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Conheça agora como algumas empresas estão atuando na web, inspire-se e saiba a importância da sua empresa estar presente também.

A relação empresa x cliente já está totalmente diferente de 5 anos atrás. Antes, sem o foco evidenciado no digital, os colaboradores e empresários estavam mais presentes fisicamente, faziam mais telefonemas e o número de visitas pessoais eram maiores.

Com o avanço da tecnologia, o envio de e-mails e mensagens virtuais superou a presença física. Para equilibrar esta relação e não esfriar o contato, é preciso planejamento e superar as expectativas com conteúdo inteligente, criativo e informativo para os blogs e redes sociais, já que estas ferramentas são atualmente os maiores canais de comunicação com seu cliente. Para entender na prática a importância e relevância do assunto alguns dados:

  • Mais de 90% dos profissionais que atuam B2B usarão estratégia de marketing de conteúdo;
  • 82% das empresas pretendem investir mais dinheiro neste tema em 2014;
  • O blog corporativo será a tática de marketing mais utilizada este ano;
  • 87% das empresas se envolvem com seu público nas mídias sociais;
  • Quase 90% disseram usar mídias sociais para se conectar com seus clientes.*

*fonte Media-Mosaic

As estatísticas mostram que o mundo corporativo precisa estar conectado para entregar mais valor ao cliente, estreitar o relacionamento e compartilhar seu conhecimento. Conheça agora como algumas empresas brasileiras estão trabalhando o marketing de conteúdo para ganhar leads qualificados e fidelizar os clientes já existentes:

PETROBRAS

Com mais de 1 milhão de fãs em sua fanpage, a empresa posta de 2 a 3 conteúdos diários, normalmente com um breve texto na descrição e uma imagem atrativa (na maioria das vezes com link para o blog corporativo intitulado como “Fatos e Dados”).

O blog é um espaço para diálogo e transparência sobre fatos e dados recentes da Petrobras. Nos últimos meses, um dos posts mais compartilhados foi do Grifo04, um supercomputador que utiliza programas para a geração de imagens das bacias sedimentares.

Ou seja, um assunto institucional gerou mais audiência do que novidades dos carros da Fórmula 1, um dos posts de notícias externas que a empresa divulgou. Isso nos remete à importância da divulgação dos conhecimentos e conquistas corporativas para seu público poder comentar, curtir e compartilhar. A empresa utiliza também os canais Twitter, Google Plus, LinkedInd, Youtube e Instagram.

PÃO DE AÇÚCAR

A empresa explora a força das redes sociais para criar empatia com os consumidores, divulgando os produtos de uma forma criativa. “Vai ser difícil tomar só uma taça” com a foto de garrafas de vinho e um aperitivo de carnes, chama a atenção do leitor, que fica com água na boca.

O texto na descrição, fala um pouco mais sobre a delícia de se tomar um vinho e, naturalmente, faz um convite a todos para comprarem suas garrafas no Pão de Açúcar.

Além disso, temas como feriados e datas comemorativas, prática de esportes e dicas diversas fazem parte de suas redes sociais. Sustentabilidade, reciclagem e saúde são temas sempre presentes no blog do supermercado, que enfatiza as ações da empresa, os números e notícias de cada segmento.

OI

O Facebook é um dos principais canais de comunicação da Oi com seus clientes. Nesta ferramenta, eles divulgam dicas de como utilizar aparelhos celulares, informações das promoções, acessórios da moda para eletrônicos, entre outros assuntos que chamam a atenção de seu maior público: os jovens.

Com visual cool e linguagem descolada, eles conseguem atingir perfeitamente este público, com marketing de conteúdo segmentado e informações pertinentes para agregar valor aos seus clientes. No Twitter a empresa se esforça bastante para atender a todas as dúvidas dos usuários. No Google Plus, a linguagem é perfeitamente adequada para esta plataforma.

MRV

A construtora posta diariamente mais de 5 posts no Facebook com dicas de decoração, imóveis à venda e aluguel disponíveis, dicas de limpeza para casa, eventos que participam, etc.

Para empresas com alto número de críticas, é fundamental a participação em redes sociais para estreitar o relacionamento com o público. Uma dica importante, que a MRV pratica, é responder a todas as dúvidas e críticas de uma forma profissional, sempre com foco na resolução do problema. A empresa possui um canal de vendas exclusivo no Facebook, que atende de prontidão os clientes interessados.

Todas as dicas tem link para o blog da MRV, que possui uma linguagem informal e divulga notícias e novidades do mercado imobiliário, lançamentos, hotsites e campanhas promocionais conquistando assim, a empatia de seus visitantes. A construtora está presente em praticamente todas as redes sociais: FlickR, LinkedIn, Pinterest, Slideshare, Twitter, Youtube, Google Plus e Facebook, e assim faz um marketing de conteúdo de alta qualidade.

MAGAZINE LUIZA

Sempre com destaque para as campanhas promocionais, a rede de lojas também está presente no Twitter, Facebook e YouTube. Nestas ferramentas, divulga promoções, faz concursos culturais, dicas e novidades sobre assuntos diversos.

Um dos posts do Facebook alerta a todos sobre o prazo de entrega do Imposto de Renda e faz o link para que o visitante tenha mais informações no blog da empresa. No Youtube, a Magazine Luiza divulga vídeos explicativos de seus produtos e seus comerciais. Estas e mais inúmeras empresas já aderiram a praticidade, velocidade e informalidade da internet para atingir seu público.

Trace seus objetivos, faça seu planejamento (liste os assuntos que você tem conhecimento e que é de interesse de seu target, faça um cronograma e adeque a linguagem para cada plataforma online) e conquiste sua presença na web! É assim que se faz marketing de conteúdo.

Foto teorica x prática via Shutterstock.


Tatiana

Graduada em Publicidade e Propaganda, com MBA em Marketing. Trabalha desde de 2002 com comunicação, com foco em criação de conteúdo online, redação publicitária, atendimento e vendas. É Gestora de Relacionamento na mLabs. Contato: [email protected]

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