Como Escrever E-mails como um CEO

Você quer aprender a escrever e-mails de uma forma direta e eficaz? Como designer freelancer ou criativo empreendedor, nós sempre precisamos nos comunicar melhor.

1. Tamanho não é documento

CEO’s são profissionais com uma quantidade gigante de tarefas.

Seja em uma empresa Fortune 500 ou startup, cada segundo conta, e por isto é tão importante saber como escrever e-mails.

Parece uma tarefa básica, mas utilizar técnicas para escrever um e-mail pode ajudar significativamente a sua produtividade.

Quando entrei pela primeira vez no mundo das startups, escrevia e-mails-novela para todos os membros da minha equipe. Isso resultou em grandes correntes de e-mail que na maioria das vezes apenas sugou o tempo que eu e meus colegas tínhamos disponível.

Eu rapidamente aprendi a “filtrar o desnecessário ” e me concentrar em um ou dois pontos-chave que eu estava tentando fazer.

2.  Seja conciso

Passar o seu precioso tempo em discussões via e-mail não é produtivo. Passar tempo no telefone é ainda menos produtivo. Embora eu, pessoalmente, só tenha alguns anos como CEO, o meu conselho de administração e presidência têm mais de 30 anos de experiência em negócios internacionais como líderes executivos ou CEO’s.

Comunicar com eles me ensinou rapidamente a transformar a minha escrita e torná-la ainda mais compacta, às vezes até a um e-mail com apenas uma palavra.

3. Não enrole

Uma maneira infalível para começar é cortar o que eu chamo de enrolação. Quer dizer, vá direto ao ponto.

Exemplo: O que não fazer

Fala José,

Eu só queria enviar este e-mail e comentar sobre uma oportunidade interessante. (Enrolação! Não é necessário me contar que você vai me dizer algo, apenas diga! Não escreva “Fala José”! E-mail não é Skype).
É muito bom conhecê-lo, meu nome é João e sou da Petrobras. (Já nos conhecemos?) Eu passei muito tempo estudando o seu trabalho e realmente acho que nós podemos fazer algum grande negócio juntos. (Enrolação! Ninguém gosta de um enxerido, você está desperdiçando meu tempo a mais de 5 segundos e vou deletar este e-mail).

Nossa empresa é de Brasília e fomos fundados por uma multinacional argentina (enrolação! desculpe, mas não me importa: o que você quer com o meu tempo?) Estamos trabalhando para fazer X. (Finalmente.) Fazemos isto melhor do que o Facebook porque isto, isto e aquilo. (enrolação, pode deixar que eu decido).

Eu sei que um monte de gente vai dizer X, mas, pelo contrário, acreditamos em Y. (enrolação! Como você pode me ajudar ou o que eu posso fazer por você?) Eu adoraria marcar uma conferência com você. (Provavelmente não vai acontecer).

Exemplo de comunicação como um CEO:

José,

Eu gostaria de ajudá-lo a resolver o problema X. Eu faço Y e o Z sugeriu nos conhecermos. Você está livre para conversar esta semana?

Simples. Direto. Conciso. Resolve um problema que eu tenho, e já começou direto ao ponto.

Há muitos outros exemplos, alguns como a imagem abaixo da minha própria comunicação pessoal, que incluem pouca ou nenhuma palavra mesmo.

Uma maneira útil de praticar e-mails como um CEO é fingir que você têm um limite de caracteres, como no Twitter. Quanto mais você praticar, mais vai afiar suas escolhas de palavras e salvar horas por semana não respondendo e-mails longos.

Para e-mails que exigem uma resposta mais aprofundada, agende uma ligação. Combine uma chamada que já não vai durar mais de 5 a 10 minutos. Se uma ligação precisar mais do que de 5 a 10 minutos, arranje o tempo para se encontrar com a pessoa para um almoço.

Avalie a sua comunicação. Você realmente precisa de uma ligação de 10 minutos ou você pode ajustar seus pontos-chave em algumas anotações concisas? Desafie-se a pensar criticamente e de forma eficiente ao se comunicar via e-mail ou qualquer outra forma de comunicação.

Seja você um CEO que precisa economizar tempo ou um trabalhador desempregado querendo chamar a atenção de um CEO: em pouco tempo você vai ver que a sua taxa de resposta e tempo economizado aumentaram exponencialmente.

Muitas pessoas, incluindo o meu presidente, me sugeriram que isso não significa que o CEO não deva ter discussões criativas longas para resolver problemas complexos em profundidade. Eu concordo completamente. Abrir o diálogo e a mesa redonda nos ajuda a pensar criticamente através de questões difíceis.

——————————————————————-

Eu tomei a liberdade para acrescentar alguns e-mails de Steve Jobs neste post para exemplificar mais ainda o que é escrever como um CEO.

email7_0

email5_0

Este artigo foi originalmente escrito por Andrew Torba em What I Learned Building.

CEO via Shutterstock.

Related Articles

Responses

Comentários fechados.

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!