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Como Qualificar os Profissionais de Marketing da sua Empresa

Manter um time de marketing alinhado com os objetivos do negócio pode ser uma tarefa difícil para muitos gestores.

O fato de não saber como motivar os profissionais, poucas habilidades de liderança, falta de tempo e conhecimentos limitados para realizar a gestão de talentos, podem fazer com que a sua equipe continue sem a capacitação adequada, produzindo abaixo do seu verdadeiro potencial.

O Marketing Digital abriu novos horizontes e, com ajuda das técnicas de Inbound Marketing, esse mercado vive uma verdadeira revolução. Ferramentas online possibilitam automatizar tarefas, monitorar resultados de campanhas com maior precisão, elaborar estratégias com maior foco e inteligência e, até mesmo, capacitar profissionais.

Mas, é preciso se apressar, pois, hoje, o Marketing Digital passou de uma tendência para uma obrigação de qualquer negócio que deseja obter maior visibilidade no mercado e crescer de forma sustentável.

No entanto, você pode ter uma vantagem nessa corrida. Muitas empresas fazem Marketing Digital, mas poucas utilizam as técnicas de Inbound Marketing ou possuem profissionais qualificados para atuarem com essas estratégias. Treinar e certificar a sua equipe são ótimas maneiras de começar.

Então, para mudar esse cenário e atingir melhores resultados na empresa, daremos algumas dicas simples, porém práticas e eficientes, de como qualificar profissionais de Marketing.

Ficou interessado? Continue lendo e surpreenda-se!

A importância de ter um time de Marketing diferenciado

Antes de conhecer as nossas dicas, você tem que saber por que precisa de uma equipe capacitada e que vá além, atuando de maneira inovadora na empresa. Veja algumas das vantagens listadas:

  • Profissionais ganham maior valorização na empresa e tornam-se referência no mercado;
  • A busca constante por novidades mantém a empresa sempre na frente, inovando;
  • Desenvolvimento de líderes que assumem a responsabilidade pelos resultados;
  • Utilizam estratégias e métodos avançados ampliando os resultados;
  • A empresa melhora a sua imagem ganhando maior credibilidade.

Essas são apenas algumas das vantagens de um time de Marketing diferenciado. Muitas outras, você poderá descobrir na prática.

Vamos começar:

1. Estimule a pesquisa e aprendizado com a concorrência

Ao contrário do que muita gente acredita, a concorrência não deve ser ignorada. A concorrência tem muito a nos ensinar e a equipe de Marketing que estiver ignorando esse fator pode ficar para trás, contribuindo para uma estagnação do setor e perder toda a competitividade que lutou para alcançar.

Mude esse pensamento. Estimule a pesquisa e monitoramento dos passos que as empresas do seu segmento estão seguindo e aprenda novos métodos e estratégias. As boas ideias precisam ser copiadas, mas não plagiadas.

Faça um benchmark e colha o melhor de cada concorrente e forme uma estratégia única solidificando sua força competitiva.

2. Incentive o acompanhamento de blogs estrangeiros

Não tenha uma equipe com conhecimentos limitados pelo idioma. Ao abranger a vastidão de blogs que existem no exterior, os conhecimentos serão ampliados e novas abordagens e ideias serão obtidas.

O inglês é fundamental para qualquer profissional nessa área por ser o idioma universal, mas com recursos como o tradutor do Google, por exemplo, até mesmo a falta de conhecimento de outras línguas pode ser bem solucionada. Agora, sua equipe não tem mais desculpas para não acompanhar blogs gringos.

Países como Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra são pioneiros na pesquisa científica trazendo sempre boas novidades tecnológicas para todos os setores, inclusive o Marketing. Sendo assim, toda vez que uma novidade surgir, é natural que seja divulgada primeiramente em blogs gringos.

Mantenha a sua equipe de olho e aproveite as melhores oportunidades antes da concorrência. Essa é uma boa maneira de tornar a empresa referência no mercado nacional.

3. Estabeleça um programa onboarding interno

Não só treinamento e qualificação é suficiente para manter uma equipe de Marketing de alta performance. O processo de recrutamento e seleção precisa ser revisto. A contratação de novos integrantes deve ser com base nas habilidades, experiências e conhecimentos para que o novo profissional seja engajado com maior facilidade na equipe.

A exigência de cursos e certificações, como veremos a seguir, deve ser feita de maneira rigorosa para reduzir a necessidade de treinamentos internos e alinhar toda a equipe com conhecimentos e habilidades equilibrando o nível de competências internas.

Uma boa dica é: considerar a sua listagem de exigências atuais para a contratação, eliminando as competências desnecessárias e desatualizadas. Avalie o cargo e exija qualificações realmente importantes para a equipe.

Sejam novos contratados, sejam profissionais de longa data na empresa, você pode criar requisitos fundamentais para a qualificação de maneira contínua da equipe. Veja algumas ideias abaixo:

  • Leitura de livros;
  • Cursos online por meio de webinars específicos;
  • Obtenção de certificações online;
  • Consumo de conteúdos cuidadosamente selecionados (exija o acompanhamento de blogs, e-books, vídeos, etc.).

4. Aplique cursos e treinamentos internos

Você mesmo pode aplicar diversos cursos a seu modo. Tudo vai depender do alinhamento entre as necessidades e desafios identificados, bem como a escolha de ferramentas e conteúdos certos para serem aplicados no processo. Para ter sucesso nos cursos e treinamentos internos, siga os passos descritos a seguir:

  • Verifique a necessidade dos profissionais em executar certas tarefas;
  • Analise como poderá ajudá-los;
  • Encontre ferramentas e conteúdos disponíveis que passam o aprendizado desejado com eficiência;
  • Organize um curso com uma pauta que aborde essas barreiras apresentando soluções simples e práticas para resolvê-los;
  • Avalie os novos resultados de desempenho da equipe;
  • Reaplique o treinamento caso seja necessário.

A aplicação de cursos e treinamentos internos deve acontecer de maneira frequente (mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual) para garantir um desenvolvimento profissional contínuo e uma equipe sempre atualizada.

É importante considerar também a comunicação sobre toda e qualquer mudança nos objetivos e estratégias do negócio. Com maior conhecimento sobre o que é pretendido pela empresa e como fazer para alcançar, a equipe poderá manter o foco mais alinhado.

5. Exija cursos e certificações online

Além dos cursos internos, você pode contribuir para o desenvolvimento técnico dos profissionais da equipe por meio de cursos e certificações oferecidos por empresas de referência no segmento de Marketing Digital, mais precisamente voltadas para o segmento de Inbound Marketing e fortes inclinações para o Marketing de Conteúdo.

Existem diversas opções de cursos e certificações disponíveis pela web que podem ser utilizadas como ferramenta de apoio aos treinamentos internos e de exigência para as novas contratações.

Muitas empresas já estão utilizando essas ferramentas para filtrar os melhores profissionais e montar uma equipe de Marketing com maiores competências e de alto desempenho.

O melhor de tudo é que esses cursos não exigem níveis de formação superior dos candidatos, uma vez que muitos profissionais são altamente competentes mesmo sem uma faculdade. O ideal é aproveitar esses cursos para desenvolver novas habilidades e se tornar um profissional ainda melhor, com conhecimentos técnicos e teóricos.

Outra vantagem dessas ferramentas é a flexibilidade que elas oferecem. O aluno pode estudar onde e quando quiser, sem limites de tempo para a conclusão do curso, usando dispositivos móveis com acesso à internet.

A carga horária é bem reduzida. Mas não se engane achando que o conteúdo é limitado. Esses cursos são diretos e objetivos, trazendo conhecimentos práticos do que realmente funciona e do que está em alta para qualificar profissionais de Marketing.

Ainda não conhece essas ferramentas incríveis de aprendizado? Fique ligado nas dicas!

5.1. Moz: materiais ricos e fundamentais para qualquer profissional

A empresa Moz é voltada para atender as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) das empresas que queiram aumentar a sua presença online. Com o intuito de educar os profissionais do mercado, a empresa decidiu criar um curso online (material completo) para iniciantes no segmento de Marketing Digital com foco em SEO.

O site é um dos mais respeitados do mundo em SEO, portanto os seus materiais de estudo são essenciais para qualquer profissional.

5.2. Digital Marketer: referência mundial em certificações de marketing

O Digital Marketer possui uma riquíssima plataforma com certificações para diversas áreas do marketing: sucesso do cliente, aquisição de clientes, SEO, Marketing de Conteúdo, entre outras.

São referência mundial em certificações para para treinar a sua equipe nesses conhecimentos e elevar o nível do seu time. Os cursos são voltados para empresas e vendidos em planos para um certo número de colaboradores.

5.3. HubSpot: certificações mundialmente exigidas

A empresa HubSpot, assim como todas as outras, é de origem estrangeira e foca em soluções de automação com softwares específicos para estratégias de Marketing e vendas nas empresas. O curso é estruturado em conteúdos de vídeos e leituras, mas vai além dos outros dando a possibilidade de o profissional adquirir um certificado gratuito no final do curso.

A certificação tornou-se reconhecida no mercado e bastante popular entre as exigências de contratação por muitas empresas do segmento em todo o mundo.

5.4. Rock Content: certificação em marketing digital

A Rock Content é uma das primeiras empresas brasileiras a ingressar no segmento de cursos com certificações gratuitas para profissionais do Marketing Digital. A empresa oferece serviços de Marketing de Conteúdo centralizados em uma plataforma em nuvem.

Os cursos são aplicados por meio de recursos audiovisuais (vídeos no Youtube) e, a prova aplicada no final, garante uma certificação gratuita válida por um ano, caso o aluno acerte, no mínimo, 75% das questões.

A empresa oferece 2 cursos gratuitos: Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo.

E hoje oferece uma série de cursos pagos também para capacitar a equipe nos principais conhecimentos de marketing como: SEO, email marketing, blogs corporativos, Branding & Buzz, Midias sociais e Inside Sales.

Conclusão

Preparar uma equipe para atuar forte no Marketing Digital pode ser um diferencial competitivo para a empresa se destacar no segmento de atuação. Mas é preciso ir além e utilizar técnicas inovadoras e mais eficientes para qualificar profissionais de Marketing como o Inbound Marketing que é estruturado na metodologia do Marketing de Conteúdo.

Aproveite essa oportunidade para ampliar seus conhecimentos descobrindo como estruturar, contratar, treinar e escalar sua equipe de marketing!

Por Vitor Peçanha

Co-fundador da Rock Content, maior empresa de marketing de conteúdo do Brasil e evangelista sobre o assunto. Viciado em tudo relativo a marketing, startups e empreendedorismo.

2 respostas em “Como Qualificar os Profissionais de Marketing da sua Empresa”

Muito relevante esse conteúdo, o mais interessante é que o Marketing Digital veio para contribuir com as Empresas físicas de forma prática e objetiva, oferecendo capacitação de qualidade, reduzindo gastos altos para as empresas, principalmente para as pequenas.
Parabéns á Equipe do “Vitamina Publicitária”, pela matéria.

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