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7 Lições Importantes para Criar um Curso Online de Sucesso

Eu andei sumida (de novo), eu sei. Mas, juro que tenho uma justificativa bem plausível pra isso. E, alguns de vocês, que me acompanharam, sabem do que eu tô falando.

A convite do Daniel, este ano, demos o primeiro passo em um novo projeto: o curso Redação Publicitária com Foco em Produção de Conteúdo, aqui no Vitamina. A semente foi plantada ainda no final de 2015, com as tratativas de alguns detalhes, bem como a gravação das aulas. Desde lá, acreditem, tem sido um trabalho intenso.

Engana-se completamente quem acredita que quem ministra e investe em criar um curso ou aula online, apenas ensina. Depois de alguns anos de docência, alguns cursos de ortografia e, agora, esse curso, eu comprovei que mais aprendemos do que, efetivamente, ensinamos.

É uma responsabilidade muito grande repassar conhecimento, porque, você precisa ter certeza que o que você fala e o que você faz estão em sintonia. No caso do curso, eu não podia ter nenhuma dúvida de que conteúdo é rei e ferramenta infalível para o sucesso de uma estratégia.

Se em algum momento, eu titubeasse e colocasse em xeque a credibilidade do que eu estava falando, o curso estaria fadado ao fracasso. Mas, isso não aconteceu em nenhum momento. O que aconteceu foi eu perceber que há muito mais além do abordamos nessa primeira etapa e que precisaríamos de um segundo momento.

Mas, para dar continuidade, eu observei pontos muito importantes nessa primeira edição. E se você está pensando em criar um curso online de alta qualidade, continuar essa leitura será muito valioso.

1 – Um curso nunca está pronto

Pra quem trabalha com a área educacional na internet, existe uma máxima que nunca deve ser esquecida. O lançamento do curso não é porque ele está pronto, porque ele nunca está pronto. Há sempre o que fazer, há sempre o que inserir, há sempre o que melhorar.

Aliás, arrisco dizer que não é só com cursos, toda estratégia possui um ponto, uma ação, para ser melhorada. E, assim sendo, todo planejamento passará, inevitavelmente, por mudanças necessárias.

2 – Overdelivering

O Daniel – desde o início – foi um suporte e um mentor de primeira. Em conversas, trocas de e-mails, ele me explicou como entregar mais do que prometemos (under promise, over deliver) faria toda diferença.

Para isso, webinars e novos materiais, dar um upgrade no decorrer do curso, a partir da inserção de materiais extras, garante o aprendizado e, é claro, a satisfação dos alunos.

3 – Suporte

Seria muita ingenuidade acreditar que tudo sairia como planejávamos e que nenhum obstáculo ou problema surgiria. Eles, de fato, apareceram, mas uma prática fez com que eles não tomassem proporções gigantescas.

O suporte, seja para solução ou problemas, possibilita a solução das questões que são informadas. E, com cada e-mail recebido, você pode aprender e se preparar para que aquilo não voltasse a acontecer.

4 – Webinars

Quando você desenvolve um produto/serviço/estratégia online, você fatalmente sentirá falta do contato mais próximo, que humaniza todo o processo. O erro seria você deixar que isso afetasse o trabalho; a solução é buscar ferramentas e alternativas que diminuíssem esse distanciamento.

Ao optar pela segunda alternativa e, através de webinars, é possível estreitar o relacionamento com os alunos e a audiência, complementando o conteúdo do curso e dirimindo questionamentos que são repassados.

5 – Planejamento

Usamos o Evernote para organizar o planejamento. Ele foi importante para evitarmos uma grande quantidade de e-mails que se perderiam ou gerariam uma bola de neve difícil de controlar.

Centralizar as informações em uma única mão de comunicação otimiza tempo e gera outras boas ideias.

6 – Plataforma

Usamos a Rainmaker Platform, mas você pode usar outras soluções como o Udemy ou Coursera.

Para os webinars, usamos o GotoWebinar. Outras soluções são o WebinarJam ou o próprio Google Hangouts. Você pode pode saber mais sobre webinars clicando aqui.

Também usamos o Vimeo para hospedar os vídeos, que permite ter uma privacidade diferente dos vídeos do Youtube e restringir o acesso apenas para dentro do Vitamina.

7 – Lançamento do Curso

É importante planejar um bom lançamento. Fizemos webinars de lançamento que ajudaram a realizar as primeiras vendas e fazer a bola rolar.

Todo evento e toda comunicação para lembrar o lançamento do curso são bem-vindos porque aumentam o alcance e potencializam a possibilidade de que mais pessoas se juntem e, prinicipalmente, comprem a ideia.

Uma grande novidade está chegando…

De toda essa experiência, vimos a necessidade de dar continuidade ao projeto. Aprendemos mais e nos instigamos a melhorar o que já fizemos, além de oferecer mais.

Estamos próximos do lançamento do novo projeto do Vitamina que começou a quase 1 ano.

Os cursos premium como o Segredo das Mídias Sociais, Curso Redação Publicitária com Foco em Produção de Conteúdo e a Academia Vitamina foram os primeiros passos em direção ao novo projeto, e a sua ajuda é fundamental para garantir que cobrimos todos os detalhes fundamentais para você. Esse projeto especial está quase pronto, mas antes de liberarmos o acesso a todos, eu gostaria de pedir a sua ajuda.

Quais são seus dois principais desafios de marketing?

Agradecemos imensamente as suas respostas e vamos ajudar a todos que responderem com uma surpresa especial em breve.

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Por Michele

Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.

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