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Reflexão sobre o uso de Social Media para os negócios

Uma matéria divulgada no blog Marketing Digital, indica 5 mentirinhas, que muitas pessoas ainda leigas ou não no assunto acreditam, sobre como utilizar o marketing nas redes sociais, à favor das empresas e marcas.

É obrigatório ter perfil no Facebook e Twitter? Depende do momento, valores e objetivos sociais das empresas, nada adiantar fazer os perfis se não tiver profissionais especializados e competentes para monitorar e alimentar as páginas com frequência e de forma correta.

Estar em social media é gratuito? De forma alguma, porque para realizar um trabalho no mínimo aceitável nas redes, a empresa precisa investir em tempo e dinheiro nos profissionais envolvidos, softwares de monitoramento, além de que para ampliar a presença online das marcas, é necessário, por exemplo, comprar posts patrocinados ou Facebook Ads.

Social Media é apenas para pessoas do Marketing? Já sabemos que todas as áreas da empresa podem se beneficiar do uso das redes, como, por exemplo, o RH no momento do recrutamento de candidatos via Internet.

Todas as organizações devem estar em Social Media? Somente se tiver uma estrutura condizente para atuar de forma assertiva nas redes, a fim de evitar problemas para a imagem da marca.

Os efeitos da Mídia Social são imediatos? O objetivo principal das marcas que desejam ter presença nas redes sociais é estabelecer um bom relacionamento com seus consumidores e seguidores, ganhando a confiança deles, e assim aperfeiçoando as ações de branding. Como consequência, por exemplo, resultados mensuráveis de aumento das vendas ou maior participação e engajamento em promoções, podem ocorrer no médio e longo prazo.

Agora que estas verdades absolutas foram desmistificadas, cabe aos responsáveis pelas decisões estratégicas de marcas e empresas refletirem se estão no caminho correto e seu o uso ou não dos recursos de social media, estão condizentes aos objetivos e estratégias macro da companhia no “mundo real” e também no virtual.

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