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Site Responsivo

O que é um site responsivo?

Devido ao grande número de dispositivos portáteis com acesso à internet (laptops, ultrabooks, netbooks, tablets e smartphones) e a facilidade que se tem em explorar conteúdos digitais por meio destes aparelhos, juntamente com a procura de informação, pesquisa de produtos, entretenimento, notícias e uma infinidade de conteúdo digital, há uma demanda de adequação de visualização para que todo este conteúdo seja exibido corretamente ao ser acessado por algum destes dispositivos.

A primeira vista isto pode não parecer um problema, mas não podemos esquecer que além da variedade de aparelhos também existe um grande número de tamanhos de telas com resoluções, configurações diferentes e softwares de navegação que exigem adequações diferenciadas.

responsivo

Como então resolver essa questão?

Há algum tempo atrás os profissionais responsáveis pela criação web desenvolviam um site para cada resolução diferente, adotando pelo menos uma destas resoluções como padrão mínimo, por exemplo 1024×780, e distribuindo todo o conteúdo de maneira que pudesse ser visto sem que houvesse qualquer tipo de interferência.

Mas o trabalho era inviável, já que se gastava um bom tempo para adequar o mesmo conteúdo para cada resolução ou tamanho de tela que seria exibido, tendo que trabalhar tanto a questão da estrutura, quanto principalmente o tamanho das imagens e a diagramação das informações no layout.

Atualmente, os desenvolvedores passaram a adotar uma maneira diferente para solucionar este problema, chamado design responsivo, que é uma metodologia de construção de HTML e CSS que tem por objetivo fazer com que a disposição de informações do site se comporte de acordo com o tipo de aparelho detectado pelo sistema, utilizando apenas um único site para exibir este conteúdo.

Esse processo não possui um desenvolvimento ágil como muitos podem pensar, pois requer alguns testes durante e após o desenvolvimento para saber se o site está de acordo com o tamanho de tela de cada dispositivo. No entanto, acaba sendo mais prático para os desenvolvedores, pois apesar de ter um maior trabalho inicial por conta dos testes e adaptações, será recompensado na manutenção das páginas no futuro. Será necessário editar apenas um HTML e algumas folhas de estilo ao invés de diversos HTML e imagens de diferentes tamanhos.

Hoje em dia cerca de 69% da navegação é feita através de desktops e notebooks, enquanto 41% acessa a partir de dispositivos móveis, e a perspectiva é de que esse número venha aumentar cada vez mais. Portanto, design responsivo não é apenas um modismo, trata-se do design à favor do conteúdo e do usuário.

Para que o seu site seja responsivo, fale com a Next4.

Por Daniel Zollinger Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.

Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.

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