A melhor estratégia para entender como conseguir seguidores no Facebook é marketing de conteúdo.
Marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que envolve a criação e o compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes.
Pode ser feito com notícias, videos, guias, ebooks, artigos, imagens, infográficos e de outras formas.
Assim as marcas aproximam-se das pessoas e acabam com as suas dúvidas e objeções deixando o cliente pronto para a venda.
A intenção é a venda mas ela vem através da educação do seu cliente em direção aos seus produtos e serviços e não interrompendo e empurrando o que você quer vender.
É exatamente esse conteúdo que você vai compartilhar nas redes sociais para atrair, engajar, vender e fidelizar. Mais do que como, é o que você compartilha.
Como começar na prática e atingir os resultados
Para transformar o seu negócio e conseguir seguidores no Facebook é necessário entender quais pessoas que você quer conquistar.
Não adianta ter 1 milhão de seguidores que não querem comprar o seu produto ou serviço.
Para entender quem você quer atrair, comece com a sua buyer persona. Buyer persona, ou personagem comprador em português, é o seu cliente ideal. Ela resume os seus clientes de uma forma avançada para que você possa criar conteúdo que responde as metas, aos problemas e as objeções de compra deles.
Depois você vai aplicar este conhecimento no planejamento de conteúdo para o ciclo de vida do cliente. Este planejamento é desenvolvido com base na sua buyer persona, e contempla conteúdo que ressoa com todos os estágios de compra do seu cliente.
O próximo passo é criar conteúdo da forma mais interessante possível como artigos, relatórios, vídeos e etc, e promover este conteúdo pelas redes sociais e e-mail marketing.
Como compartilhar da forma correta
Com o seu conteúdo de alta qualidade criado, o próximo passo é promover o seu conteúdo nas mídias sociais.
Esse conteúdo vai atrair novos seguidores, tanto pelas redes sociais como pelo Google.
Como compartilhar conteúdo também influencia significativamente se as pessoas vão compartilhar o seu conteúdo ou não. Mas o primeiro passo é ter um conteúdo de alta qualidade, e depois trabalhar como compartilhar.
A Técnica PAS
A Técnica PAS (Problem, Agitate e Solution), sugere que primeiro você apresente um problema nas redes sociais, normalmente como uma pergunta.
O importante é que você já tem a resposta para esta pergunta, que é o seu conteúdo, que ajuda o seu cliente a atingir as metas, superar os seus problemas e responde às objeções de venda.
Você só tem essa resposta porque estudou o seu personagem comprador, realizou um bom planejamento de conteúdo para o ciclo de vida do cliente e criou um conteúdo de qualidade que realmente ajuda o seu cliente.
O segundo passo é agitar esse problema, a fase que chamamos de Agitate. Nesta etapa você vai agravar a situação e mostrar o tamanho do problema para o seu cliente.
E aí vem a parte bonita da equação, a terceira parte, que é a solução. Então você dá o problema, agita e dá a solução.
Vamos ver alguns exemplos neste vídeo abaixo:
A técnica PAS amplia a taxa de engajamento significativamente. Mas não adianta apenas usar a técnica se você não levar os seus leitores para um conteúdo de alta qualidade, que foi criado para responder às suas metas, problemas e objeções.
Quando você segue as etapas passo a passo e compartilha da forma correta, o engajamento das suas publicações cresce organicamente e você significa que você entendeu na prática como conseguir seguidores no Facebook.
E para ir mais a fundo no treinamento grátis completo ou o treinamento intensivo, acesse Segredo das Mídias Sociais.
Foto do polegar, Facebook e like rock via Shutterstock e JaysonPhotography.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.
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