Vendas por Redes Sociais – O que é F-Commerce, LikeStore e as diferenças do e-Commerce convencional

O Social Commerce como ficou conhecido, chegou para ficar e promete revolucionar a forma de se vender pela internet. O desenvolvimento de lojas virtuais com o serviço LikeStore – primeira plataforma de e-commerce dentro do Facebook-, está acessível a qualquer empreendedor que queira comercializar produtos dentro da rede. O F-Commerce, possibilitará após esse processo inicial a venda de praticamente de tudo, como é feito hoje no e-commerce convencional. Essa nova forma de fazer comércio eletrônico terá uma peculiaridade além de estar integrada com redes socias, é o tal engajamento. Acredita-se que hoje, mais do nunca, vender produtos inseridos em um determinado contexto facilitará a venda.

Serviço LikeStore

A interação com o consumidor será de forma simples e objetiva, ao contrário do e-commerce convencional que necessita de um estrutura tecnológica como integração de sistema logístico e de pagamente, que na LikeStore será feito por duas empresas, a Dextra Soluções e MoIP. Tal solução traz funcionalidades tanto para o vendedor, quanto para o comprador. Para o vendedor, oferece uma criteriosa análise na hora da compra, fazendo a gestão de risco do negócio e verificando de forma eficiente se há alguma fraude, comuns no comércio eletrônico. Para o comprador, a solução ainda dá opção de parcelamento nas principais bandeiras de cartão de crédito (como Visa, MasterCard, American Express, Diners e Hipercard), débito em conta ou ainda pagamento via boleto.

A LikeStore trará algumas mudanças que serão incorporadas aos poucos em Fan Pages e depois aos perfis. O F-Commerce, seguirá a premissa da rede social, de compartilhar o conteúdo de cada loja através dos “Likes ou compras” que o usuário fará dentro do serviço. Neste primeiro momento, fará a compra sem a necessidade de ser transferido para uma página externa a ao serviço e dará aos usuários do Facebook a possibilidade de transformar suas fan pages em vitrine de produtos, incluindo imagens e descrições.

O consumidor ao adquirir um produto através do serviço, terá um link postado automaticamente em ser perfil, para que todos os seus amigos ou não, possam visualizar e assim gerar de forma “espontânea” um buzz através da rede.

Neste cenário de socialização do comércio, a tendência crescente do Social Commerce influenciará em vários aspectos o e-commerce convencional, pois, os usuários dessas redes exigem uma maior contextualização na forma de se ofertar um produto. O serviço de social-Commerce servirá de complemento aos serviços existentes no e-commerce convencional, tornando a cultura de compras online algo mais presente e familiar na vida dos consumidores brasileiros e no mundo em geral.

Inovar e usar a criatividade nas vendas online pode surpreender a vendas no fim do mês!

Compras subterrâneas na Coréia do Sul – E-Commerce inovador

Os primeiros cuidados que uma empresa deve ter ao se inserir na LikeStore, ou em qualquer outro serviço de e-commerce em redes sociais, é de desenvolver uma política de gestão de crise e de qualidade clara e muito bem estruturada. O rigor no cumprimento de prazos de entregas e atendimento, mais do que nunca estarão a prova, pois, o serviço permitirá que recomendações positivas se propaguem de forma rápida e as críticas mais rápido ainda. O desafio será incorporar as ofertas dentro de um ambiente propício ao consumo, e a necessidade de uma boa integração com seu sistema de ERP, para gestão completa de pedidos e clientes.

A empresa deve designar uma equipe dedicada exclusivamente para cuidar desse serviço, caso contrário, entrar na LikeStore poderá não ser uma boa opção.

O brasileiro está acostumado a comprar pela internet? A cultura de compras pela internet está se consolidando aos poucos no país. Pesquisas apontam que 19% dos internautas brasileiros já fizeram compras de produtos e serviços pela internet. Esse porcentual representa 12,97 milhões de pessoas de um universo de 63 milhões de usuários ( fonte: Portal Veja ), número que tende a crescer ainda mais com o lançamento do serviço de social-commerce. Em minha opinião, hoje mais do que nunca o brasileiro está preparado para consumir na internet, e isso ficou claro com a chegada dos sites de compras coletivas e agora com o lançamento do serviço LikeStore por aqui. O grande empecilho das compras online no país é a falta de confiança do consumidor na loja virtual, algo que será amenizado com as funcionalidades do F-Commerce, pois, os produtos serão recomendados por seus próprios amigos.

A forma de consumo será semelhante à existente no mercado, e não trará muitas dificuldades de adaptação, além do fato de o brasileiro ser o povo que mais faz uso de redes sociais no mundo. O social-commerce está se estabelecendo, e no país em que essas redes são tão populares poderemos nos consagrar com um crescimento econômico muito maior do que imagina-se.

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!