Assista o 1º episódio oficial do Curação Criativa, o show com as principais notícias, recursos e conteúdos para você que é designer freelancer.
Neste primeiro episódio oficial você vai conferir:
- Já é possível fazer Instagram Stories com 2 pessoas.
- Facebook permite o compartilhamento de desktops no Facebook Live.
- O poder das cores no marketing de conteúdo
- Confira o Surface One para vídeos mais estáveis.
- O polvo que ajuda as suas mídias sociais: Conheça o Edgar
- O ConnectSamba vem aí!
- The Landing Page Sessions – Unbounce
- How We Relaunched Our Website, NewsCred.com, to Increase Traffic and Leads
- InVision
Episódios Futuros
- O que você quer ouvir no show? Mande a sua sugestão.
Transcrição
Fala galera! Seja muito bem-vindo a mais um Curação Criativa, o nosso show para designers freelancers e empreendedores criativos, aqui do Vitamina Publicitária.
Esse daqui é o episódio 1. A gente teve o episódio piloto na semana passada, e parece que o pessoal gostou.
Então eu já queria começar agradecendo você que deixou aqui o seu comentário, enviou o seu e-mail, enviou dicas, a gente recebeu alguns e-mails com umas dicas legais, você que comentou nas mídias sociais, no Youtube, no Facebook, muito obrigado tá?
A gente está fazendo o show para você e eu acredito que esse show vai ajudar bastante você entender um resumo do que que aconteceu de mais legal, de mais interessante nas mídias sociais e na internet como um todo nessa semana.
E a gente não vai falar só do que aconteceu na semana passada ou essa semana, mas a gente vai tentar fazer o melhor show possível para você ter o melhor de informação, o mais conciso, mais bem feito para você, e se divertir, beleza?
Eu queria começar agradecendo algumas pessoas aqui que comentaram lá no show, então o Hatsue falou:
“apesar de ter um tempo maior que os vídeos que eu costumo abrir, tem uma linguagem leve e traz um conteúdo bem interessante, e o modo de falar não é cansativo, tem um ritmo de conversa informal que torna a informação agradável.”
Hatsue muito obrigado pelo comentário, cara, obrigado mesmo, eu fico muito feliz com isso porque o objetivo é esse, é ter um tom informal, é ser uma coisa legal aí para a gente conversar e se divertir, e aprender também junto ao mesmo tempo, tá? A Bruna falou:
“excelente. Realmente a colocação nos ajuda a continuar assistindo. Parabéns.”
Obrigado, Bruna, obrigado mesmo pelo comentário. A Silmara falou:
“acho bacana esse tipo de conteúdo porque passa um resumo e a gente corre atrás do que mais interessa, já estou esperando pelos próximos.”
Eu fiquei muito feliz com o seu comentário, Silmara, porque esse tipo de expectativa, de ansiedade é exatamente o que a gente quer fazer. Então, de verdade, muito obrigado, esse que é o objetivo, é você que está assistindo realmente estar esperando pelos próximos conteúdos.
Bom, então a gente recebeu mais outros comentários via e-mail e nas redes sociais também, foi muito bacana, obrigado aí a todo mundo que comentou. Li só esses daqui agora, mas o objetivo é: manda a sua sugestão de conteúdo e manda a sua opinião, a gente vai começar a ler essas opiniões, essas sugestões aqui no ar, e aí vamos aproximar as pessoas que estão vendo com também quem produz os conteúdos que a gente está curando e vamos fazer o melhor show possível aí para todo mundo. Beleza?
Bom, vamos lá aos conteúdos dessa semana. Vamos começar então, a gente vai começar com um vídeo que a gente compartilhou do Minuto Design na fanpage do Vitamina Publicitária, sobre um… é como se fosse um slider, um Glidecam, muito bacana, e bombou, teve aqui uns mil likes, enfim, bombou, que ajuda você a filmar com um controle ou remoto ou com aplicativo no celular, eu não me recordo exatamente.
Essa parte de produção de vídeo, produção de áudio, produção de mídia, eu até falei isso no episódio anterior, ela está tão mais fácil para ser feita agora, que está muito mais barato, mais fácil, você tem tutorial de tudo, você tem equipamento muito fácil. Hoje com o celular você começa a gravar, você começa a tirar foto, a filmar.
Esses equipamentos estão ficando cada vez mais avançados e mais baratos. Eu não tenho ideia quanto que é esse negócio aí que o pessoal postou, deve ser caro, principalmente aqui no Brasil as coisas normalmente são bem mais caras, mas é um negócio muito interessante, e eu acho que… o que é legal é você se aprofundar nesse universo de produção de mídia, o quanto mais possível tá?
Sempre com o foco de negócio, né, você aí como um designer freelancer, um criativo empreendedor, sempre com foco no resultado, mas é possível sim, você se aprofundar nessa parte de produção de mídia e começar a produzir alguma coisa bem-feita sem ter que investir muito. Então, fica a dica aí, esse negócio que eles publicaram é um slider é controlado aí via controle remoto ou celular, eu não me recordo exatamente, mas que ajuda você a fazer umas filmagens legais, mais estáveis, e hoje é fácil você conseguir produzir isso.
Vamos para a próxima. Publicamos também novamente nas mídias sociais, O poder das cores no marketing de conteúdo, que é um artigo que a Tatiana fez para a gente já devem fazer uns dois anos, mas é um artigo muito legal e que está sempre atual porque fala das cores e o poder das cores. Então, o poder das cores no marketing de conteúdo nesse caso. Por exemplo, a gente fala aqui, a Tatiana fala… ah inclusive a gente colocou aqui, um “ouça esse conteúdo”, então se você quiser ouvir esse conteúdo em formato de podcast, o (audiama) faz isso aqui, eles fazem essa tradução para você, pode ser ou por máquina ou uma tradução, é uma… não é nenhuma transcrição, é uma… como é que fala? Uma dublagem? Não é uma dublagem, é uma… eles vocalizam o seu conteúdo, você pode fazer isso tanto via máquina, ou contratar alguém… você contrata eles para fazer essa tradução, essa voz automaticamente, ou você contrata alguém que vai fazer essa dublagem para você ali.
Então, é bem interessante, se você quiser ouvir esse post é possível. Então aqui, qual cor utilizar, então o amarelo passa otimismo, juventude, calor; o vermelho um senso de urgência, energia, vitalidade; o laranja é ousado, sugere tomada de decisão rápida e imediata; o rosa passa romantismo, delicadeza, sutileza; o azul segurança, credibilidade, confiança; verde bem-estar, saúde; preto é luxo, elegância, poder e precisão.
Então, qual é a cor que você usa na sua marca? Qual é a cor que você usa nos seus designs, em todos os seus layouts, na sua comunicação. Então, é sempre bom lembrar porque é uma coisa muito básica, mas que as vezes a gente vai mais a fundo aí no design e acaba se esquecendo, fala
“putz realmente, não é exatamente essa sensação que eu quero transmitir, então eu posso estar usando uma cor errada.”
Então, qual é a cor que você quer usar? E aí é legal você lembrar não só na cor primária, mas nas cores secundárias também, né? Todas as cores que compõe a sua composição, o seu layout, o seu design, quais as outras que compõem. Eu quero passar então o senso de luxo e também um senso de credibilidade, então, o preto com o azul pode trazer ou provavelmente vai trazer esse equilíbrio para você.
Inclusive, eu acho que o azul foi votada a cor de 2017, ou 2016, a cor do ano, saiu isso. A gente vai ficar bem mais ligado aí nessas tendências de design para passar para você aqui no show. Então, traz aí a sua dúvida, traz qual que é a sua opinião, o que que você quer ver aqui, tá? Porque esse show é feito para você. Então manda aqui o que que você quer aprender. Beleza? Vamos para o próximo.
Cara, isso daqui eu achei muito legal, é um show de curação da Unbounce. Unbounce é provavelmente uma das empresas mais famosas na parte de landing page do mundo inteiro, então eles têm um serviço para você criar landing pages, e eles tem um show aonde eles analisam as leading pages que enviam para eles.
Então, isso daqui é uma dica, fica uma dica aqui, se você quiser que a gente analise um design seu, pode ser um site, pode ser qualquer tipo de arte, qualquer coisa, manda aqui para a gente que a gente vai analisar ao vivo. Tá? Inclusive, é uma outra ideia aqui, que é começar a fazer show ao vivo. Então, manda para a gente se você quiser que a gente analise.
E a Unbounce faz isso, eles analisam landing pages e dão as dicas deles em tempo real. Isso é muito legal, porque você pode enviar a sua página para eles e eles fazem, eles são especializadíssimos em landing pages e eles fazem essa análise tá? Muito legal. Vamos para o próximo. Esse daqui eu acho que é um dos artigos da semana, como que o NewsCred relançou o site deles, e eu achei esse conteúdo fantástico, e a gente está relançando o site do Vitamina Publicitária.
Então, em breve você vai ver novidades incríveis no Vitamina. Então, quais são as metas do redesign do site? Demonstrar a experiência em marketing de conteúdo, mostrar os serviços que eles disponibilizam e o time deles, melhorar a jornada do usuário, e ter um WordPress melhor, ter um WordPress mais bem feito, um WordPress mais robusto. E aí eles explicam como funcionou e aí cada parte, eles destrincham cada parte desse processo e como eles desenvolveram esse novo site, que está incrível. O Instagram lançou a possibilidade de você fazer um live com duas pessoas. Então, agora é possível você ir ao vivo no Instagram, no Instagram stories live e aí você pode chamar outra pessoa para conversar com você ao vivo.
É algo bem interessante. E o Facebook também está lançando, a gente ainda não testou, mas eles estão lançando a possibilidade de você compartilhar o seu desktop, de você fazer um broadcast do seu desktop, dentro de um Facebook live. Então isso é muito interessante, aí dessa forma você consegue fazer aulas, você consegue fazer demonstração de tutoriais, é possível fazer várias coisas que ajudam no seu marketing de conteúdo através do momento que você começa a compartilhar a sua tela. Então, você não precisaria mais… não vai mais precisar usar outros softwares, você vai conseguir fazer isso direto do Facebook.
Essa informação a gente viu lá no site do Meet Edgar, e o Meet Edgar é um site muito bacana, um software e eu tive a oportunidade de ver a Laura que é a fundadora, lá em Denver o ano passado, no Digital Commerce Summit 2016, e ela conversou lá com a gente no evento, explicando o que que o Meet Edgar faz. Eu já era um cliente na época, e o Meet Edgar é uma solução que permite com que você compartilhe nas mídias sociais automaticamente e ele tem um algoritmo que vai entendendo como que as pessoas reagem ao seu conteúdo e ele reposta esse seu conteúdo automaticamente, por isso que o Edgar é um octopus, é um polvo, e aí, ele ajuda a você… como ele tem oito mãos, ele ajuda você a repostar esse conteúdo nas mídias sociais de acordo com a sua audiência.
Então é uma ferramenta incrível, pouquíssimo usada aqui no Brasil, é uma ferramenta… é sempre paga em dólar, a gente fala de muita coisa de fora aqui, mas é uma ferramenta que vale a pena você dar uma olhada, vê se pode ajudar você aí com o seu marketing de conteúdo e com as suas mídias sociais. Vamos para o próximo. O Connect Samba está chegando, o Connect Samba é um evento da Samba Tech, que é a referência aqui no Brasil para vídeos online, para plataforma de vídeos online, não só no Brasil, mas na América Latina e eu acredito que estão expandindo no mundo inteiro também. E a Samba, a Globo é cliente da Samba, grandes empresas são clientes da Samba e eles têm soluções para pequenas empresas também.
Então, pode ser que você ache interessante e se beneficie de ter uma plataforma que nem a Samba Tech. E eles estão lançando agora o evento deles, que é o Connect Samba, então você tem aí um desconto se comprar pelo nosso link, e o evento vai ser incrível, eu acredito que eu vou, então se você for no evento a gente se encontra lá.
Fica aí a dica, connectsamba.com.br. E gente, para a gente encerrar, a gente vai falar sobre o InVision App, acabou de ser lançado, na verdade, eu não conheço o InVision, mas as pessoas têm falado muito bem e bem ansiosas aí com esse aplicativo. Eu já vi alguma coisa da empresa já há um bom tempo aí nas mídias sociais.
Então, fica a dica aí, InVision, Design Better, Faster and Together. Então, se você conhece o InVision, se você já usou, inclusive me parece aqui que o software já está disponível para teste, então se você já usou, manda aí a sua dica, manda a sua opinião que a gente fala aqui no próximo show. Beleza pessoal? Então, muito obrigado, esse é o nosso primeiro episódio oficial, digamos assim, o episódio anterior foi um episódio piloto, espero que você tenha gostado e nos vemos no próximo episódio. Um abraço.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.