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Se você está disposto a construir negócios na internet, criar conteúdo é a melhor forma de começar para a maioria das pessoas com uma boa ideia e muita vontade.

A guerra é ganha antes de se entrar no campo de batalha.

Não é a tecnologia ou as táticas que fazem a diferença na hora de construir um negócio com ou pela internet.

É preciso dar um passo pra trás. É preciso trabalhar a estratégia.

Depois de me aventurar por um ano na Bay Area, região do Vale do Silício, também aprendi que não basta mais uma boa ideia.

O que os negócios na internet, e fora dela também precisam, é entender, e mais importante, ajudar as pessoas.

Eu tive a oportunidade de estudar muitas metodologias e estratégias poderosas, da minha faculdade de propaganda e marketing ao Product Launch Formula com o próprio Jeff Walker, um dos “gurus” mais famosos do marketing digital.

Mas nenhuma estratégia trouxe mais resultados do que o framework transmitido por Brian Clark, CEO e fundador da Copyblogger, um dos maiores blogs do mundo.

Os passos para construir negócios na internet são:

  1. Entenda o que você está tentando realizar.
  2. Entenda porque qualquer um realmente gostaria disso.
  3. Entenda quem são as pessoas que realmente querem isso.
  4. Entenda o que elas precisam saber primeiro para fazer negócio com você.
  5. Entenda a visão de mundo delas. Como elas vêem o mundo?
  6. Crie um mapa de empatia para entender a fundo essas pessoas.
  7. Crie a jornada do seu cliente. Use protótipos de audiência.
  8. Entenda o que dizer para elas.
  9. Entenda como dizer.
  10. Lance, observe e adapte.

O resultado destes trabalho é a profunda afinidade com o seu cliente.

Sabendo o que dizer, e como, você vai empatizar com o seu cliente, disponibilizar o conteúdo que ele precisa, e os produtos e serviços que ele deseja.


Daniel Z. Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.

Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.

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