Categorias
Blog Marketing de Conteúdo

Qual é o Melhor Tipo de Conteúdo para Minha Estratégia?

A gente já sabe que o conteúdo é a essência do Marketing de Conteúdo.

Ele é o responsável por atrair e criar um relacionamento com sua persona de modo a conduzi-la pela jornada de compra.

Depois de entender a sua audiência e conhecer o seu cliente, o próximo passo é produzir conteúdo.

Mas, com os estudos cada vez mais aprofundados sobre a estratégia de marketing, surgem novos conteúdos que vão reinventando a forma de abordagem. E com essa transformação, empresas e publicitários se perguntam: qual o melhor tipo de conteúdo para minha estratégia?

Antes de abordarmos a solução dessa questão, é preciso entender quais os principais formatos de materiais utilizados em uma boa estratégia.

Blog post

A maioria dos trabalhos iniciam exatamente com um blog post. Isso geralmente acontece porque esse é um formato mais fácil de ser produzido e publicado. Além disso, exige menos tempo e é a porta de entrada para a atração de personas.

eBook

Com mais tempo de produção, é eBook é considerado um material rico; ou seja, ele tem a função primordial de converter os usuários atraídos pelo blog posts, por exemplo, em oportunidades de negócio. É importante destacar que o eBook é mais aprofundado e demanda mais pesquisa.

Infográfico

Assim como o eBook, o infográfico também pode ser definido como um material rico e com a mesma função: conversão. Dependente de um layout atrativo, o infográfico exige dedicação, tempo e organização de produção.

Dica: use o infogr.am

Vídeos

Apesar de já encontrarmos formatos de vídeos mais “caseiros”, com menos superproduções, os vídeos ainda estão na lista de conteúdos mais “elaborados”. Atualmente, eles vêm ganhando uma grande audiência. Vídeos são bastante flexíveis, podendo trabalhar com a atração e também com a conversão.

O Youtube é o 2ª maior buscador do mundo. Estar bem rankeado nele é tão importante quanto estar bem posicionado no Google.

Áudio

Segundo a Wikipédia:

Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, PPS, etc…) pela Internet, através de um feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um podcast.

A palavra “podcasting” é uma junção de iPod – marca do aparelho de midia digital da Apple Inc. de onde saíram os primeiros scripts de podcasting -, ou a sigla para Personal On Demand (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda), e broadcasting (transmissão de rádio ou televisão). A série de arquivos publicados por podcasting é chamada de podcast. O autor de um podcast é chamado podcaster.

Eles estão em alta e só vão continuar crescendo.

Dica: confira nosso Podcast Mídia, não Marketing.

Webinar

Novamente, segundo a nossa querida Wikipédia:

Webinar é um tipo de webconferência no qual a comunicação é de uma via apenas, ou seja, somente uma pessoa se expressa e as outras assistem. A interação entre os participantes é limitada apenas ao chat, de modo que eles podem conversar entre si ou enviar perguntas ao palestrante. O nome vem de uma abreviação de web-based seminar (em português, seminário baseado em rede).

Slideshare

O Slideshare é um serviço de compartilhamento, troca e acesso de apresentações que pode ajudar o seu negócio a espalhar a sua mensagem.

Ao desvendar um pouco mais sobre os “mistérios” dos conteúdos, fica fácil entender que a resposta para a nossa pergunta inicial é: TODOS. Cada conteúdo tem um formato e uma função que se encaixa perfeitamente em diferentes etapas.

Todo tipo de conteúdo pode ser estudado e otimizado para um determinado objetivo e, além disso, com o estudo da persona, ainda é possível detectar a necessidade da criação de novos formatos para uma estratégia bem-sucedida.

E na sua estratégia, quais materiais você já utiliza? Quais deles dão mais resultado? Ou você ainda está em dúvida sobre qual material utilizar?

Curso Redação Publicitaria com Foco em Produção de Conteúdo

Após 5 meses de planejamento e desenvolvimento, as inscricoes estão abertas para o Curso Redação Publicitaria com Foco em Produção de Conteúdo.

Se você precisa de ajudar para começar a produzir conteúdo ou melhorar seus resultados, conheça um pouco mais sobre o nosso curso Redação Publicitária com foco em Produção de Conteúdo. Além de aprender a criar seu planejamento de produção de conteúdo, você também vai entender mais sobre os diferentes tipos de materiais para sua estratégia para atingir seus objetivos.

Você que é membro da Minha Vitamina pode acessar o Webinar Como Planejar e Produzir Melhores Conteúdos. E se você ainda não é um membro, pode acessar gratuitamente para conhecer melhor o curso antes de inscrever-se.

58 minutos

Webinar Como Planejar e Produzir Melhores Conteúdos

Acessar Webinar

Prêmio via Shutterstock.

Por Michele

Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.

Uma resposta em “Qual é o Melhor Tipo de Conteúdo para Minha Estratégia?”

Boas dicas! Uma ferramenta muito boa que eu recomendo para criar conteúdo visual como infográficos é http://www.genial.ly Se gostam da interatividade e da animação no seu conteúdo visual, eu recomendo que experimentem. É muito fácil de usar e os resultados vão surpreender-vos pela sua qualidade e originalidade.

Comente: