Categorias
Blog Marketing de Conteúdo Populares

Entenda a Diferença Entre Estratégia e Planejamento

Quero iniciar pedindo desculpas. Sim, eu tomei um chá de sumiço no último mês. O motivo – que não serve necessariamente como justificativa – é que o trabalho aumentou e que eu não consegui conciliar tudo.

Mas, voltei, agora pra ficar, pois aqui, aqui é meu lugar e quero começar dizendo que, apesar de tudo, eu aprendi muita coisa com o mês de dezembro. Meu principal aprendizado foi que eu estava errada em alguns conceitos.

Deixando de lado os pensamentos filosóficos da minha ausência, entre leituras e práticas, eu percebi que estava confundindo etapas bem importantes do Marketing Digital. Não que seja uma justificativa plausível, mas acho que minha confusão aconteceu principalmente pelo uso exaustivo de duas palavras: estratégia e planejamento.

Acredito que assim como você que atua nesse ramo, passamos o dia ouvindo que a estratégia precisa ser bem-sucedida e que o planejamento necessita ser seguido. Mas, você entende, de forma clara, o que é o planejamento? E a estratégia, você sabe defini-la?

Estratégia e o Marketing de Conteúdo

Estratégia refere-se ao máximo de informações possíveis sobre o seu público-alvo e sobre o ramo que você atua. Isso significa que antes de sair decidindo o que fazer ou onde fazer, você precisa saber o que tem para saber onde quer chegar.

Em resumo, a estratégia abrange o “como” você vai atingir o objetivo. Nesse caso, o Marketing de Conteúdo é a estratégia!

E o planejamento?

O planejamento, por sua vez, torna a estratégia possível. É o “quando”: cronograma de publicações, frequência de postagens. É o planejamento que vai colocar a estratégia em prática. Que vai facilitar o caminho até o sucesso!

Quebra-cabeças via Shutterstock.

Por Michele

Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.

2 respostas em “Entenda a Diferença Entre Estratégia e Planejamento”

Comente: