Talvez o assunto que vou falar esteja “batido” pra você, mas acredite ainda tem muita gente que precisa entender ~certas coisas~ quando se fala em fazer publicidade na internet.
São diversas empresas na web que acreditam estar fazendo o correto, mas estão meio que cegas em relação a alguns fatores que, por mais simples que sejam, são primordiais para uma campanha de marketing digital eficiente e eficaz.
Hoje é praticamente improvável que uma empresa não tenha pelo menos um pezinho na internet, de alguma maneira. Muitas realizam ações como o uso de Email Marketing, Social Media, SEO e Links Patrocinados, enfim, são diversas as ferramentas e estratégias para aproximar o público alvo da sua marca. Isso é bom, mostra que estão quebrando paradigmas e se adequando a outros tipos de ações, porém, alguns cuidados devem ser tomados. Para não falar muito mais do mesmo e me tornar repetitiva, vou chamar a atenção para detalhes que muitas vezes passam despercebidos e fazem a diferença na sua campanha online.
Suporte para quem cuida das mídias sociais
Seja uma agência digital ou uma equipe da própria empresa que cuide das ações online, é fundamental que a empresa dê suporte para esse pessoal. Algumas empresas não percebem essa importância e deixam a equipe na mão quando necessitam de informações para passar ao cliente, sem conteúdo (que é rei dentro da web) e, consequentemente, a ação fica comprometida.
Ferramenta não é estratégia
Muitos donos de empresas estufam o peito e dizem quando questionados sobre ações online: “ah sim, temos um perfil no twitter e uma fanpage no facebook, estamos nas mídias sociais com tudo!” Engano, isso não basta. Se não há planejamento não há estratégia e muito menos ação online. Cada passo deve ser pensado, cada email planejado, buscar o target correto, qual mídia usar, como fazer o monitoramento de tudo. Além disso, muitos esquecem de que toda a empresa deve estar sabendo de cada ação e os funcionários devem estar engajados e preparados para atender os clientes que virão após as ações. Semana passada mesmo, liguei para uma empresa, para saber sobre uma promoção em um site de compra coletivas (old, eu sei haha) e quem me atendeu não sabia. Perderam uma venda.
Se a ação online não é importante, melhor não fazer
Quando a equipe de marketing chega com uma nova proposta ou alguma dúvida e você, dono da empresa, deixa pra depois, é melhor começar a rever seus conceitos e as reais necessidades de estar online ou não. Infelizmente ainda vemos empresas que não dão importância para esse tipo de mídia e levam as ações “pelas coxas”. A ação online é uma atividade empresarial como outra, como a contabilidade ou setor de compras e se você não a valoriza melhor não começar.
Fernanda
Fernanda Spinosa é estudante de Publicidade, com o pé na Produção de Conteúdo Digital e Social Media. Trabalha há 2 anos na área, gosta de Chaves e não dispensa uma boa música, seja o ritmo que for.