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É a melhor garantia do seu futuro, esse é o fato.

Muitas empresas falam e falam e continuam falando sobre inovação ser essencial, mas abraçarem ela com vontade, #naorola.

Pense na lógica – algumas pessoas apostam no empreendedorismo e criam seus negócios. Essas empresas sobrevivem aos primeiros anos conturbados, vão se firmando no mercado, e encontram um jeito de estarem sólidas no mundo dos negócios.

O mundo se mexe!

Portanto, apesar de terem descoberto essa maneira de fazerem parte do mercado com um produto ou serviço, ele não pode ficar parado… Sempre terá alguém tentando criar algo melhor, trazer uma solução diferente.

As pessoas mudam, a realidade muda, as regras mudam, os desejos mudam… Se nada é estático, como ficar fazendo o que um dia deu certo para o resto da vida?

Sempre tem alguém querendo deixar seu modelo de negócio obsoleto, por melhor que seja você!

Crie sua Pior Concorrência

Uma técnica muito interessante do mundo do Empreendedorismo e Inovação de Alto Impacto é fazer justamente o que aquela frase diz… É melhor você mesma(o) fazer o seu negócio virar coisa do passado.

Como?

Pegue uma equipe de pessoas com conhecimentos variados sobre a empresa e juntas pensem:

Sabendo tudo o que sabemos do nosso negócio e tendo muitos recursos, como saíramos da empresa hoje e criaríamos um concorrente que aniquilaria com a nossa empresa?

Claro que é uma pergunta que amedronta e deixa você um pouco assustada(o), mas é um exercício fascinante. E você pode perceber agora, que ter pessoas de diferentes áreas ajuda a qualificar a criação dessa concorrência monstruosa.

Quanto mais clara for a imagem desse seu maior pesadelo, melhor será para a inovação.

Implemente as Oportunidades

A ideia não é apenas ficar com medo, mas sim perceber que alguns pontos falhos, algumas possibilidades de deixar o seu negócio obsoleto, podem ser ótimas alternativas de inovação para você.

Analise as boas oportunidades que surgiram. O foco não é a melhoria, mas as frentes de negócio.

Verifique quais você poderia começar a colocar em prática e poderia ter boa aceitação do mercado, faça alguns testes, verifique o quanto isso poderia ser mesmo um novo negócio, quanto outras empresas poderiam estar próximas de fazer isso…

Não tenha medo de criar seu pior concorrente, melhor você do que o outro.

Claro que é sempre um pouco assustador começar a fazer algo que poderá transformar aquilo que você já faz há tanto tempo e com maestria em algo do passado, sem mais utilidade.

Porém, nem todas inovações realmente terminam com os negócios antigos, muitas vezes apenas é uma diminuição drástica, a questão a se lembrar é que alguém já pode estar fazendo isso… é melhor que seja você criando a tendência, do que depois ter que correr atrás de quem fez isso.

Esse vídeo sobre “o quanto você realmente quer inovar” complementa a ideia deste artigo:

Inovador via Shutterstock.


Bruno Perin

Empreendedor, palestrante e escritor. Entre em contato via Linkedin, Slideshare, Youtube ou acesse www.brunoperin.com.

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