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E-mail marketing é a técnica que melhor representa o marketing de permissão, conceito em que o consumidor dá autorização totalmente voluntária para receber publicidade sobre uma marca ou um produto específico.

Hoje você vai aprender a importância da permissão para suas campanhas de e-mail marketing e porque ela pode ser o diferencial para atrair, vender e fidelizar clientes como criativo empreendedor.

Aprenda E-mail Marketing com Seth Godin

O conceito de marketing de permissão foi apresentado pela primeira vez por Seth Godin em 1999. No livro “Permission Marketing”, Godin estabeleceu as três regras nas quais baseou seu novo conceito de marketing.

E-mail marketing pelas regras de Seth Godin:

  • É esperado, porque o cliente ao dar sua permissão está esperando para receber as informações, criando assim uma expectativa.
  • É pessoal, o que ajuda você a estabelecer uma relação de confiança com o potencial comprador do seu produto.
  • É relevante, porque o cliente recebe informações sobre um produto no qual ele está interessado com antecedência.

A realidade, já naquela época, era que as dificuldades para atrair a atenção dos consumidores estavam crescendo devido à alta saturação de anúncios e publicidade que o consumidor médio recebe no dia-a-dia.

Os estudos mais recentes estimam que uma pessoa recebe até 5.000 hits de publicidade por dia, o que faz com que as marcas tenham cada vez mais dificuldade em influenciar os consumidores.

O e-mail marketing recuperou sua reputação e ganha cada vez mais protagonismo em um cenário como este, em que as empresas de médio porte não têm grandes orçamentos para bombardear usuários por meio da publicidade em massa.

E-mail marketing é o rei do reino de marketing com um ROI de 4400% e US $ 44 para cada US $ 1 gasto.

Campaign Monitor

Além disso, com um retorno de $44 para cada $1 investido em e-mail marketing, é mais eficiente concentrar esforços de marketing naqueles que demonstraram interesse anterior nos seus produtos ou serviços do que interromper as pessoas com anúncios no Facebook e Instagram.

Tipos de permissão no e-mail marketing

O e-mail marketing não admite mais SPAM. Lembre da quantidade de e-mails que recebemos todos os dias e acabam na pasta de e-mails promocionais, SPAM ou nos excluídos. Por isso é muito importante obter essa permissão, que prova que o cliente está realmente interessado em você.

Além disso, garante que o cliente preste mais atenção aos conteúdos que você vai enviar.

Opt in x Duplo Opt in

O Opt-in (conceito inglês que significa “optar pela inclusão” ou “apontar para algo”) é um processo necessário ao criar sua própria lista de contatos, seu mailing.

Esse processo não é apenas importante, também é obrigatório conforme o vigente Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) que está dando sinais aqui pelo Brasil.

O processo consiste em solicitar o consentimento prévio e voluntário dos futuros assinantes para receber nossas comunicações por e-mail. Essa aceitação deve ser concedida expressamente, por exemplo, marcando uma caixa de seleção como um sinal de acordo.

Já no processo de Duplo Opt-in, agora também obrigatório segundo a RGPD europeu: é necessário reconfirmar que o seu cliente em potencial deseja receber os e-mails informativos. Esta confirmação é feita através do e-mail que o seu ESP (e-mail marketing provider – a ferramenta de e-mail marketing que você usa) irá enviar para o futuro assinante.

Atualmente as principais plataformas de envio massivo de mailing dispõem de funções automatizadas para realizar a dupla confirmação de registro, e basta apenas personalizar a mensagem.

A questão é que se o usuário não clicar no link do e-mail que será enviado automaticamente, ele não fará parte do seu banco de dados.

Vantagens no processo de Duplo Opt-in:

O processo pode parecer pesado e até contraproducente, mas na verdade tem muitas vantagens:

  • Garante que o endereço digitado realmente existe e que o destinatário está convencido que deseja participar da sua lista de disparo;
  • Sua entrega será garantida, porque confirmando sua aceitação duas vezes, a pessoa está nos dizendo que realmente deseja receber nossas mensagens.
  • Ter um processo de adesão que esteja em conformidade com o RGPD significa que você tem uma prova de que cada um dos seus contatos foi aprovado para receber seus e-mails de acordo com a lei.
  • Cria uma relação forte com seus contatos desde o início, porque o Duplo Opt in permite que você comece a trabalhar o relacionamento desde o primeiro e-mail. Aproveite a oportunidade para dar boas-vindas com uma automação de embarque.
  • Ao ter uma base de assinantes limpa e com usuários realmente interessados em sua marca, os índices de abertura e cliques de suas mensagens melhora e outros índices de desinteresse caem proporcionalmente.

Desvantagem no processo de Duplo Opt in:

Por outro lado, ainda muitos profissionais acreditam que o método diminui consideravelmente o percentual de assinantes, pois muitos se esquecem de reconfirmar, e estima-se uma perda de até 40% dos cadastros. Mas será que eles estavam mesmo interessados, e vão realmente comprar seus produtos, ou você só vai pagar a mais pelos assinantes no seu mailing?

O que podemos fazer para evitar a perda:

Uma boa maneira de combater essas perdas é, por exemplo, personalizar a copy (redação) do assunto no e-mail transacional de confirmação com o nome do novo assinante e alguma chamada de ação.

Reenviar o e-mail de confirmação uma semana depois ou talvez uma terceira tentativa duas semanas depois, também pode ajudar. Mais do que isso, já é desnecessário, pois tem pessoas que não irão confirmar seu cadastro, não importa o que você faça.

Uma outra tática interessante para aumentar a taxa de confirmações é oferecer cupons de descontos que se ativam apenas com a confirmação do cadastro. Mas não se esqueça de oferecer esta vantagem na sua própria página web ou no próprio formulário de cadastro, e evite que seus e-mails transacionais de confirmação sejam interpretados como SPAM.

Evite que o Duplo Opt in seja percebido como SPAM

  • O e-mail de confirmação deve estar livre de publicidade e ofertas comerciais;
  • O e-mail deve servir apenas como meio para confirmação da assinatura da newsletter;
  • O conteúdo do e-mail deve ser limitado apenas às informações padrões geradas no aplicativo.

Uma das ações mais importantes é a realização de um protocolo de todas as etapas e informações envolvidas no processo. Ter o endereço IP do destinatário, bem como a data e hora da mensagem, é muito útil em caso de disputas futuras.

Evite penalidades e inconvenientes: recomendamos que você armazene informações em seu banco de dados

  • Momento de assinatura;
  • Endereço IP do qual a assinatura foi feita;
  • Conteúdo do e-mail de confirmação;
  • Momento da confirmação da assinatura;
  • Endereço IP de onde a confirmação foi feita. 

Conclusão

Estabelecer bases sólidas para uma estratégia de e-mail marketing com uma boa reputação, anda de mãos dadas com o consentimento dos seus destinatários, porque, por definição, o SPAM é uma publicidade indesejada.

Se isso for acompanhado pela segmentação detalhada dos usuários em nossa base de dados e pela personalização dos conteúdos enviados, a experiência do usuário melhora notavelmente e podemos oferecer um serviço personalizado e exclusivo. 

No e-mail marketing e no marketing em geral, se você quiser fazer as coisas bem, é muito importante estabelecer uma relação de confiança com o potencial comprador de seus produtos ou serviços. É fundamental que os usuários sintam que têm o poder de tomar decisões e se sentir respeitados e valorizados pelas marcas.

Embora não seja obrigatório em todos os países, é sempre aconselhável optar pela dupla opção, pois é mais seguro e garante um maior envolvimento dos nossos contatos.

Mesmo que isso implique num crescimento desacelerado, estaremos optando pela qualidade e não pela quantidade, reduzindo consideravelmente a taxa de desinscrições e aumentando proporcionalmente as nossas conversões.

Foto por Cytonn Photography no Unsplash


Raul Diaz

Profissional de Marketing Digital especializado em Inbound Marketing e estratégias de posicionamento web. Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing Estratégico e Marketing Digital.

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