A melhor forma de transformar estranhos em clientes e promotores do seu negócio.
A metodologia comprovada para a era digital
Desde 2006 o marketing de atração, inbound marketing ou marketing de conteúdo, é o método mais eficaz para fazer negócios on-line, seja como designer freelancer ou criativo empreendedor.
Em vez dos velhos métodos de marketing outbound como a compra de anúncios, compra de listas de e-mail, e oração para que os clientes caiam do céu, o inbound marketing, ou marketing de atração, concentra-se na criação de conteúdo de qualidade que chama as pessoas para a sua empresa e produtos, onde elas naturalmente gostariam de estar.
Ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses de seus clientes, você naturalmente atrai o tráfego para converter, fechar e encantar ao longo do tempo.
Como interpretar o gráfico
Na parte superior estão as quatro ações (Atrair, converter, fechar e encantar) que as empresas que trabalham marketing de atração / inbound marketing devem realizar a fim de obter os visitantes, leads e clientes.
Na parte inferior são as ferramentas que as empresas utilizam para realizar essas ações. (Observe que as ferramentas estão listadas sob a ação onde elas primeiro entram em jogo, mas este não é o único lugar em que elas são aplicáveis! Várias ferramentas, como e-mail, podem ser essenciais em várias etapas da metodologia.)
O que é marketing de atração ou inbound marketing?
Compartilhar é cuidar e marketing de atração ou inbound marketing tem tudo haver com a criação e o compartilhamento de conteúdo com o mundo. Através da criação de conteúdo especificamente concebido para atrair os seus clientes do sonho, o inbound atrai clientes potenciais qualificados para o seu negócio e motiva eles a voltarem sempre mais.
Principais ações:
- Criação de Conteúdo – Você cria conteúdo direcionado que responde a perguntas e necessidades básicas de seus clientes, e compartilha esse conteúdo por toda parte.
- Ciclo de Vida de Marketing – Você reconhece que as pessoas passam por fases de acordo como elas interagem com a sua empresa, e que cada fase requer diferentes ações de marketing.
- Personalização – Como você aprende mais sobre seus clientes em potencial com o tempo, é possível personalizar melhor as mensagens às suas necessidades específicas.
- Marketing multi-canal – Marketing de atração ou inbound marketing é multi-canal por natureza porque aproxima as pessoas no canal onde elas querem interagir com você.
- Integração – As suas mensagens publicitárias e ferramentas de análise devem trabalhar todas juntas como uma máquina bem lubrificada, permitindo com que você se concentre em publicar o conteúdo certo no lugar certo, na hora certa.
Faça marketing que as pessoas amam.
Ao publicar o conteúdo certo no lugar certo e na hora certa, o marketing torna-se relevante e útil para seus clientes, e não interruptivo. Este é um marketing que as pessoas podem realmente amar.
As quatro ações de marketing
Atraia
Nós não queremos qualquer tráfego para o nosso site, nós queremos o tráfego certo. Queremos as pessoas que são mais susceptíveis a se tornarem clientes potenciais, e depois, clientes fiéis. E quem são as pessoas “certas”? São os nossos clientes ideais, também conhecido como personagens compradores. Personagens compradores, conhecidos lá fora como buyer personas, são ideais holísticos do que seus clientes realmente gostam, dentro e fora. Personas abrangem os objetivos, desafios, pontos de dor, objeções comuns a produtos e serviços, bem como informações pessoais e demográficas compartilhada entre todos os membros desse tipo de cliente particular. Seus personagens são as pessoas em torno do qual todo o seu negócio é construído.
Algumas das ferramentas mais importantes para atrair os usuários certos para o seu site são:
- Blog – marketing de atração ou inbound marketing começa com um blog. Um blog é a melhor maneira de atrair novos visitantes para o seu site. Para ser encontrado pelos clientes potenciais certos, você deve criar um conteúdo educacional que fala com eles e responde às suas perguntas.
- Mídias Sociais – Você deve compartilhar conteúdo excepcional e informações valiosas nas mídias sociais, envolver-se com os seus clientes potenciais, e colocar um rosto humano sobre a sua marca. Interaja nas redes onde seus compradores ideais passam mais tempo.
- Palavras-chave – Seus clientes começam o seu processo de compra on-line, geralmente usando um mecanismo de busca (Google) para encontrar algo que eles têm dúvidas. Por isto você precisa ter certeza de que está aparecendo com destaque quando é buscado. Para chegar lá, é preciso cuidado, escolher analiticamente palavras-chave, otimizar suas páginas, criar conteúdo e criar links em torno dos termos que seus compradores ideais estão procurando.
- Páginas Web – Você deve otimizar seu site para atrair e falar com seus compradores ideais. Transforme seu website em um farol de conteúdo útil para atrair os estrangeiros certos para visitar suas páginas.
Converta
Assim que os visitantes estiverem em seu site, o próximo passo é convertê-los em clientes potenciais, coletando suas informações de contato. No mínimo, você vai precisar de seus endereços de e-mail. As informações de contato são as moedas mais valiosas que existem para os negócios on-line. Para que seus visitantes ofereçam essa moeda de boa vontade, é necessário oferecer algo em troca. Esse “pagamento” vem na forma de conteúdo, como ebooks, documentos, ou dicas – qualquer informação que seria interessante e valiosa para cada um de seus personagens de clientes ideais.
Algumas das ferramentas mais importantes na conversão de visitantes para clientes potenciais incluem:
- Call-to-Action – Call-to-Action são botões ou links que incentivam os visitantes a realizarem ações, como o download de um documento ou participar de um Webinar. Se você não tem chamadas de ação ou sua chamadas de ação não são atraentes o suficiente, você não vai gerar clientes em potencial.
- Landing Pages – Quando um visitante do site clica em um botão Call-to-Action, deve ser enviado para uma página de destino. A página de destino é o lugar onde a oferta que foi anunciada no botão de apelo será cumprida, e onde o visitante envia informações que sua equipe de vendas pode usar para iniciar uma conversa com eles. Quando os visitantes do site preencherem formulários em páginas de destino, normalmente tornam-se leads.
- Formulários – Para que os visitantes se tornem leads, eles devem preencher um formulário e apresentar as suas informações. Otimize sua forma de fazer esta etapa do processo de conversão tão fácil quanto seja possível.
- Contatos – Mantenha o controle dos clientes em potencial que você está convertendo em um banco de dados de marketing centralizado. Ter todos os seus dados em um lugar ajuda a dar sentido a cada interação que você teve com seus contatos, seja através de e-mail, uma página de destino, mídias sociais ou outras formas, e otimizar suas interações futuras da forma mais eficaz para atrair, converter, fechar e encantar seus clientes ideais.
Feche
Você está no caminho certo. Atraiu os visitantes certos e converteu os leads corretos, mas agora você precisa transformá-los em clientes. Como você pode da forma mais efetiva realizar esta façanha? Certas ferramentas de marketing podem ser usadas nesta fase para se certificar de que você está fechando as leads certos nos momentos certos.
As ferramentas de fechamento incluem:
- Pontuação de Leads – Você tem contatos em seu sistema, mas como você sabe quais são os que estão prontos para falar com sua equipe de vendas? Usando uma representação numérica do potencial de vendas, você deixa a adivinhação fora do processo.
- E-mail – O que você faria se um visitante clicasse em seu botão de apelo à ação, preenchesse uma página de destino, ou realizasse o download de seu documento com dicas, mas ainda não está pronto para se tornar um cliente? Uma série de e-mails com foco em conteúdo útil e relevante pode construir a confiança com uma perspectiva e ajudá-lo a tornar-se mais pronto para a venda.
- Automação de Marketing – Este processo envolve a criação de e-mails de marketing e levar carinho adaptado às necessidades e ao estágio do ciclo de vida de cada lead. Por exemplo, se um visitante baixou um documento sobre um determinado tema da sua empresa no passado, você pode querer enviar uma série de e-mails relacionados. Mas se eles seguiu a sua empresa no Twitter e visitou algumas páginas do seu site, você pode querer mudar a mensagem para refletir esses interesses diferentes.
- Circuito fechado de Relatórios – Como você sabe quais são os esforços de marketing que estão trazendo as melhores oportunidades de leads? É a sua equipe de vendas que está fechando efetivamente esses melhores leads em clientes? A integração com o seu sistema de gestão de relacionamento com clientes (CRM) permite analisar o quanto o seu marketing e equipes de vendas estão jogando juntos.
Encante
O jeito Inbound Marketing ou marketing de atração tem tudo haver com fornecer conteúdo de alta qualidade para os nossos usuários, sejam eles visitantes, leads ou clientes existentes. Só porque alguém já te deu um cheque não significa que você pode esquecê-lo. Profissionais de marketing de atração continuam a se envolver, encantar, e (normalmente) transformar a sua atual base de clientes em promotores felizes das empresas e produtos que eles amam.
As ferramentas usadas para encantar os clientes incluem:
- Call-to-Action Inteligentes – Estes botões inteligentes apresentam informações diferentes para cada usuários com ofertas que mudam de acordo com o personagem de comprador ideal e/ou estágio de vida do cliente.
- Mídias Sociais – Usar as diversas plataformas de mídias sociais trás a oportunidade de prestar serviço ao cliente em tempo real.
- E-mail Marketing e automação – Disponibilizar conteúdo de alta qualidade para seus clientes fiéis pode ajudá-los a alcançar seus próprios objetivos, bem como a introdução de novos produtos e recursos que possam ser de interesse para eles.
Uma nova metodologia
A nova metodologia de marketing de atração ou inbound marketing cobre cada passo dado e ferramenta utilizada no ciclo de vida que cada etapa percorreu na estrada de estranho a cliente. Ela capacita negócios a atrair visitantes, converter leads, clientes, e promotores fiéis da marca.
A nova metodologia reconhece que marketing de atração não acontece, você tem que fazer.
E você faz isso usando ferramentas e aplicativos que ajudam a criar e distribuir conteúdo que vai apelar para precisamente as pessoas certas (seus personagens compradores) nos lugares certos (canais) e apenas nos momentos certos (fases do ciclo de vida).
Este artigo é uma versão traduzida do Website da Hubspot, a plataforma #1 de inbound marketing no mundo.
- Aprenda mais sobre Inbound Marketing na Academia da Hubspot.
- Confira os Recursos de Marketing disponibilizados pela Hubspot.
Precisa de ajuda? Fale conosco.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.
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