Além de produzir conteúdo e criar um curso online para o seu negócio, um guia de estilo da sua marca pode ajudar o seu negócio a se destacar perante a concorrência.
A maioria das empresas sérias usam um guia de estilo de marca, o documento que determina as regras para a sua apresentação ao público.
Essas regras instruem os funcionários e envolvidos com a empresa como comunicar a identidade visual da marca, desde a utilização correta do logo até as cores, a experiência do website, materiais impressos e muito mais.
Existe uma série de recursos que compõem um guia de estilo de marca. Entretanto, o centro da identidade de todas as marcas é o logo, e é um excelente princípio para iniciar a construção de um guia completo de estilo de marca.
Na figura acima você pode conferir 4 elementos que fazem parte de um guia de estilos de marca básico: fontes, cores, tamanhos mínimos e a área de segurança do logo.
Vamos analisar cada um e aprender a como determinar cada situação.
1. Fontes
Neste exemplo usamos a Helvetica Neue Média para o estilo da fonte. O tipo de fonte do logo dá o tom de voz para uma marca e deve transmitir visualmente os valores dela.
Quando transmitir ao seu cliente as informações de fonte no guia de estilo da marca, você deve garantir que eles possam obter as licenças apropriadas para usar a fonte.
2. Cores
Quando passar para o seu cliente as informações das cores do logotipo, você vai garantir que as elas fiquem consistentes em todas as mídias.
Os clientes irão usar o logotipo provavelmente, tanto na tela como impresso, por isso é importante passar a CMYK, RGB, HEX, e códigos de cores Pantone para que ele possa atingir sempre os melhores resultados nas cores de seus trabalhos.
Para obter essa informação, crie o seu logotipo com as cores CMYK primeiro, selecione cada cor única no logotipo e clique duas vezes no seletor de cor.
Uma janela com as informações CMYK, RGB e os códigos de cores HEX será apresentada.
Obs: Nem sempre é necessário incluir as cores Pantone de um logotipo, mas uma grande quantidade de clientes perguntam por elas, porque necessitam da informação para um trabalho de impressão offset. Entretanto, é simples realizar a conversão de CMYK para Pantone, então você pode facilmente incluir essa informação para o seu cliente.
Veja como fazer a conversão:
- Selecione o seu logo
- Editar> Editar cores> Recolorir com prédefinição> trabalho com 3 cores (há 3 cores neste logo)
- Selecione uma Biblioteca Pantone (neste exemplo eu escolhi Pantone + sólido revestido ((solid coated)))
- Clique em OK.
Em seguida, você verá três novas amostras de Pantone aparecer no painel de amostras. Para encontrar o número da amostra, clique na amostra de cor e você verá o número aparecer no painel de cores.
Agora você têm as informações de cores Pantone.
3. Tamanho Mínimo
Ao definir um tamanho mínimo para o logotipo em seu guia de estilo de marca você irá certificar-se que o logotipo esteja sempre claro e legível.
Neste exemplo eu defini o tamanho mínimo para 105 x 16 px para a tela e 3.75x.6 cm para impressão.
O tamanho mínimo depende da forma e design de todo o logotipo, então use o bom senso.
4. Área Livre
Todos os logotipos precisam de zonas livres de informação ao seu redor, a fim de serem o mais claros possíveis. Esta zona clara deve estar sempre livre de quaisquer outras imagens, gráficos ou tipografia para preservar a integridade e legibilidade do logotipo. Neste exemplo, eu usei a altura-x das letras minúsculas no logo para definir o espaço livre ao redor do logotipo.
Estes exemplos são apenas alguns dos blocos básicos de um guia de estilo da marca, e há muitas outras informações visuais e padrões de estilo que podem ser adicionados posteriormente.
Fazer este pequeno passo extra ao entregar seus projetos para clientes vai poupar tempo porque você estará transmitindo informações que eles não vão ter que solicitar novamente, e irá garantir que eles não irão alterar o seu trabalho quando aplicar o seu logotipo para sua marca.
Que outras informações você inclui em seus guias de estilo de marca? Compartilhe nos comentários!
Este post é uma adaptação do original “How to create a basic brand style guide” da 99designs.