Há alguns anos, um restaurante fantástico abriu perto do escritório.
A comida derretia na boca. A sobremesa, sorvete de creme com banana flambada, me fazia sonhar com o almoço no dia anterior.
O restaurante ia muito bem, mas depois de 3 anos com uma clientela fiel, o aluguel dobrou.
Os preços na área estavam subindo e o dono do imóvel não ficou pra trás. Mas o restaurante não podia suportar o novo aluguel e teve que se mudar para outro bairro mais barato. O problema é que seus clientes não queriam ir até o novo local porque nós costumávamos almoçar perto do trabalho, e não fazia sentido pegar o carro apenas para almoçar todo dia.
Eles investiram para trazer novos clientes, distribuíram panfletos e até anunciaram na internet, mas não conseguiram se sustentar e fecharam as portas depois de 6 meses.
E esse é o problema do aluguel. Se a propriedade não é sua, você está sujeito às regras dos donos. Você não controla as principais variáveis do seu negócio ou da sua marca. E isso é perigoso. Muito perigoso.
Os meios de comunicação não são mais apenas intermediários para construir um negócio e uma marca.
Eles são propriedades de mídia que constróem impérios e fazem as pessoas conhecerem, gostarem e confiarem na sua marca, se você fizer a lição de casa e investir o tempo, esforço e possivelmente dinheiro para fazer acontecer.
Todo website é uma propriedade de mídia. É onde as pessoas vão entrar para conhecer mais sobre você, seu negócio e sua marca. Por isso a meação, ou sharecropping, o aluguel, deve ser evitado.
Não construa seu negócio em terra de terceiros
É isso que as ferramentas de mídias sociais podem fazer com você. Mudas as regras do jogo. Reduzir o alcance da sua comunicação. E quebrar o seu negócio.
As mídias sociais são o novo padrão no marketing e na comunicação. Elas ajudam a ouvir o cliente, comunicar, interagir e espalhar as mensagens das marcas para suas audiências.
Mas a maioria das empresas está cometendo o erro de construir as suas audiências dentro das mídias sociais. E ao tentar vender pelas mídias sociais, não conseguem os resultados desejados. É aí que começa grande parte da frustração.
Mas qual é a solução? Onde devo construir minha audiência? Vamos lá.
Sua audiência é seu maior ativo
Você já sabe que marketing de conteúdo é fundamental.
Mas o conteúdo não é o ativo. O ativo é a audiência.
A audiência é quem vai ajudar você a criar seu negócio e a sua marca, e o conteúdo é o meio para construir a audiência.
Por isso construir uma audiência é fundamental para criar um negócio e uma marca de sucesso. E para criar uma audiência, é preciso que as pessoas conheçam, gostem e confiem em você.
Seu website é uma propriedade de mídia
O seu website é a principal propriedade da sua marca no século XXI, e é a sua propriedade de mídia. Ele sim é a melhor maneira de criar uma marca com marketing digital.
É ele que vai fazer com que as pessoas conheçam você em primeiro lugar porque o Google mudou tudo.
E hoje em dia, construir um website de alta qualidade sem investir muito é possível.
Use o Google (ou saia dos negócios)
Atraia clientes potenciais pelo Google.
Seu conteúdo, quando bem produzido e otimizado para o Google, vai posicionar a sua marca nos primeiros lugares. E esse é o primeiro passo para quem as pessoas possam conhecer a sua marca.
A internet é baseada na busca e a maioria das pessoas precisam dos computadores para buscarem informações.
O Google chama isso de momento zero da verdade, ou ZMOT. O primeiro momento é a atenção e o interesse em um anúncio, como na TV ou no rádio. O segundo momento é a decisão, que normalmente ocorre no ponto de venda, na prateleira do supermercado. Com a internet, agora existe o momento zero da verdade: a busca no Google.
Estar no Google, estar bem posicionado, e ser bem recomendado pelo Google faz toda a diferença na vida de um negócio e de uma marca. Seja bem-vindo(a) ao momento zero da verdade.
E para estar no Google, e bem posicionado, é necessário criar conteúdo.
Produza conteúdo de qualidade
A partir do momento que você entende a sua audiência, seu cliente ideal, o próximo passo é criar conteúdo de qualidade.
É preciso aprender a educar e entreter os clientes e potenciais clientes. Criar um centro de ensino e aprendizagem em direção a seus produtos e serviços.
Marketing de conteúdo ensina como produzir texto, áudio, vídeo, imagens e multimídias que constróem audiências para atrair, vender e fidelizar clientes. Temos bastante conteúdo que ensina marketing de conteúdo aqui no Vitamina, e você está mais do que convidado a iniciar do começo (e gratuitamente) na Academia Vitamina.
E-mail marketing funciona (mesmo)
E-mail marketing vende. E-mail marketing funciona.
Essa solução vende 40 vezes mais do que as mídias sociais segundo um estudo da McKinsey, reconhecida como a líder mundial no mercado de consultoria empresarial.
E-mail vende 40x mais do que o Facebook e o Twitter juntos.
Por isso e-mail marketing deve ser a principal estratégia de comunicação em conjunto com seu website.
Não estamos falando de SPAM. Marketing de permissão é a base de tudo.
“Marketing de permissão é o privilégio (não o direito) de entregar mensagens antecipadas, pessoais e relevantes para pessoas que realmente querem recebê-las. Ele reconhece o poder dos melhores consumidores de ignorar marketing. Ele reconhece que tratar as pessoas com respeito é a melhor forma de merecer a atenção delas. ” – Seth Godin
Por isso ganhe a permissão das pessoas que visitam seu site para trocar seus e-mails com você. E comece a construir um relacionamento por e-mail.
E para conseguir pessoas dentro de nossos sites, temos algumas opções. Os sites de busca são uma forma. Você pode pagar, como em um leilão, para ficar bem posicionado nos resultados de busca e as pessoas acessarem seu website. Outra solução é pagando para anunciar nas redes sociais. Você também pode se tornar uma referência, e as pessoas vão adicionar links em seus próprios websites para levar tráfego para a sua marca.
Mas a principal forma de atrair potenciais cliente para o seu website, se você não pode investir altos valores em anúncios, é através da busca. É estar disponível quando as pessoas estiverem buscando, agregar valor para aquele problema que a pessoa procura e inserir seu produto e serviço na vida daquela pessoa. É educar em direção ao seu produto ou serviço.
Estar bem posicionado nos mecanismos de busca é fundamental. Porque é lá que as pessoas vão achar a sua marca. É por lá que elas vão acessar seu site. Vão buscar referências, conferir a sua confiabilidade, autoridade, e iniciar o relacionamento com a sua marca.
E para estar no Google, bem posicionado, é necessário produzir conteúdo.
Mídia, ou conteúdo em primeiro lugar, constrói melhores marcas. Com conteúdo, você atrai pessoas interessadas, que dão a permissão para a comunicação, e podem vir a comprar de você.
Ao ouvir e interagir com as pessoas que acessam o seu conteúdo, você entende o que elas querem e desejam comprar. Isso é mídia em primeiro lugar.
E para isso é preciso produzir conteúdo. É preciso aprender a educar e entreter os clientes e potenciais clientes. Criar um centro de ensino e aprendizagem em direção a seus produtos e serviços.
Marketing de conteúdo ensina como produzir texto, áudio, vídeo, imagens e multimídias que constróem audiências para atrair, vender e fidelizar clientes.
Integre seu e-mail marketing com seu site. Disponibilize um incentivo, também conhecido como propina ética (termo horrível, mas esclarece), para que as pessoas troquem seus e-mails com a sua marca. E agregue valor. Construa um relacionamento. E venda via e-mail.
Enquanto escrevo este artigo, temos mais de 250 mil fãs e seguidores pelas mídias sociais do Vitamina Publicitária. E ainda sim os milhares de e-mails que conquistamos trazem mais retorno do que as mídias sociais. Não trocaríamos um pelo outro, porque e-mail funciona, e as mídias sociais, apesar de serem super importantes, são o primeiro ponto de contato das pessoas com nossa marca, e não todos.
E nosso website é a maior propriedade que temos. É um centro de mídia, um local de ensino e aprendizado em direção a nossos produtos e serviços. Seja em nossa área de membros gratuita em que disponibilizamos treinamentos, séries educacionais e webinars gratuitos, até nossos cursos premium, nossa plataforma é fundamental.
E nela, são nossos clientes que ajudam a fazermos as regras do jogo, e não dependemos do alcance do Facebook, por exemplo, para nos relacionar com todos que querem receber nossos conteúdos.
A sua propriedade de mídia deve ser seu website em conjunto com seu e-mail marketing. Seu conteúdo, com a comunicação mais efetiva possível. E as redes sociais complementam os esforços de comunicação e ajudam a trazer clientes potenciais.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.