Inovação e tecnologia estão atreladas atualmente. Há empresa nova para (quase) tudo. Empresa que se diz especializada para muita coisa. E aí, eu me pergunto: há mercado pra tanta gente? E se houver, como ganhar um cliente em meio a tantas opções de compra que se oferecem faceiras?
Consumidores natos que somos, queremos comprar mas, não queremos que nos vendam. Entramos em lojas para “dar uma olhada” e, se o vendedor (que está somente fazendo seu dever) chega e começa a nos mostrar seus produtos, geralmente nos assustamos e fugimos. As novas empresas que vêm tomando conta do mercado precisam apresentar mais que bons produtos e atendimento exclusivo para os clientes. Aliás, arrisco dizer que não é vantagem oferecer esses itens: é obrigação!
Para se manter nessa competitividade acirrada e louca, as empresas precisam ser realmente diferentes. É aí que se apresenta o Marketing de Conteúdo, uma ferramenta realmente eficiente e eficaz. Através do Marketing de Conteúdo a empresa dá muito mais do que um bom produto: ela fixa sua marca na mente do consumidor de forma que não seja uma opção de compra, mas a primeira escolha.
No entanto, o consumidor evoluiu e ele não se satisfaz com qualquer informação. Ele quer além do beabá, do senso comum. Ao compartilhar conhecimento e informação, você não estará entregando o ouro ao bandido, pelo contrário, estará construindo a SUA mina de ouro.
Apostar em Marketing de Conteúdo precisa ser visto como investimento e não como custo. Contar com profissionais especializados nesta área, treinar sua equipe para entender a proposta e abraçar a causa pode ser trabalhoso, mas, com certeza, trará melhores (e maiores) resultados a todos. Dispensar um tempo semanal com sua equipe de criação de conteúdo para entender o mercado, vislumbrar as possibilidades e pesquisar novos conteúdos é essencial para que sua equipe tenha uma base sólida para criar conteúdo de qualidade.
É necessário também incluir o Marketing de Conteúdo na lista de mídias de sua empresa lado a lado com outdoor, rádio, TV, Facebook, jornal e revista. Trabalhar em uma unidade de comunicação visual facilita a fixação da sua marca em seu público-alvo.
Você conhece, melhor do que ninguém, o seu negócio. Com paciência, orientação, planejamento e investimento você conquistará seu lugar no mercado, fixará sua marca e se tornará a escolha de seus consumidores.
Imagem da Mídia via Shutterstock.
Michele
Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.