3 Dúvidas Cruéis do Mundo das Startups

O tema é quente. Na verdade, é um dos assuntos que mais estão em alta: as Startups.

A ideia de empresas que invertem a sabedoria convencional e quebram paradigmas do mercado, mudando modelos e virando de ponta cabeça setores tradicionais, despontou como assunto do momento.

Essa Revolução das Startups que atinge diretamente nossas formas de viver, pensar, consumir e trabalhar é pautada cada vez com mais afinco e dinamismo. Mas, como o conceito ainda não é tão conhecido aqui no Brasil, está começando a ser explorado e o próprio tema devido a sua dinâmica inovadora é cheio de duvidas.

As Startups já fazem parte da sua vida, a questão é se você vai usar isso a favor ou contra.

A quantidade de dúvidas que recebo na minha fan page, linkedin, e-mail e site é muito grande. São normalmente questões super importantes e que podem fazer grande diferença na vida profissional das pessoas. Resolvi pegar as 3 melhores do último mês e responder aqui para você:

João Eduardo R. Fonseca – Qual a importância da rapidez na validação do mercado da Startup e como essa validação pode influenciar na mudança de foco ou de mercado dessa Startup?

Na verdade essa é uma das questões mais importantes e que diferencia as Startups – VELOCIDADE E AGILIDADE. Elas devem ser moldadas para serem velozes, pois é a sua maior vantagem contra as grandes empresas que são mais engessadas, assim podem fazer testes e lançarem produtos no mercado. Justamente, elas fazem isso para poder mudar as direções de acordo com aquilo que o mercado realmente quer – agilidade.

Miro Machado – Quero começar uma Startup, mas não sei em quê. Será que consigo?

Essa é uma das perguntas que mais recebo. As pessoas falam que querem empreender, eu pergunto em que e elas respondem: “Não sei, só quero ser empreendedor” ou “vou decidir isso com um amigo”. A vida de empreendedor só vale a pena se você realmente ama o que está fazendo e, principalmente, o propósito daquilo, pois o dia-a-dia e as preocupações são maiores do que em qualquer outro meio.

Portanto, se ainda não sabe no que empreender, ainda não encontrou um grande problema para resolver, preferencialmente não o faça. Continue estudando o tema, vá em eventos, procure por suas curiosidades e perceba os problemas, mas não empreenda simplesmente por empreender, isso é vaidade e não missão.

Rodrigo Balotin – Como saber quando devo persistir ou desistir da minha Startup?     

O mercado lhe dá indícios se ele está aceitando ou não o produto e, na maior parte das vezes, ele está certo. Você pode lembrar da citação do Steve Jobs que criava o mercado, e há também a história da Jeep, de que as pessoas diziam que não queriam um carro assim, mas, quando ele foi criado, elas adoraram.

É exatamente isso. Quando você mostra ao mercado o que tem e ele entende, a decisão de comprar ou não é feita e você começa a receber feedback. Se os clientes voltam, ótimo. Se os produtos e serviços ficam, os clientes não voltam é problema, mesmo as pessoas entendendo o que você está fazendo, esse é um ótimo indício de que é hora de desistir daquilo. Portanto, quando você tem certeza que o mercado entendeu a sua mensagem e experimentou o que está oferecendo, mas não teve retorno, é hora de mudar – eu não gosto da palavra desistir.

Essas são 3 ótimas perguntas que o pessoal faz sobre as Startups e suas incertezas. É fundamental você entender mais deste universo, pois hoje cada vez mais empresas estão buscando pessoas que tenham característica empreendedora, melhor ainda se for de Alto Impacto. Portanto, mesmo que a ideia não seja começar um negócio, é importante você entender do assunto.

Crie a tendência que você quer no mundo dos negócios.

Este vídeo complementa o conteúdo do artigo:

Pensadora via Shutterstock.

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