Você expôs em palavras o que eu acredito realmente, porém, me faltavam palavras para descrever. E você o fez, fielmente.
Muito bom!
Gisele, nossa, que honra, muito obrigada! Tenho muito a aprender, mas fico feliz que tenha contribuído com alguém. Abraços!