Categorias
Blog Marketing

7 Maiores Erros de Redação para Web

Este post foi escrito pela Luiza Drubscky, do Escreva para Web

Não é nenhuma novidade que uma das profissões mais procuradas no mercado de comunicação atual é o de redator web. Com a ascensão do marketing digital e, principalmente, de estratégias como o marketing de conteúdo, o trabalho desse profissional se torna cada vez mais importante.

Além de ser responsável pela qualidade dos conteúdos, que devem ser produzidos sem erros, é o redator web que vai ser responsável pela produção do conteúdo que funciona como motor para todo o marketing e vendas de uma empresa.

Diante disso tudo, é claro que cresce muito também a valorização dos profissionais realmente qualificados em redação para web, pois existe uma diferença enorme entre um texto comum e um conteúdo com objetivos voltados para resultados na web.

Para produzir um conteúdo que vá trazer bons resultados para o seu cliente na web, existem diversos pontos que são tão importantes quanto a redação do artigo em si. Para não deixar essas questões essenciais escaparem, fique atento aos erros de redação web que você não pode cometer jamais:

1. Fuga da pauta ou planejamento do texto

O planejamento de conteúdo é parte essencial de uma estratégia de marketing digital, e isso não diminui na hora da produção dos textos. Para a criação de um bom conteúdo para a web, é sempre necessário o desenvolvimento de uma pauta que reúna as principais informações e direcionamentos sobre o objetivo e foco do texto.

Como redator para web, é seu papel seguir as direções que são passadas na pauta de um texto, pois isso indica que você também vai estar seguindo a estratégia de marketing do seu cliente. Fique sempre atento ao que o título está indicando como foco do texto, à palavra-chave escolhida e aos detalhes que são passados no direcionamento, dessa forma você garante que não vai criar um texto que foge do que foi definido na pauta.

2. Falta de escaneabilidade

Apesar de estarmos sempre e cada vez mais usando a internet para buscar informações no nosso dia-a-dia, também temos cada vez menos tempo para fazer isso. Então, o que fazer para conseguir a atenção do leitor e fazer com que ele continue lendo um texto? Temos que usar o princípio da escaneabilidade.

Devemos investir em textos que se dividam em blocos ou unidades, usar imagens, grifar em colocar em negrito o que for mais importante e abusar das listas. Dessa forma, eu te garanto que as chances de que o seu leitor consiga entender o foco do texto mais rápido e fique na página vão aumentar.

3. Padronização inexistente ou errada na estrutura do texto

Agora que você já entendeu a importância da escaneabilidade para um texto para web e sabe que a divisão do artigo em unidades é um desses princípios, precisamos te falar sobre outro erro comum: a padronização errada ou falta dela em um conteúdo.

Como redator web, busque sempre determinar um padrão de linguagem e estrutura para os seus textos. Por exemplo: se for usar o imperativo em um dos seus tópicos, busque adaptar os verbos dos outros tópicos para o imperativo também; se for usar uma pergunta como intertítulo, crie os outros seguindo esse mesmo padrão. Isso garante que a estrutura do texto fique mais atrativa e ajude no entendimento do leitor.

4. Apresentação de ideias desconexas

Sempre que você estiver produzindo um conteúdo para a web, busque parar por alguns momentos, descansar e só então revisar o seu texto, pois, dessa forma, você garante que as suas ideias não vão ser passadas para o leitor de maneira confusa ou desconexa.

Uma dica legal é que além de tirar intervalos para revisar o seu texto, você pode criar um escopo para o seu texto, organizando a estrutura e suas ideias antes mesmo de começar a escrever.

5. Falta de CTAs ou CTA mal elaborado

Aposto que você, como redator web, já sabe o que são os CTAs, né?! Bom, então você sabe que são essenciais para o sucesso de um conteúdo para web.

Os Call to Actions em um texto devem ser escolhidos com cuidado e cabe a você, redator web, apresentá-los da forma mais atrativa possível para o redator, colaborando para o sucesso na conversão do texto. Busque criar chamadas divertidas e interessantes, estimulando o leitor a interagir com o artigo e a página por meio de comentários, curtidas em redes sociais, newsletters, entre outros.

6. Hiperlinks e palavras-chave errados

Para que o seu leitor consiga, através de um texto, navegar de forma simples pelo seu site é necessário que você use link building. Essa técnica, além de ajudar com a navegação, também é um fator essencial para o rankeamento de uma página nos mecanismos de busca.

O problema é que muitos redatores web usam essa técnica de forma errada, comprometendo os resultados do texto. Para fazer link building, sempre faça linkagens de forma natural dentro do artigo e linke para textos realmente relevantes para aquela temática.

Além disso, outro fator fundamental para rankeamento é a palavra-chave, que também só vai trazer resultados se usada da forma correta. Busque usar a palavra-chave no primeiro parágrafo e apostar em variações dela ao longo do texto, e sempre aplica-a da forma mais natural possível ao longo do artigo, sem nunca comprometer a semântica do conteúdo.

7. Não conhecer ou levar em conta a persona

De que que adianta escrever um texto lindo, com a estrutura correta, sem erro nenhum de ortografia e até com o CTA mais correto, se no fim esse conteúdo não for responder as perguntas ou ajudar a solucionar os problemas da sua persona?!

Para ser um bom redator web, você precisa buscar conhecer a fundo a sua persona, pois só assim você vai conseguir produzir um texto que se adeque às suas necessidades, interesses e linguagem.

Agora que você já sabe quais são os maiores erros de redação web e conhece dicas para garantir que nunca vai cometê-los, com certeza vai produzir conteúdos que atrairão muitos leitores e trarão grandes resultados para os seus clientes. Tem mais alguma dica ou conhece algum outro erro fatal para um redator web? Deixe um comentário aqui embaixo e nos conte o que você acha.

Gostou das dicas e não quer ficar por fora de mais nada do Vitamina Publicitária?! Acesse a Academia Vitamina.

Por Luiza

Gerente de comunidade na Rock Content. Se divide entre marketing, É o Tchan e levantamento de peso olímpico :D

4 respostas em “7 Maiores Erros de Redação para Web”

Comente: