Categorias
Blog Populares Social Media Variedades

A Bolha Social

Você já deve ter reparado que você visualiza no Facebook apenas as atualizações dos amigos com quem você mais interage. Não acredita? Vá até o final da página no Facebook e clique em “editar opções”. A opção padrão é “mostrar feed dos amigos e páginas que mais interagem com você”.

É a chamada Web Semântica, que nada mais é do que uma web com toda sua informação organizada para que as máquinas possam entender você, ela incorpora significado às informações da web. Isso tudo para ajudar você a encontrar sempre conteúdo relevante. Mas relevante para quem?

A rede identifica você com padrões muito vagos, como um vídeo que você curtiu ou mensagem em que você comentou. Será que isso define seus gostos? Não, mas acaba dando a você uma visão muito limitada das coisas. Esse sistema faz com que sejamos cada vez mais parciais. No final, nós temos contato apenas com opiniões próximas as nossas e não vemos o oposto, logo, não há discussão. E é das discussões de ideias que surgem as novas formas de pensar. Entramos em uma bolha.

A verdade é que esse sistema foi desenvolvido baseado na nossa preguiça. No início da web, em que tudo estava descentralizado, quando você queria encontrar uma informação tinha que procurar MESMO. Agora, tudo está a mão, já vem mastigado, mas claro, pelo
ponto de vista de alguém.

Então, não se limite às suas redes, aventure-se na imensidão da web. Saia da sua bolha social!

Post de Tatiana Nascimento ( Poka )

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!

Uma resposta em “A Bolha Social”

Comente: