Quem manda na internet?

Você já parou para pensar alguma vez sobre como a internet é controlada? Para onde vão todos os nossos dados, quem gerencia tudo isso? A resposta é ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, órgão mundial responsável por estabelecer regras do uso da Internet.

E quem controla o ICAAN? Os EUA, claro! O ICANN surgiu em 1998 para, entre outras atividades, cuidar da distribuição de números de IPs, identificar protocolos e controlar o sistema de nomes de domínios. Funções essas que antes eram feitas diretamente por um órgão do sistema americano. Apesar disso, o ICAAN ainda é ligado ao Sistema de Comércio Norte Americano.

Há também o Echelon, um sistema de monitoramento de comunicações operado pelos órgãos de inteligência dos EUA, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália. É a polícia da internet que rastreia mensagens que representem ameaças aos interesses desses países à segurança mundial.

Por outro lado, temos o W3C (World Wide Web Consortium), uma organização cuja função é coordenar e promover novos padrões de desenvolvimento e interpretação de conteúdos na web. E adivinha onde fica a sede do W3C? Sim, EUA.

Agora vamos imaginar que numa situação extrema, como uma guerra, por exemplo, os EUA que detém todo esse comando da web simplesmente resolva puxar a tomada? Seria o caos, não seria?

Há quem vá na contramão disso tudo. Na China quem controla de fato a internet é o governo, que tem explicitamente uma ferramenta de censura para controlar o que a população pode o não acessar, o The Great Firewall Of China (em referência a grande muralha). O que é melhor, o controle velado dos EUA ou uma censura explicita do governo?

Se por alguma razão os EUA bloqueassem o acesso do resto do mundo, não seria o fim. A web nos ensina a cada vez mais colaborativos, adaptáveis, e possivelmente novas webs surgiriam, novas formas de se fazer. Ou você acha que tudo isso é teoria da conspiração demais por hoje?

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!