Categorias
Blog Marketing Publicidade

Recomeçar: Como Lidar com Planos que Não Deram Certo

Estive ausente do Vitamina por um período. Eu havia mudado meus planos profissionais porque uma oportunidade, há muito tempo esperada, surgiu. No entanto, as coisas não saíram conforme planejei e cá estou eu novamente. Se você já teve algum plano frustrado e se sentiu (bem) perdido, bem-vindo ao meu mundo!

Lidar com frustrações profissionais não é fácil. E essa tarefa se torna ainda mais complicada porque o ser humano, por sua essência, não sabe lidar com a perda, a tristeza e o desapontamento (entre outros sentimentos ruins).

Mas, conforme você já deve ter presenciado em sua vida (e como eu constantemente vivo na minha), o mundo não para para que possamos viver nossa dor, nos recuperarmos dela e nos colocarmos novamente no mercado.

O mundo (os clientes, o trabalho) sempre quer muito mais de nós.

Planos frustrados e respostas negativas são apenas alguns exemplos do que pode nos fazer desanimar de um propósito. E não estou falando somente daquele emprego que você queria tanto; isso serve também para aquele job que você jurou, de pés juntos, que seria aprovado de primeira (doce ilusão).

Entre os publicitários não há meio termo. Ou é oito. Ou oitenta. Não sabemos ver o lado bom daquela alteração solicitada pelo cliente. Num só pedido – mesmo que ele seja só para aumentar a logo – vemos e sentimos nosso mundo desmoronar.

A verdade é que construímos uma “realidade” que não podemos manter. É preciso lidar com as frustrações (quase que) da mesma maneira que lidamos com os acertos e as conquistas. Precisamos saber crescer com o erro e, acima disso, aceitar e respeitar (sem lacrimejar ou soltar incontáveis palavrões) a opinião alheia.

Entender que o outro tem direito de se expressar – e que essa expressão pode ser contrária ao que você esperava – não é decepção, é maturidade. Admitir que a solução proposta pelo outro é melhor não significa que a sua esteja errada. São pequenas, eu até diria minúsculas, ações que não praticamos.

A lição pra hoje, principalmente pra mim, é que as expectativas dos outros são, única e puramente, dos outros. Temos direito a errar assim como precisamos saber lidar com o erro.

Lembre-se: você não deixa de ser competente por ter errado, mas deixa de ser melhor se não admitir o erro.

Foto do rapaz via Shutterstock.

Por Michele

Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.

3 respostas em “Recomeçar: Como Lidar com Planos que Não Deram Certo”

Que texto incrível Michele, meus parabéns pela obra de arte, fico feliz por ve-lá por aqui novamente e triste por não ter alcançado êxito em seu ultimo projeto. Mas olhe pelo lado bom, você voltou (brincadeiras a parte haha)!

Muitas vezes tento aprender com as coisas que não dão certo, mas confesso, não é nada fácil, pois você se empenha para fazer o seu melhor, investe força e dedicação e não sai como você planejava, realmente é frustante, mas é normal. Como você mencionou, faz parte da natureza humana.

Mas, eu sigo também uma outra linha de que “Deus sabe o que faz e se não era para dar certo, é por que Ele tem um outro propósito para você.”

“Bola pra frente” \o/

Abraços do teu fã número 1# ♥

Valeu, Deivid! A vida é isso mesmo: altos, baixos, alegrias e frustrações. A verdade é que nunca aprenderemos por completo como lidar com isso. Estou feliz por voltar!

Agradeço ao Daniel por deixar essa porta aberta mais uma vez! Abraços!

Comente: